• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece se eu comer uvas com manchas?

Manchas nas uvas podem ter diversas causas e nem todas representam um risco à saúde. Veja como diferenciar cada caso e como evitar que essas marcas apareçam. 

Manchas escuras nas uvas são um dos principais motivos para descarte da fruta. (créditos: TudoGostoso)

Se você tem o costume de consumir uvas, já deve ter percebido em algum momento a presença de manchas escuras na casca. Inclusive, muitas pessoas deixam de comer a fruta por conta desse detalhe. No entanto, nem sempre essas áreas escuras significam que a uva está ruim. Na maioria das vezes, elas são apenas uma variação natural e não representam um risco à saúde.

Contudo, há casos em que essas manchas podem sim ser um indício de que a fruta não está boa para o consumo. Mas como diferenciar os dois casos? Vem que o TudoGostoso vai te explicar tudo!

Como saber se as manchas na casca da uva são prejudiciais à saúde

Manchas superficiais na casca da uva (como no caso da foto que ilustra a nossa matéria) não são motivo de preocupação. Geralmente, essas marcas se formam quando o oxigênio reage com compostos naturais da fruta, mas esse processo não afeta a sua qualidade ou sabor. Por isso, você pode comer a uva tranquilamente porque ela certamente não está estragada, logo, não vai acontecer nada.

O caso é muito parecido com o que acontece com a banana. À medida que o tempo passa, a casca da fruta começa a ficar com diversos pontos marrons. Contudo, essas manchas são apenas um sinal de amadurecimento e a banana continua boa para consumo.

No entanto, se as manchas na uva parecerem estranhas e estiverem associadas a cheio e gosto desagradáveis, há grandes chances da fruta estar estragada. Geralmente, essas marcas têm uma textura em alto relevo e são bem mais escuras. Nesses casos, é aconselhável jogar a fruta fora pois o consumo pode te fazer mal.

Como evitar que a uva fique com manchas escuras na casca

Muitas vezes, a uva já vem do supermercado com essas manchinhas superficiais. Sendo assim, não há muito o que fazer. Porém, uma maneira de controlar esse escurecimento é conservar a fruta na geladeira. A refrigeração retarda o processo de amadurecimento e preservar a sua frescura. Uma dica é colocar os cachos em um saco plástico perfurado ou em um recipiente ventilado que permita a circulação de ar.

Evite lavar as uvas antes de armazená-las na geladeira. A umidade acelera a deterioração. Lave as uvas apenas antes de consumi-las. Não se esqueça de remova do cacho uvas aquelas que estejam começando a amadurecer demais ou apresentando sinais de deterioração.

Por último, consuma as uvas rapidamente, pois elas são frutas perecíveis e tendem a se deteriorar com o tempo. Caso não seja possível comer tudo dentro de uma semana, você pode congelar as uvas para uso futuro.

Veja também:

Benefícios da uva para controlar o açúcar no sangue: coma até 10 uvas por dia e veja o que acontece
Com benefícios além do vinho, a uva é uma amiga poderosa do seu coração

Temas relacionados