• Entrar
  • Cadastrar
Saiba como congelar uvas para aproveitar a fruta por muito mais tempo

Técnica de congelamento permite que você conserve a fruta por até 12 meses! 

Descubra nossas dicas para congelar uvas e aproveitá-las no resto do ano. (créditos: Shutterstock)

O congelamento é um método de conservação ideal para preservar as uvas por mais tempo. A técnica não apenas preserva o alimento, como também mantém seus nutrientes praticamente intactos. Depois de descongeladas, as uvas ficam com a textura, sabor e cor quase iguais às recém colhidas e você pode desfrutar da mesma sensação como se estivesse comendo a fruta fresca. O congelamento ainda é uma ótima maneira de reduzir o desperdício de alimentos. Por isso, se você tem uvas em excesso ou tem medo de que elas estraguem antes de poder consumi-las, o congelamento é a solução ideal para preservá-las.

Descubra os benefícios de congelar uvas e as nossas dicas práticas para congelar bem a fruta para saboreá-la durante todo o ano.

Uvas congeladas: conheça as vantagens de preservar a fruta no congelador

Congelar a uva aumenta a durabilidade da fruta e mantém ela fresca por mais tempo. Enquanto na geladeira a uva dura cerca de uma semana, no congelador ela pode ficar por até 12 meses sem estragar. O melhor de tudo é que a fruta não perde seu valor nutricional, mesmo com o passar do tempo. As baixas temperaturas preservam boa parte das suas vitaminas, minerais e antioxidantes. Mas para isso, é importante que a uva fique guardada em um recipiente vedado para evitar qualquer tipo de contaminação externa.

Vale lembrar que a uva é rica em vitaminas A, C, E e K e minerais como ferro, cálcio e potássio. A fruta é uma grande aliada da saúde cardiovascular e ocular. Para quem possui problemas de constipação, a casca da uva contém fibras que auxiliam na regulação intestinal.

Como congelar uvas corretamente?

  1. Congelar uvas é simples, mas é fundamental seguir alguns passos para melhor preservar a qualidade.
  2. Comece lavando suavemente os cachos de uva em água fria para remover impurezas, possíveis pesticidas e resíduos. Deixe-os secar completamente.
  3. Após a lavagem, retire as uvas dos cachos. Esta etapa facilita o congelamento e permite retirar a quantidade desejada para posterior.
  4. Espalhe as uvas, depois de escorridas, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Certifique-se de que eles não se toquem para evitar que grudem.
  5. Depois, é só guardar as frutas em um pote hermético. Não se esqueça de marcar a data de congelamento nos sacos para controlar o prazo de validade. Coloque os sacos de uvas no freezer, onde ficarão bons para comer por cerca de 6 a 12 meses.

Veja também:

Guia para congelar alimentos: o que não pode, embalagens e como descongelar
Qual a diferença da uva verde, vermelha e preta? Descubra os benefícios e quando escolher cada uma!

Temas relacionados