• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece se eu comer em pé?

Comer em pé por si só não é prejudicial à saúde, mas a maneira como você consome alimentos pode ter impactos variados.

Todo mundo sabe que a melhor posição para comer é sentado. Além de ser mais confortável, sentar durante as refeições facilita a digestão e absorção dos nutrientes, além de aumentar a sensação de saciedade. Porém, em situações específicas, algumas pessoas podem optar por comer em pé. Mas será que isso interfere no processo digestivo? O TudoGostoso foi procurar saber mais sobre o assunto e a resposta você confere a seguir.

Comer em pé faz mal à saúde?

Não existe nenhuma evidência científica de que comer em pé é prejudicial à saúde. A posição pode não ser das mais agradáveis, mas não afeta a digestão em absolutamente nada. O que acontece é que muitas pessoas comem na pressa e não mastigam os alimentos direito, duas situações que favorecem o refluxo ácido e, consequentemente, podem causar azia e dor no estômago.

Por isso, há quem acredite que comer em pé pode levar a uma digestão inadequada. Contudo, o que provoca desconforto gástrico não é a posição em si, mas comer rápido demais. Claro que o melhor jeito de fazer as refeições é sentado, mas se você não tiver escolha, pode comer em pé mesmo sem nenhum problema que isso não interfere em nada na sua saúde.

Vale ressaltar que comer em pé não prejudica a digestão, desde que você esteja parado. Ingerir alimentos em movimento ou andando aumenta o risco de engasgo e maior ingestão de ar, o que pode causar problemas gástricos e gases.

Entenda porque comer sentado é a posição mais saudável

Embora comer em pé não atrapalhe a digestão, a posição ideal sempre vai ser sentado. O primeiro motivo tem a ver com o conforto. É muito mais prazeroso fazer as refeições enquanto estamos sentado. Além disso, conseguimos nos concentrar melhor na comida e ingerir os alimentos devagar, um fator fundamental para a boa digestão.

Comer sentado também aumenta a sensação de saciedade. O ato de sentar faz com que você preste mais atenção no que se está fazendo e ative todos os seus sentidos. Assim, fica mais fácil o cérebro entender que o seu estômago está cheio e que é o momento de parar de comer.

Mesmo que comer em pé não seja prejudicial à saúde, não torne isso um hábito. Aproveite o horário das refeições para relaxar e aproveitar a sua comida.

Veja também:

Evite esses alimentos no café da manhã e sua digestão vai melhorar, veja exatamente o que comer
Como organizar a alimentação da semana: veja dicas úteis

Temas relacionados