• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer caldo knorr caseiro de frango, de carne, vegetariano e mais!
Veja como fazer o caldo knorr em casa de diversos sabores com facilidade e sem aditivos!

Os temperos prontos facilitam demais a rotina da cozinha, ajudando a realçar o sabor das comidas e deixando-as ainda mais gostosas. No entanto, ele pode ser um problema para muitas pessoas, principalmente pelo grande teor de sódio. Mas você sabia que dá para fazer caldo knorr em casa? Sim! É possível preparar esse tempero pronto facilmente, tornando-o mais saudável e personalizando-o para o seu paladar. Além disso, preparar o caldo knorr caseiro ainda permite que você utilize partes de alguns alimentos que iriam ser jogadas no lixo, como casca de cebola, talo de vegetais e ossos de animais. Quer aprender como fazer caldo knorr caseiro? Então veja a seguir a receita do TudoGostoso.

como fazer caldo knorr caseiro Você consegue diferentes sabores de caldo knorr em casa para incrementar os seus pratos

Quais são os ingredientes do caldo knorr caseiro de frango?

O TudoGostoso vai contar a verdade: os ingredientes para preparar o caldo knorr caseiro de frango não são tão simples, mas vale a pena preparar em casa para garantir um tempero mais natural e sem conservantes para as suas refeições.

Para fazer o caldo knorr caseiro você irá precisar de: 6 pés de galinha, 4 ossos de coxa ou sobrecoxa de frango, 1 cebola picada, 1 cenoura picada, 2 batatas pequenas picadas, 4 dentes de alho, 4 folhas de louro, 1 xícara (chá) de salsão, 1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha, 2 xícaras (chá) de alho poró com as folhas, 1/2 xícara (chá) de tomilho seco, 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino, 1/2 colher (chá) de açafrão, 1/2 colher (chá) de cominho, 1/2 colher (chá) de gengibre em pó, 3 colheres (sopa) de sal, 4 colheres (sopa) de azeite e 1 litro de água.

Os temperos escolhidos são os que deixam a receita mais próxima do sabor original; contudo, a vantagem de fazer o caldo knorr caseiro é que você pode deixá-lo ainda mais gostoso para o seu paladar, realizando substituições pelos temperos de sua preferência. Além disso, a gente sabe que pé de galinha pode ser um pouco difícil de encontrar, principalmente em regiões metropolitanas. Por isso, caso você não encontre mas ainda queira fazer a receita, dobre a quantidade de ossos de coxa ou sobrecoxa.

Como fazer o caldo de knorr caseiro de frango?

Antes de começar, certifique-se que você tem uma panela bem grande para realizar essa receita!

A parte mais chata dessa receita é lembrar de qualquer as partes de frango que normalmente jogaríamos fora. Então, se programe para fazer a receita, guardando os ossos em saquinhos no congelador com antecedência. Depois que você já tiver todos os ingredientes, o modo de preparo é bem fácil.

Na panela escolhida, adicione o azeite e deixe esquentar em fogo médio por 2 minutos. Em seguida, acrescente as partes de frango escolhidas e frite até ficar dourado. Adicione todos os ingredientes, menos a batata e o sal e refogue bem. Depois que os legumes estiverem refogados e ficando ligeiramente dourados, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Passado esse tempo, junte a batata, misture e cozinhe por mais 20 minutos. Você perceberá que o caldo dará uma reduzida, ficando mais espesso. Não se preocupe que é assim mesmo que precisa ser!

Quando a batata estiver macia, desligue o fogo e retire os pedaços de frango. Esses pedaços já podem ser descartados pois não é mais possível utilizá-los, eles já soltaram todo o sabor dentro do caldo. Despeje todo o caldo no processador, coloque o sal e misture em potência alta até atingir a consistência de pasta. É importante destacar que fazer esse passo no liquidificador pode não dar certo, por isso, é melhor usar o processador.

Por último, coloque essa pasta em forminhas de gelo e leve para congelar por pelo menos 6 horas. Passado esse tempo, você já pode desenformar e, caso queira, embrulhar em papel-alumínio. Outro detalhe importante é que, diferente do caldo knorr comprado, esse não pode ser armazenado fora da geladeira. Por isso, depois que desenformar, volte com os cubinhos de tempero para o congelador, onde ele pode ser armazenado por até 3 meses.

Na hora de usar, não esqueça que ele também deve ser diluído por conta do sal. Se preferir, você também pode preparar o caldo sem adição de sal.

como fazer caldo knorr caseiro O caldo knorr caseiro é uma ótima forma de aproveitar cascas e talos de legumes e verduras

Como fazer caldo knorr caseiro vegetariano?

É claro que você pode adaptar a receita original para fazer um caldo knorr vegetariano. Para isso, não adicione os pedaços de frango e capriche um pouco mais nos temperos e legumes. Pimentão vermelho combina muito bem e deixa a sua receita ainda mais gostosa. Outros temperos que podem ser utilizados são manjericão, páprica e curry, sendo que esse último possui um sabor bem marcante, então cuidado ao utilizar.

Como fazer caldo knorr de outros sabores?

É verdade que no mercado você encontra uma grande variedade de sabores de caldo knorr, como camarão, carne e bacon. Para fazê-los em casa, basta trocar os ossos de frango por ossos de porco ou de boi e, no caso do camarão, pelas cascas e cabeças. Só se lembre de retirar essas partes antes de passar o caldo pelo processador, viu?

Veja mais:

12 estratégias para economizar nas compras de mercado e reduzir os gastos

Biscoito goiabinha caseiroé fácil de fazer e ainda te ajuda a economizar

Temas relacionados