• Entrar
  • Cadastrar
Pode congelar vegetais? Entenda se é uma boa opção!

Congelar vegetais é uma questão polêmica! Venha descobrir se essa prática é recomendada ou se os legumes irão perder nutrientes.

Os vegetais congelados estão ganhando cada vez mais adeptos (Crédito: Shutterstock)

Cada vez torna-se mais comum a presença de sacos de legumes congelados no mercado, mas será que além de econômica, essa também é uma opção saudável para o corpo? O truque de congelar alimentos é muito usado, mas muitas pessoas opinam que essas comidas perdem nutrientes com as baixas temperaturas. Descubra agora no TudoGostoso se isso é verdade!

Por que congelar os vegetais?

Os vegetais são alimentos que tendem a apodrecer com extrema facilidade, seja fora da geladeira ou não. O tempo útil geralmente não passa de 3 dias, como é o caso do alface, por exemplo. Congelar os vegetais se torna uma boa opção porque permite que o preparo das refeições seja facilitado, economizando tempo e oferecendo praticidade. Outro fator importante deles serem feitos assim é por permitir que o desperdício de comida seja reduzido, já que eles irão durar mais tempo e não será necessário os descartar no lixo. É importante pontuar que assim como acontece em toda mudança de temperatura, é normal que o alimento perca nutrientes, mas o congelamento é o método que menos altera o valor nutricional.

Quais legumes podem ser congelados?

Alguns exemplos de legumes que podem ir para o congelador e conseguem enfrentar as baixas temperaturas são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha e couve-flor, entre tantas outras. Tá vendo quantas opções? Por isso use e abuse da sua criatividade para a realização de pratos que acompanham esses legumes. É recomendável usá-los em preparação de comidas cozidas ou assadas.

Quais legumes não podem ser congelados?

Alguns alimentos não podem ir para o congelador! Vegetais folhosos consumidos crus, como o alface, a rúcula e o agrião não toleram congelamento. Mas não para por aí! O tomate, o rabanete e o pepino são alguns dos outros legumes que não podem ir para o congelador. Mas sem dúvidas a que mais gera dor de cabeça ao ser congelada é a batata. Ela não pode ser congelada crua por ter um excesso de amido encontrado em sua composição, fazendo com que ela absorva muita água, amoleça, esfarele e acabe escurecendo com o tempo no frio. Quanto aos demais vegetais, eles devem ser congelados, pois perderão muito menos nutrientes.

Como congelar os legumes

Já existe nos mercados legumes prontos para serem congelados na sua geladeira, mas caso queira fazer isso com os que sobrarem, a gente vai te dar todas as dicas que você precisa saber. Para congelar os vegetais, é necessário que eles estejam limpos e descascados. Depois, faça o branqueamento deles! Basta colocar os legumes em água quente, sem deixar cozinhar muito. Com a ajuda de um escorredor, mergulhe-os em água fria. Você precisa fazer apenas isso para garantir que os vegetais mantenham suas características originais, como a textura, o sabor, a cor e os nutrientes. Utilize os sacos plásticos para congelar as quantidades de cada alimento, preferencialmente separados.

Veja mais
Dica prática para congelar carne moída PRONTA em porção individual vai facilitar a sua vida!
Truque para descascar alho em poucos segundos: testado e aprovado pelo TudoGostoso!
Por que panela de pressão explode? Descubra tudo aqui no TudoGostoso

Temas relacionados