• Entrar
  • Cadastrar
Como plantar temperos em casa: um guia para ter alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas frescas todos os dias
Plantar temperos em casa é mais simples do que parece. Aprenda a fazer o plantio e tenha ervas frescas para todas as suas receitas!

Se você está acostumado a cozinhar sabe o quanto as ervas e especiarias podem mudar o sabor de um prato, deixando-o muito mais gostoso. Não tem nada mais chato do que descobrir na hora da receita que a salsinha acabou, não acha? Para acabar com esse problema, a dica é plantar temperos em casa.

As ervas são bastante frágeis e normalmente é difícil conservá-las por muito tempo na geladeira. Mas ter um vasinho com seus temperos favoritos é a solução para a comida nunca mais ficar sem sabor. Plantar tempero em casa é mais fácil do que parece e TudoGostoso vai te mostrar!

TudoGostoso ensina como plantar temperos em casa

Como plantar temperos na cozinha?

Onde plantar? Como escolher o lugar ideal? Quais temperos resistem na cozinha? Para quem nunca tentou plantar temperos em casa, as dúvidas são muitas, mas fica tranquilo que a gente te ajuda. Confira as dicas!

Observe a incidência de sol na cozinha

O lugar mais prático para ter uma hortinha no vaso é a cozinha, mas será que realmente esse é o local ideal para as plantas? Tenha em mente que os temperos costumam gostar de sol e deixá-los expostos à luz solar por algumas horas pode fazer muito bem para o seu desenvolvimento.

Por isso, é interessante reservar um cantinho bem ensolarado da sua casa. A dica é observar a incidência solar ao longo do dia para ter identificar quantas horas por dia bate luz naquele ponto. Isso vai ser importante para escolher as plantinhas ideais para o seu espaço.

Escolha entre vaso de plantas ou jardineira

Muita gente tem dúvidas se pode plantar temperos no mesmo vaso e a resposta é: depende. Algumas plantas se dão entre si favorecendo o crescimento uma da outra, mas há outros casos em que isso não acontece.

Alecrim, sálvia, orégano e tomilho, por exemplo, gostam de solo mais arenoso, o que favorece o plantio no mesmo local. Já hortelã, manjericão e salsa são mais frágeis, gostam de umidade e solo mais rico e, por isso, também combinam entre si.

Conheça as características dos temperos que quer plantar

No fim das contas, o mais importante é conhecer as necessidades de cada planta para escolher o melhor local, vaso e adubo para ela. Há exceções, mas de modo geral os temperos gostam de ficar no sol por pelo menos quatro horas e exigem uma boa terra para se desenvolverem. O ideal é adubar o substrato duas vezes ao ano para deixar a plantinha mais forte

Quais os melhores temperos para plantar em vasos?

Como dissemos, conhecer as características das plantas é importante para que ela cresça. Para te ajudar, TudoGostoso indica os principais cuidados que temperos como manjericão, orégano, tomilho e hortelã exigem. Confira a lista!

Alecrim

O alecrim é delicioso e vai muito bem em alimentos marinados e assados, como cordeiro, frango assado, porco, carnes vermelhas e peixes. É uma planta que não gosta de muita água, então não precisa encharcar o vaso. Regue no máximo duas vezes por semana.

Para que ele se desenvolva bem, o ideal é que o vaso tenha pelo menos 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura. A primeira colheita costuma acontecer depois de 30 dias depois do plantio.

Manjericão

Manjericão é o par perfeito para sopas e massas. Quem não ama uma pizza marguerita, não é? Para sempre ter em casa, plante em um lugar com bastante sol, já que ele precisa ter pelo menos quatro horas diárias de sol.

Dê preferência para vasos individuais e lembre-se de molhar todos os dias — assim o manjericão ficará verdinho, com sabor e aroma acentuados. Depois do plantio, a primeira colheita costuma acontecer com dois meses.

Tomilho

O tomilho fica ótimo em grelhados e ainda ajuda a conservar a carne, sabia? Que tal fazer uma maravilhosa codorna recheada usando esse tempero? Para se desenvolver bem, o vaso precisa ter um bom sistema de drenagem. Vale a pena fazer camadas de areia, terra e cacos de telha.

Só é necessário regar o tomilho quando a terra estiver seca e a primeira colheita costuma acontecer em 60 dias. Normalmente, o tomilho é usado seco nas receitas. Então você pode colher e deixar descansar em local ventilado por alguns dias antes de usá-lo.

Hortelã

Hortelã tem propriedades descongestionantes, antigripais e analgésicas

O hortelã é muito versátil e combina bem com receitas doces e salgadas. Dá para fazer água saborizada, sopas e carnes maravilhosas. Para plantar em casa, o ideal é reservar um vaso exclusivo para o hortelã. Ele não gosta tanto de sol quanto os outros temperos, então apenas luz indireta basta.

Regue diariamente, mas sem encharcar o solo. Cuide para retirar as folhas secas frequentemente porque elas prejudicam o nascimento das folhas novas.

Salsa

A salsa (ou salsinha) vai bem praticamente em qualquer receita: de molhos, saladas, massas, sopas, pescados até legumes assados. Se quiser plantar em casa, a salsa deve ficar em um vaso alto, de pelo menos 30 cm.

A salsa também gosta de sol, então o recomendado é deixá-la pelo menos cinco horas exposta diariamente. Já a rega deve acontecer sempre que a terra estiver seca. Você pode tocar com as pontas dos dedos no substrato para fazer a checagem.

Orégano

Orégano é o tempero oficial da pizza, além de ser muito usado em sanduíches, quiches e bruschettas. A planta de orégano gosta de clima ameno e calor moderado, mas as folhas precisam de exposição direta ao sol para que o sabor se realce. Cerca de quatro horas diárias de luz solar é o suficiente.

O orégano gosta bastante de água, então a irrigação deve ser diária, apenas tenha cuidado para não encharcar as raízes. Antes de usar para temperar, vale deixar a erva descansando para secar, que é como costumamos usar.

Coentro

Para quem está pensando em plantar temperos em casa, nem sempre o coentro é uma opção, afinal com essa erva não há meio termo: ou ama ou odeia. Para quem gosta, o coentro cai superbem com peixes e outros frutos do mar. Há quem diga, por exemplo, que não existe moqueca de peixe sem coentro. Você concorda?

Para plantar, há uma especificidade: não dá para plantar no inverno porque as sementes de coentro precisam de calor para se desenvolverem. Além disso, o vaso de coentro precisa ser bem drenado e ter um substrato fértil. Vale a pena adubar com matéria orgânica. A rega deve ser feita regularmente, mas não deixe a terra encharcada.

Veja mais:

Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar

Alimentos da safra de inverno: aposte em frutas e legumes da época para economizar com muito sabor

Sal cítrico: transforme a casca de frutas em um tempero surpreendente

Temas relacionados