• Entrar
  • Cadastrar
Vi esse truque GENIAL com uva numa festa e agora sempre faço quando recebo amigos em casa

Congelar uva é um truque interessante que dá novos usos para esta fruta deliciosa

Depois de conhecer esse truque você vai sempre deixar uva no congelador (Foto: Shutterstock)

Foi-se o tempo que colocar comida no congelador era apenas para preservar o alimento. Algumas vezes, congelar um ingrediente pode torná-lo mais saboroso e versátil. É o caso da uva congelada que ganha novas utilidades para deixar seus dias mais saborosos e refrescantes, e não estamos falando de nenhuma receita de picolé ou sorvete. Entenda no TudoGostosopor que você deve congelar uva e como esse truque vai impressionar convidados e transformar as suas festas!

Por que congelar uva?

Os benefícios de congelar uva começam na durabilidade da fruta. Normalmente ela já precisa ficar na geladeira para poder se manter fresca e comer ao longo dos dias sem estragar. Se colocar uva no congelador ela dura ainda mais. A validade de uma uva congelada pode chegar a incríveis 12 meses. Mas lembre-se de guardar em uma embalagem bem vedada para evitar qualquer tipo de contaminação externa.

O outro motivo para congelar uva é a nossa principal dica: para consumir como gelo em bebidas ou como um petisco doce e refrescante. Sim, algo simples como colocar uma uva no congelador pode fazer a uva se tornar um ingrediente totalmente novo nas suas refeições.

O que fazer com uvas congeladas?

As uvas congeladas podem ser usadas de duas maneiras divertidas. A primeira é como gelo. Quem nunca teve problema de colocar cubo de gelo para refrescar um suco ou drink e acabou com ele derretido e a bebida aguada? A uva congelada é a solução para esse problema dos dias quentes já que mantém o líquido do seu copo gelado e não dilui a bebida. Pelo contrário, é capaz até de dar um sabor extra com o aroma da uva conforme ela descongela.

O segundo truque com uva congelada que você pode fazer é servir como um petisco doce que fica muito parecido com uma bala, só que bem mais saudável, natural e vegana. Uma solução ótima para quando bate aquela vontade de comer um docinho ao longo do dia. Essa receita você pode usar tanto para curtir no dia a dia quanto servir como uma opção inusitada, refinada e saudável de doce para os seus convidados.

Congelar uva altera os nutrientes da fruta?

Muita gente acredita que congelar um alimento, especialmente frutas e legumes, acaba com os nutrientes dele. Mas raramente isso acontece. Um sinal bem claro é pela cor dos alimentos: se mantiver a mesma cor é porque está nas mesmas condições. E não se deixe enganar pela cor esbranquiçada da comida congelada. Essa cor é por causa da camada de gelo, mas, assim que volta à temperatura ambiente, a cor também se normaliza.

Após alguns meses congelados é possível que a cor diminua levemente e leve alguns nutrientes juntos. Contudo, consumir uva congelada ainda vale a pena por continuar sendo saudável e nutritivo com suas vitaminas A, C, E e K e minerais ferro, cálcio e potássio, além de ser mais indicado do que trocar por uma alternativa industrializada, por exemplo.

taça com vinho branco na frente e várias uvas congeladas no fundo Troque o gelo comum por uva congelada para dar um toque especial nos seus drinks

Como gelar bebidas com uva congelada?

Usar a uva congelada no lugar do gelo tradicional para manter seus drinks de todos os gostos e sucos refrescantes geladinhos até no altos dos 40ºC é muito fácil. Comece com a escolha da uva. Para gelar um vinho branco ou champanhe, por exemplo, use a própria uva verde. Para um suco que você queira adicionar também o sabor da uva, a uva vermelha ficar supergostosa. O ideal é usar uva sem caroço para poder comer depois sem problemas.

Tire as uvas que você quer congelar do talo, lave e seque muito bem. Bote elas em um saco para congelamento e é só deixar no freezer. Quando quiser uma bebida gelada, tire a quantidade desejada e coloque no seu copo ou taça. Três uvas costumam ser o bastante por drink. Se estiverem muito grudadas, deixe um pouco na geladeira ou em temperatura ambiente. Depois de beber, pode comer as uvas que estarão com sabor da própria bebida, uma delícia principalmente quando falamos de um vinho ou outra bebida alcoólica!

Como fazer bala de uva congelada?

Para fazer uma bala de uva congelada para servir como um petisco adocicado, o processo é diferente. Claro, você pode até comer a uva congelada simples para devorar a fruta bem geladinha. Se a fruta já for bem docinha, só isso é o suficiente para satisfazer muita gente. Mas se você quiser um pouco de doce a mais, experimente fazer a receita de bala de uva.

Primeiro, aqui você vai precisar que seja uma uva sem caroço para poder comer direto. Após tirar o talo, lavar e secar, bote em um recipiente e esprema um limão por cima. Misture para que todas as uvas fiquem com o suco. Logo em seguida, passe cada uva em um recipiente com açúcar para cobrir. Depois é só colocar no saco para congelar. O resultado é uma uva geladinha e suculenta com a acidez no limão e a doçura do açúcar, igual uma bala.

pote de metal com uva verde congelada Congelar a uva é um jeito refrescante de consumir a fruta quando estiver com vontade de um doce

Pode congelar outras frutas?

E será que dá para usar esse truque com outras frutas? A resposta depende. A uva é perfeita para essas receitas por ser pequena e combinar com uma infinidade de drinks. Mas você pode facilmente congelar outras frutas para comer ou colocar na bebida. Frutas pequenas, como framboesa ou cereja, são ótimas para isso e dá para fazer direto igual a uva.

No caso de frutas maiores, o jeito é cortar em pedaços e congelar em formas de gelo com um pouco no suco da fruta ou a própria água. O lado negativo desse método é que afeta mais o sabor da bebida, então não funciona com todas as combinações de receitas. E nem toda fruta funciona. A banana, por exemplo, tem outra textura que afeta até a consistência da bebida. Por isso, usar a uva congelada é a melhor opção para gelar bebidas ou comer como bala.

Receitas de bebidas para gelar com a uva congelada

Batidinha de vinho

Além do vinho em si, qualquer drink com a bebida à base de uva fica perfeita usando a fruta congelada para manter bem refrescante sem comprometer o sabor.

Drink dos deuses

Faça essa receita de bebida com suco de maracujá, leite de coco, groselha e gelo de uva e descubra os motivos pelos quais ela é chamada de drink dos deuses.

Caipirinha de morango

Qualquer receita de caipirinha fica bem gostosa com a uva como gelo, mas a caipirinha de morango ganha ainda mais sabor com essa mistura deliciosa.

Batidinha de frutas

Faça uma verdadeira salada de frutas alcoólica com uma bebida com polpa de frutas e a uva congelada para finalizar.

Drink azul

Este drink azul feito com curaçau blue, tequila e suco de limão ganha outra cor da mesma paleta da bebida usando o gelo de uva na hora de servir.

Veja mais:

Uva passa é mais ou menos calórica que a normal?

Guia para congelar alimentos: o que não pode, embalagens e como descongelar

Como fazer o gelo demorar muito a derreter e garantir bebida gelada na sua festa? Vem que o TudoGostoso ensina!

Temas relacionados