• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece se eu comer caroço de laranja?

Existem muitos boatos sobre o que acontece quando comemos caroços da laranja e o TudoGostoso veio revelar a verdade sobre o assunto

Descubra se comer o caroço da laranja é problemático ou não (Créditos: Shutterstock) 

A laranja traz benefícios para a saúde que vão desde a vitamina C que reforça a imunidade até os antioxidantes que previnem o envelhecimento da célula. Praticamente toda a fruta pode ser bem aproveitada. Comer o bagaço da laranja é bom pelas fibras que ajudam no intestino e fazer chá de casca de laranja é ideal para extrair os nutrientes concentrados da fruta e evitar desperdício dela.

Só que lá no meio dos gomos da fruta ainda encontramos as sementes, pequenos caroços que são difíceis de tirar e às vezes até de ver. Tem gente que não sabe se pode comer os caroços das frutas pelos possíveis riscos para a saúde que são falados por aí. Mas será que existe um fundo de verdade nessa história ou é tudo balela? Vem descobrir no TudoGostoso o que realmente acontece se comer caroço de laranja e se essas sementes trazem algum problema.

Quais são os perigos de engolir caroço das frutas?

Quem nunca ouviu quando era criança que não era para comer a semente de alguma fruta que ela iria crescer na barriga? Nós descobrimos rapidamente que essa história não é verdade, mas o receio de comer os caroços já começa daí. Algumas frutas e alimentos podem, de fato, ter sementes tóxicas para o nosso organismo. É o caso dos caroços do pêssego, da maçã e da cereja, que liberam cianeto quando consumimos, podendo causar dor de cabeça e enjoo.

Mas mesmo no caso das frutas com sementes tóxicas, o problema não é tão grave. Você precisaria consumir uma quantidade grande dessas sementes ou então triturá-las em um suco que libera mais da substância para ter esse mal estar. Em outros casos os caroços, ou sementes, podem até ser benéficos para a saúde pelas fibras. Só que mesmo uma semente de mamão, de abóbora, girassol ou linhaça em exagero pode causar gases e desconforto intestinal. Pessoas com problemas intestinais como Síndrome do Intestino Irritável ou Diverticulite podem sentir mais esses efeitos.

Pode engolir as sementes da laranja?

No caso das sementes de laranja, ingerir essa parte da fruta não causa nenhuma consequência grave. O que acontece se comer caroço de laranja é que normalmente elas passam por todo o tubo digestivo quase intactas e são expelidas nas fezes. Para ter algum problema, você precisaria comer muitas sementes (estamos falando da casa de centenas!) ou já tenha alguma doença como a já mencionada Síndrome do Intestino Irritável.

Nessa situação, você poderia ter alguma dificuldade de digestão por elas obstruírem o caminho. Mas uma ou duas laranjas por dia tem poucas sementes e engolir não vai causar nenhum mal. Ou seja, você não precisa tentar tirar cada sementinha antes de comer ou se preocupar se comer alguns poucos caroços de laranja.

Veja mais:
Depois de experimentar este doce com casca de laranja você nunca mais vai jogar esta parte da fruta fora
Laranja não é a rainha da vitamina C! Descubra qual é a fruta misteriosa
Laranja na feijoada: a mistura de ferro com vitamina C é mesmo imbatível para a saúde ou é mito?

Temas relacionados