Todos os eletrodomésticos precisam de cuidado na hora do uso, e alguns ainda precisam de atenção redobrada quando formos cozinhar com ele. É o caso do micro-ondas! Muito presente no nosso dia a dia, é difícil quando ficamos sem micro-ondas para aquecer nossa comida, e até preparar as mais variadas receitas. Porém, é preciso ter cuidado e saber o que pode e o que não pode. Hoje o TudoGostoso vai contar 10 alimentos que você nunca deve colocar no micro-ondas para você sempre usar o seu com segurança! Veja só:
Aprenda o que você nunca deve colocar no micro-ondas e por quê
Alimentos que não devem ser colocados no micro-ondas
1. Ovos
Nunca, em hipótese nenhuma, coloque um ovo inteiro com casca para cozinhar dentro do micro-ondas! Ele vai explodir e pode causar acidentes graves. Aquecer ovo cozido também requer cuidado: é melhor que esteja fatiado e esquente por pouco tempo, apenas o suficiente para que ele não esteja mais frio.
Quem tem o costume de cozinhar ovo no eletrodoméstico é preciso estar muito atento! O mais indicado é utilizar uma forma própria para cozinhar ovo em micro-ondas, seguindo as instruções atentamente. No entanto, é possível preparar em recipientes comuns que possam ir ao micro-ondas, porém, é necessário furar a gema ou bater os ovos levemente para remover a película, que poderia causar uma explosão.
Esse mesmo processo deve ser levado em consideração se for cozinhar legumes com casca como batata ou tomate: é preciso fazer furos em todo o legume ou remover a casca antes de cozinhá-lo usando o eletrodoméstico.
2. Uvas
Pode parecer estranho, mas muitas pessoas acreditam que possam adquirir uva passa caseira ao aquecer as uvas no micro-ondas, mas isso não é verdade! O que vai acontecer é queimar a uva e até causar uma explosão dentro do seu micro-ondas.
3. Leite na caixa
Pode ser que você realmente não coloque o leite na caixa dentro do micro-ondas, mas já pensou em colocar a caixinha de leite condensado para fazer doce de leite? Não faça isso! Tanto a caixa de leite quanto a caixa de leite condensado possuem um revestimento de alumínio por dentro, que pode causar explosões e até incendiar o seu micro-ondas. Nesses casos, é melhor seguir o método antigo mesmo de cozinhar na panela de pressão ou aquecer o leite na leiteira.
4. Pimentas
Jamais coloque pimentas no micro-ondas! Elas liberam gases que causam ardência nos olhos, narinas, bocas e até na pele. Além disso, na maioria dos casos, elas podem até pegar fogo dentro do eletrodoméstico. Isso vale para qualquer pimenta, seja biquinho, malagueta ou dedo-de-moça.
5. Qualquer comida em prato brilhante
Se você tiver em casa algum prato ou travessa com detalhes prateados ou dourados, nunca use-os se for esquentar a comida no micro-ondas. É o mesmo caso da caixa de leite, esses pequenos fios de prata ou ouro, em contato com as ondas eletromagnéticas do micro-ondas, podem pegar fogo e causar um acidente grave.
Caso precise esquentar ovo cozido no micro-ondas, é melhor que ele esteja cortado em fatias finas
6. Água
Pode parecer banal, mas esquentar água no micro-ondas é furada, por mais que a gente tome cuidado. Isso porque a água pode atingir o seu ponto de ebulição muito rápido, ainda mais se for uma quantidade pequena, o que ocasiona numa explosão. Por isso, o ideal é esquentá-la no fogão mesmo!
7. Linguiças ou salsichas inteiras
Se você nunca cozinhou esses alimentos no micro-ondas, é bom continuar assim. As linguiças e salsichas sofrem o mesmo problema do ovo, batata, tomate etc, que é o fato de ter uma película por fora do alimento que pode explodir explodir caso o alimento seja cozido muito rápido.
8. Óleo
Óleo nem pensar! Os óleos aquecem muito rapidamente e podem até pegar fogo dentro do micro-ondas. Outro risco é na hora de abrir o eletrodoméstico, já que pode cair óleo quente em você. Por isso, alguns preparos devem ser reservados para outros eletrodomésticos mais apropriados, como panelas elétricas, air fryer e, claro, o bom e velho fogão.
9. Pedaços grandes de carne crua
Descongelar ou cozinhar pedaços de carne no micro-ondas nunca é uma boa ideia, porque ela não descongela nem cozinha uniformemente. Ou seja, é possível que alguns pedaços queimem enquanto outros permaneçam crus. O que vai acontecer é que você vai estragar um bom pedaço de carne, e ninguém quer isso, não é mesmo?
10. Vegetais folhosos
Esquentar vegetais folhosos como alface, rúcula, repolho e agrião no micro-ondas é muito ruim, porque além de ficarem murchos, eles perdem nutrientes. Se você gosta de saladas quentes com esses ingredientes, o melhor é continuar o preparo em uma panela ou frigideira.
Se você gosta de saladas quentes com vegetais folhosos, é melhor continuar o preparo no fogão
Veja mais:
Como desfiar frango no micro-ondas: aprenda esse método incrível
Doces de micro-ondas: veja 20 opções práticas e deliciosas