Congelar alimentos é uma ótima forma de conservá-los por mais tempo e ter para consumir fresquinho sempre que quiser. Muitas pessoas costumam congelar marmitas para comer durante a semana, mas muitas também costumam congelar alimentos soltos.
A verdade é que praticamente todos os alimentos podem ser congelados, como carnes, cereais, leguminosas e frutas. Mas tem uma classe de alimentos que é melhor não congelar, de acordo com especialistas. Você sabe qual é?
Evite congelar esses alimentos
Ter alimentos congelados é uma ótima forma de ter algo para comer sempre que quiser, basta requentar no micro-ondas, na airfryer ou na panela. Mas quais alimentos você não deveria congelar? O chef do canal @enzogneto explica:
“O que não pode congelar de jeito nenhum é tudo aquilo que você for consumir cru ou que vai para a salada”, fala o chef. “Do resto, praticamente todo alimento pode ser congelado”, complementa o especialista.
Segundo ele, a lista inclui, por exemplo, alimentos ricos em água, como:
- Tomate
- Pepino
- Folhas de alface
Segundo ele, por serem ricos em água, esses alimentos não ficam bons para serem consumidos depois de descongelar, principalmente em pratos como saladas.
Como congelar alimentos e evitar desperdício?
Para cada alimento, existe uma recomendação diferente de congelamento, sabia? Confira algumas dicas para congelar corretamente o alimento do seu interesse:
Frutas
É preciso ter cuidado com as frutas mais delicadas, como as peras, bananas e mangas. O ideal é cortar a fruta em pedaços e colocá-los em um recipiente ou forma aberta dentro do freezer.
As frutas que possuem mais água, como abacaxi, melão e melancia, podem ficar mais aguadas, por isso o ideal é que, quando descongeladas, elas sejam consumidas apenas em forma de sucos.
Legumes e verduras
Esses alimentos podem ser mantidos congelados por até seis meses. O ideal é armazená-los em recipientes de vidro temperado ou em saquinhos plásticos.
Carnes
Você sabe como congelar carnes? A primeira dica é: você não deve temperar a carne antes de congelá-la. Isso porque alguns temperos, como alho, cebola e pimenta, podem alterar o sabor da carne durante o processo de congelamento.
A orientação é armazená-las em potes de vidro ou saquinhos de plástico, mas lembre-se de retirar todo o ar. No geral, os bifes de carnes podem durar de 2 a 3 meses se mantidos congelados corretamente no freezer.
Pode congelar batata cozida? E purê batata? Descubra se congelamento altera sabor e textura do alimento