
Você só vai precisar de uma garrafa e de um canudo para tirar os caroços de suas cerejas! (Crédito: Shutterstock)
A cereja é uma frutinha bem pequena, redonda e de cor vermelha brilhante, que pode ser doce ou ácida, dependendo da variedade. Além de ser deliciosa, ela pode ser usada em diversas receitas, inclusive em sobremesas como nesse mousse de cereja delicioso.
Apesar de pequenina, essa frutinha é bastante potente com relação aos benefícios nutricionais. Ela contém vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B (como B6 e folato), além de minerais, como potássio, magnésio, cálcio e ferro.
Uma tarefa chata, porém, é tirar o caroço da cereja. Mas não se preocupe porque existe um truque simples e muito rápido que vai te ajudar a poupar tempo e esforço na hora de tirar os caroços de suas cerejas. Vamos mostrar a seguir!
Truque para tirar o caroço da cereja
Se você quer comer as cerejas, não precisa se preocupar muito em tirar o caroço, já que é fácil retirá-lo durante a mastigação. Porém, para usá-las em receitas, o ideal é remover todo o seu núcleo, evitando, assim, acidentes.
Para fazer isso sem trabalheira, uma dica simples pode ajudar muito! Para isso você vai precisar de uma garrafa de vidro vazia e de um canudo. A garrafa servirá de recipiente para coletar os caroços, enquanto o canudo fará o trabalho de remoção.
Vamos ver o passo a passo!
- Coloque uma cereja na abertura da garrafa , com o caule voltado para cima. Certifique-se de que esteja centralizado na abertura
- Então, fure a cereja com o canudo, empurrando-o para baixo através da fruta
- Com isso, o canudo vai empurrar o caroço para fora da cereja, fazendo com que ela caia na garrafa
- Pronto, o caroço foi removido e você fica com a cereja inteira na mão!
Este método não é apenas rápido e simples, mas também incrivelmente prático. Gostou da dica? Agora você pode tirar o caroço das cerejas sem dificuldade na hora de usar essa frutinha deliciosa em suas receitas!
Cereja é chuchu???
Cuidado para não trocar gato por lebre! Não é mito e, de fato, algumas cerejas em calda são feitas com chuchu! Aquelas cerejas em calda, também conhecidas como cerejas marrasquino, podem ser feitas com o legume, sabia?
O chuchu é conhecido por ter um sabor neutro e, por isso, pode adquirir o sabor que lhe for conferido. Sendo assim, o chuchu pode muito bem se transformar naquela cereja em calda que você usa para fazer a torta floresta negra.
Isso acontece porque as cerejas originais são um dos frutos tropicais mais caros, elevando o preço das receitas. Por isso, a "cereja de chuchu" embebida com a sua calda feita de xarope, açúcar e corante acabam sendo uma alternativa mais barata para a produção em larga escala.
A dica para não confundir é ficar de olho no rótulo! A composição irá te indicar se são cerejas originais ou não. E como a textura do chuchu e da cereja são um pouco semelhantes, você pode ficar atento ao caroço: se for a original, ela terá caroço ou pelo menos o espaço onde o caroço ficava.
Ah, e outro detalhe bem simples, mas que faz diferença: cerejas de verdade não são perfeitamente redondinhas, né? Se forem uma "perfeita bolinha", há chances de essa cereja ser chuchu.
O que acontece se eu comer caroço de laranja?
Esse truque de cozinha evita que as frutas escureçam depois de fatiadas