• Entrar
  • Cadastrar
Dá para plantar caroço de cereja? Veja como ter uma cerejeira no jardim de casa

A cereja é uma fruta muito saborosa, mas será que ela é fácil de ser plantada em casa? Venha conferir!

Dá para plantar caroço de cereja? Veja como ter uma cerejeira no jardim de casa

A partir de um caroço de cereja pode surgir uma cerejeira? (Créditos: Shutterstock)

Será que é possível transformar o caroço de uma cereja em uma bela cerejeira no seu jardim? Apesar de exigir paciência e alguns cuidados específicos, esse processo pode ser bastante recompensador. Ter uma cerejeira em casa não apenas adiciona um toque de beleza e charme ao espaço, mas também proporciona que você seja beneficiado com os benefícios dessa fruta vermelha. Vamos te ensinar a mostrar como plantar o caroço de cereja e cuidar da sua futura cerejeira para que ela cresça saudável e vigorosa. Venha conferir no TudoGostoso!

Plantar cerejeira a partir da semente de cereja

Dá para plantar uma cerejeira em casa a partir do caroço da cereja, mas o processo exige paciência e cuidado. É possível germinar o caroço e cultivá-lo até que se torne uma muda, mas alguns fatores precisam ser considerados. Para isso você deve tomar cuidado em alguns pontos:

Tipo de cereja: certifique-se de que o caroço é de uma variedade que cresce bem na sua região. Algumas cerejeiras frutíferas precisam de um clima frio para se desenvolver.

Temperatura do caroço: para germinar, o caroço de cereja geralmente precisa passar por um processo de estratificação, que simula o inverno. Isso é feito colocando o caroço na geladeira por algumas semanas.

Espaço e cuidados: embora você possa começar cultivando em um vaso, a cerejeira é uma árvore que, com o tempo, precisará de espaço para crescer plenamente, tanto no solo quanto em altura.

Lembre-se de que pode levar anos para a árvore atingir o estágio de floração e frutificação. Essa é uma experiência incrível para quem aprecia jardinagem!

Como plantar uma cerejeira em casa

O primeiro passo é usar caroços de cerejas frescas e de preferência orgânicas. Cerejas compradas podem ter sido tratadas, o que pode dificultar a germinação. Lave bem os caroços, removendo toda a polpa ao redor. Coloque os caroços limpos em um recipiente com areia ou terra úmida e leve para a geladeira por cerca de 8 a 12 semanas.

Passado esse tempo, plante os caroços germinados em um vaso pequeno, com uma mistura de terra fértil e bem drenada. Enterre o caroço a cerca de 2 a 3 centímetros de profundidade. Mantenha o vaso em um local iluminado, mas sem luz solar direta. Regue regularmente, sem encharcar. Quando a muda atingir cerca de 15 a 20 cm de altura e estiver saudável, ela estará pronta para ser transplantada. Escolha um local no jardim com boa exposição solar e solo bem drenado.

Feito isso, certifique-se de que a cerejeira receba sol suficiente diariamente, por pelo menos seis horas. Regue regularmente, principalmente durante o crescimento inicial, mas evite excesso de água. Faça podas leves para moldar a árvore e retirar galhos secos. Com paciência, sua cerejeira pode florescer em alguns anos, e se tudo correr bem, poderá até produzir frutos. Mesmo que os frutos não sejam idênticos aos da cereja original, a beleza da árvore vale a experiência!

Veja mais

Sol demais nas plantas da sua casa pode ser ruim: veja o que fazer para protegê-las dos raios solares
Se você misturar casca de limão com vinagre, você tem um tesouro: poder da dupla vai muito além do preparo culinário
O que acontece com o corpo se você tomar chá de folhas de maracujá no final do dia?

Temas relacionados