• Entrar
  • Cadastrar
Você NÃO deve colocar esses alimentos no congelador. Entenda por que e evite desperdício!

Veja quais alimentos evitar colocar no congelador e armazene comida do jeito certo! 

Confira uma lista de alimentos que você não deve colocar no congelador! (Créditos: Shutterstock)

O congelador é perfeito para facilitar o armazenamento de alimentos e garantir que alguns ingredientes durem mais. É importante, porém, usar o compartimento do jeito certo, já que, infelizmente, nem tudo que temos em casa pode ser colocado na parte mais fria da geladeira. Há risco de contaminação, de embalagens estudarem e até de modificar a textura e o sabor dos alimentos. Para ajudar você a evitar qualquer tipo de desperdício, listamos alguns ingredientes que você deve evitar colocar no congelador. Confira!

Ovo cru

O ovo cru, com casca e tudo, é um alimento que não pode ser congelado. Após congelar, o alimento tende a rachar e pode até causar uma grande sujeira no aparelho. A abertura na superfície também pode gerar contaminação do alimento. O ideal é congelar claras e gemas separadas, sempre com o cuidado de anotar a data e a quantidade de ingredientes dentro de cada embalagem.

Leite

O leite congelado tende a ganhar uma textura granulada que não é muito agradável para o consumo. O processo funciona mais para quem pretende usar a bebida em alguma receita. Outra dica importante é que o leite não pode ser congelado em embalagens de vidro, já que o líquido pode expandir e acabar rachando o recipiente. O congelamento também não é capaz de expandir muito a validade do ingrediente. laticínios estragam com facilidade e devem ser consumidos o quanto antes depois de aberta uma embalagem.

Comida enlatada

Comida enlatada só podem ser congelados caso sejam retirados das embalagens. A lata não é produzida para suportar temperaturas muito baixas e o congelamento pode causar rachaduras na superfície. Esses danos podem causar o vazamento de substâncias químicas das embalagens para os alimentos.

Carne que já foi descongelada

Recongelar a carne que já foi congelada prejudica a textura do alimento e pode causar contaminação. O processo de descongelar uma carne acarreta na multiplicação de microrganismos no alimento. Caso a proteína seja novamente congelada, esses microrganismos em quantidade maior podem representar índices inadequados para consumo, causando até intoxicação alimentar. Depois de tirar a carne do freezer, o ideal é cozinhar, refrigerar e congelar novamente.

Verduras folhosas

Alface, rúcula e agrião e outras folhas que costumam ser consumidas cruas não combinam muito com o congelamento. Os alimentos podem ganhar aquele aspecto de queimadura na folha por conta da temperatura do freezer e perdem a textura levemente crocante presente na versão mais natural.


Veja mais
Coloque a uva no congelador e suas festas nunca mais serão as mesmas!
Truque simples para congelar alimentos a vácuo vai deixar o seu congelador parecendo muito maior!

Temas relacionados