• Entrar
  • Cadastrar
Aprenda a cozinhar legumes no micro-ondas e economize muito tempo na cozinha
Depois de aprender a cozinhar legumes no micro-ondas, você nunca mais vai querer prepara-los de outro jeito. Aprenda como fazer e economize muito tempo na cozinha!

Você já deve saber que incluir legumes e vegetais na alimentação é muito importante para manter uma boa saúde, não é? Mas, para isso, é necessário ter organização tanto para comprar os vegetais, quanto para prepará-los no dia a dia. Cozinhar legumes no micro-ondas, por exemplo, é uma excelente maneira de simplificar o preparo e poupar tempo Assim fica fácil ter vegetais sempre frescos à mão.

E não para por aí: cozinhar legumes no micro-ondas é uma forma de preservar melhor seus nutrientes e ainda evitar desperdício, já que fica muito mais prático selecionar apenas a quantidade que vai comer por refeição. Sem contar que é uma verdadeira mão na roda quando o gás acaba, né? Quer aprender a preparar seus vegetais no micro-ondas? Vem que o TudoGostoso te explica tudo!

Abóbora pode ser cozida no micro-ondas em poucos minutos

Quais legumes dá para cozinhar no micro-ondas?

Na verdade, qualquer legume pode ser cozido no micro-ondas, seja no vapor ou na água. Os mais populares são cenoura, vagem, abobrinha, chuchu, batata, beterraba, abóbora, brócolis e milho verde, mas dá para testar qualquer tipo.

O único cuidado necessário é com as especificidades de cada um deles. Vegetais cozidos inteiros com cascas precisam ser furados com a ponta da faca para que o vapor saia e o alimento não exploda. Essa dica vale para a batata e a beterraba, por exemplo.

Outra questão que precisa ser checada é o tempo de cocção, que varia conforme a quantidade de alimento, bem como a dureza de cada tipo de vegetal. Na dúvida, caso nunca tenha preparado o legume em questão no micro-ondas, a dica é ir aquecendo aos poucos até atingir o ponto desejado. Vale a pena cozinhar de dois em dois minutos para não correr o risco de queimar. Normalmente, a maior parte dos vegetais fica pronta em até seis minutos.

Dicas para seu legumes no micro-ondas dar certo

Vamos explicar as três formas mais comuns de cozinhar legumes no micro-ondas, mas antes de partir para essa etapa é importante tomar alguns cuidados para que o preparo dê certo. Veja quais são:

Lave os legumes muito bem

Não importa o método de cocção, lembre-se de higienizar muito bem os legumes que vai consumir. Se for comê-los com cascas, a atenção deve ser ainda maior. A dica é dar preferência para os orgânicos sempre que possível, mas em qualquer caso lave-os muito bem. Não precisa se preocupar em enxugar o vegetal, a água residual pode auxiliar na hora de cozinhar no micro-ondas.

Corte os vegetais em pedaços iguais

Sabia que a forma como a batata, o brócolis ou a cenoura serão cortados influencia na cocção? A lógica é simples: quanto mais padronizados os pedaços forem, mais fácil será que eles cozinhem por igual. Desse jeito, ao final do tempo no micro-ondas, não correrá o risco de ter um pedaço mole e outro duro demais. Por isso, busque cortar os vegetais em tamanhos iguais.

Utilize embalagens próprias para micro-ondas

Sempre que for cozinhar, esquentar ou descongelar qualquer coisa no micro-ondas, garanta que a embalagem utilizada é liberada para esse fim. O melhor material é o vidro, mas também dá para usar potes de plástico, desde que sejam livres de BPA (Bisfenol A, Ftalatos e Dioxinas), que são substâncias potencialmente cancerígenas quando elevadas às altas temperaturas.

Outro acessório muito útil na hora de cozinhar legumes no micro-ondas são os saquinhos plásticos próprios para micro-ondas. Eles são vendidos no supermercado e são excelentes para cozinhar legumes a vapor, conforme veremos abaixo. Apenas garanta que o material é liberado antes de usar, ok?

Como cozinhar legumes no micro-ondas?

Use plástico filme com furinhos e um prato para cozinhar batata no micro-ondas

Ninguém que perder tempo na cozinha e é por isso que usar o micro-ondas de outras maneiras, além de esquentar comida, é uma ótima ideia. Aprenda a cozinhar os legumes de três jeitos diferentes usando o eletrodoméstico:

No vapor

Essa é a melhor maneira de cozinhar legumes no micro-ondas porque, além de ser superprático, é a forma que mais preserva os nutrientes dos alimentos. Basta colocar a exata quantidade de legume que você irá consumir na refeição em um saquinho próprio para micro-ondas e fechar com um nó.

Em seguida, use um garfo para fazer furinhos na embalagem. Eles são importantes para permitir que o vapor saia e o ar circule. Do contrário, o saco poderia explodir no micro-ondas. Então, tenha cuidado!

Então leve o saquinho ao micro-ondas por dois minutos e ao final do tempo verifique se já está bom ou se precisa cozinhar mais. Abra o saco com cuidado porque sairá uma vapor bem quente de dentro.

Depois de macios, já dá para comer assim mesmo, apenas colocando sal ou os temperos que quiser. Se preferir, também pode saltear rapidamente os legumes em uma frigideira com azeite e temperos. Fica uma delícia!

Dica importante: evite colocar vegetais diferentes para cozinhar ao mesmo tempo porque eles podem ter tempos de cocção variados.

Na água

Se você já está mais acostumado a cozinhar os legumes submersos em água, saiba que também dá para fazer desse jeito. É bem parecido com o que fazemos no fogão e é uma alternativa para quem não tem saquinhos de micro-ondas, por exemplo.

Pique o legume e coloque em uma tigela com água o bastante para cobrir o alimento. Cubra o recipiente com plástico filme e faça furinhos para o vapor sair. Então é só levar para esquentar. Dica: se quiser, pode colocar temperos na água dos vegetais para dar mais sabor.

Em um recipiente

Você também pode cozinhar o alimento em um recipiente sem água. A abóbora cabotiá, por exemplo, pode ser partida ao meio e colocada no micro-ondas apenas em cima de um prato. A batata também pode ser feita apenas apoiada no prato, inteira e com casca. Lembre-se de fazer os furinhos nela para não explodir. Essa é uma ótima alternativa para fazer batata recheada.

A beterraba, por exemplo, pode ser cozida inteira, como a batata, ou picada (o que acelera o tempo de preparo). Se não tiver o saquinho próprio para o micro-ondas também dá para usar um recipiente de vidro ou plástico com tampa. No entanto, a tampa não pode vedar por completo o pote, mas apenas se sobrepor a ele. É importante que haja espaço para o vapor sair. Uma dica é usar um prato de vidro apoiado sobre a tigela ou papel filme com furinhos, por exemplo.

Veja mais:

Purê não é só de batata: 9 receitas de purês diferentes para sair da rotina

Faca? Descasque frutas e legumes com água quente, colher ou palito de dente

Aproveite até o talo dos legumes e verduras em receitas surpreendentes, nutritivas e econômicas

Temas relacionados