A regra é clara: na dúvida, deve-se congelar os alimentos para eles serem conservados por mais tempo. Mas a verdade é que nem sempre isso se aplica para todos os casos e existem diversas comidas para deixar longe do congelador. Algumas sofrem perda de nutrientes, de textura ou de sabor! Para solucionar quais não devem ser expostas a temperaturas muito baixas, separamos alguns exemplos que vão te surpreender. Venha conferir agora no TudoGostoso!
1- Massa cozida
Por essa você não esperava, né? Mas é isso mesmo: nada de colocar o que sobrou no congelador! Ao ser descongelada, a massa do macarrão fica mole e facilmente quebradiça, perdendo a textura e a consistência original. Isso acontece porque o frio do congelador faz com que acumule um excesso de líquido, que mesmo o alimento sendo descongelado de forma natural, torna-se difícil voltar às condições normais de uma massa soltinha e apetitosa.
2- Frutas e vegetais com água
Frutas e vegetais são recomendados de serem congelados porque nessas condições demoram mais tempo para apodrecer, mas isso está longe de ser o certo a ser feito com esses tipos de alimentos que apresentam muita quantidade de água. Esse é o caso da melancia e do pepino, por exemplo, pois eles podem ficar com uma textura estranha quando voltarem para a temperatura ambiente, completamente murchos e emborrachados. É aconselhado que eles sejam congelados somente se o propósito for fazer uma vitamina dessas frutas e vegetais no liquidificador. Então agora você já sabe: se você tem algum desses no congelador, misture-os com um pouco de água ou de leite e se delicie à vontade! Essa é uma opção saudável e além disso faz com que você não perca seu dinheiro descartando-os no lixo.
3- Molhos com amido de milho
É muito comum fazer molhos em grandes quantidades e eles sobrarem. O primeiro pensamento é congelar e ir usando aos poucos. Em casos como o do molho de tomate essa ação pode até dar certo, mas em molhos que contenham amido de milho, é melhor evitar. O que acontece é que o molho pode rachar e ficar com uma consistência pouco agradável. O mesmo acontece com a farinha de milho. Então é melhor ficar atento e preferir fazer porções menores.
4- Carne descongelada
Uma vez descongelada, a carne deve ser preparada e consumida. Quanto mais você a coloca e retira do congelador, mais ela perde seus nutrientes e a consistência, transformando-a em uma carne extremamente dura e difícil de ser amaciada. Além disso, congelar mais de uma vez pode ser perigoso, já que o corte pode desenvolver microorganismos como fungos e bactérias por entre as fibras, acarretando até na tão perigosa contaminação cruzada.
Veja mais
Como higienizar alface: vinagre, água sanitária e até limão lavam bem suas verduras
Cuidado com as bactérias! Veja como higienizar a pia após manusear frango e evite a contaminação
10 receitas de molho para macarrão rápidas e fáceis para quem vive na correria