• Entrar
  • Cadastrar
Pode guardar legumes em sacos plásticos?

Você armazena os legumes em sacos plásticos? Veja se essa prática é correta! 

Cuidado com os vegetais em sacos plásticos! (Crédito: Shutterstock)

Legumes como tomate, cenoura, abóbora e pepino estragam facilmente sob seus cuidados? Um dos motivos pode ser guardar os legumes em sacos plásticos! Esse é um costume comum, mas que reduz a vida útil dos alimentos! Mas por que o plástico prejudica os alimentos? Venha descobrir e aprenda como armazenar do jeito certo! Confira agora no TudoGostoso!

Por que o plástico faz mal para os legumes?

Quando guardamos legumes dentro de sacos plásticos, seja na geladeira ou fora, eles estragam mais rapidamente. Isso acontece porque o plástico impede a circulação de ar e faz com que a temperatura interna dentro do saco seja alta, ocasionando em uma espécie de desidratação. Essa ação faz com que o crescimento do mofo e das bactérias que fazem os legumes apodrecerem seja acelerado.

Os perigos do saco plástico para a saúde

Além de acelerar o processo de decomposição dos legumes, o plástico ainda pode trazer sérios problemas! A sacola do mercado, onde os legumes são guardados no saco plástico, pode ser alvo de contaminação cruzada e ocasionar em uma série de riscos para você e sua família. Isso se dá porque esses alimentos podem ser contaminados por bactérias responsáveis por causar um enorme mal-estar no intestino! Além de tudo isso, é importante ressaltar que o material da sacola plástica não é destinado a proteção de alimentos, podendo apresentar algumas contaminações químicas e afetar o gosto, a aparência e a textura de algumas comidas.

Como armazenar os legumes

Recomenda-se lavar e desinfetar os legumes antes de armazená-los. Depois, é preciso secar, ter o cuidado de tirar toda a umidade deles com um papel toalha ou pano de prato limpo para evitar a proliferação de fungos e bactérias. É importante ressaltar que a maioria dos legumes devem ser armazenados na prateleira de baixo da geladeira, enquanto outros, como o caso da cebola e da batata, devem ficar em um local ventilado e seco. De qualquer forma, a recomendação geral é de que você retire os legumes saquinhos plásticos, para aumentar a duração deles.

Como higienizar os legumes

O primeiro passo para manusear os alimentos é lavar as mãos com o sabonete líquido! Em seguida, lave os legumes em água corrente e transfira-os para uma tigela com uma mistura de uma colher de bicarbonato de sódio, três de vinagre e um litro de água. Deixe os alimentos de molho durante 15 minutos, lave novamente e seque-os com um pano ou com papel-toalha. E prontinho! Como é fácil higienizar os alimentos com essas dicas, não é mesmo?

Veja mais
Como fazer repolho para marmita do jeito certo para ficar PERFEITO: aprenda esse truque do TudoGostoso
Batata frita melhor que de lanchonete: desvendamos o segredo dessa delícia crocante e sequinha
Você NÃO deve colocar esses alimentos no congelador. Entenda por que e evite desperdício!

Temas relacionados