Uma grande dificuldade de quem está começando a cozinhar agora é saber quais temperos comprar e como usar. Muitas especiarias e ervas podem ser complexas de utilizar e até combinar, e já desanima quem está começando. Pensando em você, cozinheiro iniciante, o TudoGostoso montou um SOS dos temperos! Um guia completo de temperos que todo cozinheiro iniciante deve ter em casa, com opções versáteis e fáceis de usar. Chega de comida sem gosto! Confira!
Veja quais temperos ter em casa se você começou a cozinhar agora!
SOS temperos: veja ervas e especiarias ideais para o cozinheiro iniciante
1. Alecrim
O alecrim é um erva que é muito usada no preparo das mais diversas receitas, e pode ser encontrado seco ou fresco. Ele é ótimo para temperar frango e legumes, principalmente se o preparo for assado. A dica do TudoGostoso é usar para temperar batatas assadas, junto com azeite e sal. Fica uma delícia e dá um toque de sabor ao prato.
2. Manjericão
O manjericão é a erva que não pode faltar na sua casa se a culinária italiana for a sua favorita. Ele é usado no preparo de molho pesto, na salada caprese, e na pizza marguerita. Assim como o alecrim, ele pode ser encontrado fresco ou seco, mas cada um possui uma finalidade. Se você for preparar o molho pesto, o manjericão precisa ser fresco. Já se for preparar uma pizza marguerita ou quiser incrementar seu molho de tomate, pode ser utilizado o manjericão desidratado.
3. Orégano
Com certeza o orégano é a erva mais conhecida, já que é a mais usada nas pizzas. Ele também é a mais versátil e, por ser tão usada em pizzas, sempre remete esse sabor às receitas. No TudoGostoso mesmo já ensinamos como fazer macarrão sabor pizza e pastel assado com recheio de pizza. Além disso, o orégano pode ser usado no preparo de molhos e até carnes e frangos.
4. Açafrão-da-terra (ou cúrcuma)
O açafrão é um tempero muito conhecido e usado na culinária. O que é mais utilizado na casa das pessoas e encontrado nos supermercados é o açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma. O açafrão autêntico é um tempero caríssimo e nada acessível. Enquanto isso, a cúrcuma pode ser encontrada em qualquer mercado ou lojas de tempero. Ele é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e, além de usado em pratos, muitas pessoas fazem chá do ingrediente. Ele é amarelado e possui um sabor sutil, ideal para temperar arroz, frangos e peixes.
5. Canela
A canela é uma das especiarias essenciais que todo cozinheiro precisa ter um pouco em casa. Ela pode ser encontrada de duas formas, em pau ou em pó. A mais versátil é a canela em pó, já que ela pode ser usada em diversos preparos. A canela é conhecida especialmente pelo seu uso em receitas doces, mas também pode ser usada para temperar carnes e até legumes. A dica do TudoGostoso é usar um pouco de canela em pó para temperar a cenoura refogada: acredite, ela eleva esse prato a outro nível!
A canela tem duas versões: em pau e em pó. Opte pela versão em pó que é mais versátil!
6. Cominho
O cominho é um tempero que é usado em pó, e que causa opiniões diversas. A nossa dica é experimentar em diferentes receitas. Ele é muito usado para temperar carnes vermelhas, mas fica bom também no frango. Mas atenção! Caso o preparo da carne seja na frigideira, é preciso tomar cuidado visto que o cominho queima bem rápido. Ah, e ele pode ser usado como um tempero inusitado para fazer feijão!
7. Páprica
Agora a coisa começou a complicar! Mas sem estresse, o TudoGostoso está aqui para te ajudar. Se você está começando a cozinhar agora, você pode ficar confuso quando for ao supermercado porque irá encontrar diferentes tipos desse tempero: a páprica picante, a páprica doce e até a páprica defumada.
A diferença entre a páprica picante e a páprica doce é pequena: embora as duas sejam picantes, a doce é mais suave. E, apesar do nome enganar, a páprica doce não é doce, viu? Já a páprica defumada se diferencia das outras não só no sabor, mas no método de preparo. Enquanto as duas primeiras são desidratadas pelo calor, a páprica defumada é desidratada sob a fumaça, o que garante o sabor e o cheiro característico.
Todos os três tipos de páprica podem ser usado em vários preparos. Nós do TudoGostoso gostamos de usá-la para incrementar o ovo mexido. Pode confiar, fica com aquele gostinho de restaurante.
8. Pimenta-do-reino
O TudoGostoso tem certeza que você já tem esse tempero em casa! Afinal, junto ao sal, a pimenta-do-reino é o primeiro tempero que todo mundo compra, mesmo que nem cozinhe tanto. Ela é usada no preparo de basicamente tudo: carnes, frangos, frutos do mar, saladas, molhos, massas.
9. Pimenta calabresa
A pimenta calabresa é a pimenta vermelha seca em flocos. Muito picante, ela pode ser usada em diversas receitas. A pimenta calabresa possui um sabor mais adocicado e suave do que a pimenta-do-reino, mas cuidado na hora de usar se você não for fã de comida picante!
A pimenta calabresa pode ser encontrada na versão em pó ou em flocos
10. Limão e ervas finas
Um tempero pronto que pode ser encontrado em mercados e lojas de temperos especializados, o limão e ervas finas é muito usado no preparo de peixes, frangos e massas com molhos à base de leite. Ele também pode ser utilizado para incrementar pastas de maionese e de requeijão.
11. Gengibre em pó
O gengibre natural é muito usado nos mais diversos preparos, desde chá até os pratos doces. No entanto, ele pode ser difícil de encontrar em poucas quantidades, e não é um tempero que tem uma durabilidade alta. Por isso, o gengibre em pó é uma ótima pedida para quem mora sozinho e gosta do sabor desse ingrediente nos pratos.
12. Curry
Se você é fã de comida asiática, o curry não pode faltar na sua casa! Tão versátil quanto a páprica, ele pode ser usado para temperar carne de porco, frango e os mais diferentes molhos. Ele também é o ingrediente principal do prato indiano curry, um tipo de cozido aromático e picante.
Veja mais:
Como plantar temperos em casa: um guia para ter alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas frescas todos os dias
Como usar ervas frescas nos seus preparos: veja no TudoGostoso