Você já deve ter passado pelo dilema de levar ou não para casa aqueles alimentos que vêm em grande quantidade, né? Cachos de banana, caixas de morango, cabeças de alface e ramos de salsinha são apenas alguns dos exemplos de vegetais que acabam estragando em casas com poucas pessoas. Mas cá entre nós: não é sempre que a gente vai utilizar tudo de uma vez só, né? Já que o TudoGostoso é contra o desperdício, vamos te ensinar como conservar frutas e vegetais por mais tempo para evitar que esses alimentos estraguem. Vem conferir!
Cabo das bananas envolvido com plástico-filme
4 truques para conservar frutas e vegetais por mais tempo
Banana
Você já viu esse truque por aqui, mas não custa nada lembrar: se você quer conservar a banana madura por mais tempo, basta envolver seus cabinhos com plástico-filme. Isso vale tanto para o cacho quanto para cada unidade de banana — caso você as retire do cacho. Assim fica fácil ter bananas para aproveitar em várias receitas deliciosas — e também é uma boa forma de afastar aqueles mosquitinhos inconvenientes que aparecem ao redor da fruta.
Salsinha
Salsinha é uma das ervas mais utilizadas na hora de finalizar os pratos! Dando um sabor incrível e deixando o prato ainda mais bonito, a salsinha pode ser conservada ao ter cerca de 3 a 4 dedos dos caules cortados e, em seguida, colocados em vasos limpos com cerca de 3 a 4 dedos de água filtrada. Depois é só colocar um saco plástico (com a boca virada para baixo) envolvendo os ramos e o vaso e levar à geladeira.
Morango
Convenhamos: morango é uma delícia, mas difícil de lidar, né? Se não armazenada corretamente, a fruta pode acabar ficando aguada ou até mesmo azeda. Para evitar isso, a dica é você lavar os morangos e em seguida colocá-los por alguns minutinhos em um recipiente com 1 parte de vinagre para 10 partes de água. Depois é só escorrer toda a água, lavá-los, secar bem um por um e levar para congelar.
Folhas de alface sendo lavadas em água corrente
Alface
Comece separando as folhas e lavando-as bem em água corrente, uma por uma. Em seguida, coloque as folhas de molho por 15 minutos em um recipiente com 1 litro de água para 2 colheres (sopa) de vinagre de álcool. Depois desse tempo é só lavar as folhas novamente em água corrente (se puder passar água filtrada para finalizar, melhor ainda!) e depois enxugar as folhas, uma por uma. Para finalizar, coloque as folhas dentro de um pote forrado com papel-toalha. Vá intercalando folhas e papel-toalha até que a última camada seja de papel. Aí é só levar à geladeira e voilà! Mas fique atento: quando o papel-toalha estiver úmido, a dica é que você troque por folhas novas.