• Entrar
  • Cadastrar
Vilão com cara de herói: é melhor ter cuidado com os vegetais pré-lavados do supermercado
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

Vegetais pré-lavados podem ser mais práticos, mas são perigosos para a saúde! 

Vilão com cara de herói: é melhor ter cuidado com os vegetais pré-lavados do supermercado

Cuidado ao adicioná-los em sua alimentação! (Créditos: Shutterstock)

Os vegetais pré-lavados chegam às prateleiras dos supermercados brilhando em embalagens práticas, prontos para consumo, vendidos como sinônimo praticidade. No entanto, eles podem esconder perigos que nem todo consumidor imagina. Apesar da promessa de saúde, limpeza e segurança, esses produtos muitas vezes podem apresentar perigo para o seu bem-estar. Venha entender melhor no TudoGostoso!

O perigo dos vegetais pré-lavados

Mesmo depois da lavagem industrial, os vegetais podem abrigar bactérias como Salmonella. Esses microrganismos podem sobreviver ao processo de limpeza ou contaminar o alimento durante o processamento, transporte ou armazenamento. Isso acontece porque vegetais embalados podem criar um ambiente úmido que favorece o crescimento de microrganismos, principalmente se houver algum pequeno furo ou dano na embalagem. Esse é o maior perigo segundo Darin Detweiler, professor de política alimentar da Northeastern University, dos Estados Unidos. Mas isso está longe de ser tudo!

Como esses alimentos são lavados em lotes e muitas vezes são misturados, basta uma folha contaminada para espalhar bactérias em milhares de embalagens diferentes.

Como prevenir bactérias de vegetais pré-lavados

Bem, pode parecer inusitado, mas até mesmo os vegetais pré-lavados devem ser higienizados! Comece retirando as partes que estão visivelmente podres e murchas. Depois, lave bem os alimentos em água corrente e deixe de molho por 20 minutos, no mínimo, em água misturada com uma colher de sopa de água sanitária própria para alimentos. Passado esse tempo, enxague os vegetais para retirar a água sanitária e as bactérias. Seque bem antes de usar ou armazenar esses vegetais.

Veja mais

Adeus alface murcha: essa é a melhor maneira de manter as folhas firmes e frescas
Morria e não sabia: para diminuir a pressão alta, é preciso não só cortar o sal, mas também parar de comer esses alimentos!
Como reduzir o ácido úrico alto naturalmente: aqui estão 5 frutas que você deve colocar no cardápio!

Temas relacionados