• Entrar
  • Cadastrar
Pode congelar batata cozida? E purê batata? Descubra se congelamento altera sabor e textura do alimento

Confira se você pode congelar purê de batata e batata cozida sem problemas ou se é melhor fazer fresco! 

Pode congelar batata cozida? E purê batata? Descubra se congelamento altera sabor e textura do alimento

É uma boa congelar purê de batata ou batata cozida? Vem que o TudoGostoso te conta! (Créditos: Shutterstock)

Uma enorme dúvida dos adeptos da marmita congelada é se pode congelar purê de batata ou batata cozida. Afinal, quem nunca ouviu falar que não pode? Mas será que é verdade mesmo ou tem algum jeitinho brasileiro que faz dar certo? Vem que o TudoGostoso vai te contar se pode congelar purê de batata ou batata cozida ou se altera sabor!

Pode congelar purê de batata?

Nós precisamos falar que até o TudoGostoso achava que não podia congelar purê de batatas! Porém, depois de realizar vários testes e pesquisar bastante, nós chegamos a um veredicto final: pode congelar purê de batata, sim! Contudo, é preciso ficar atento a alguns detalhes e seguir algumas dicas para que o purê da marmita fique gostoso e parecendo fresco!

Como fazer purê de batata para congelar

Com essas dicas que o TudoGostoso vai te dar, a gente garante que o purê de batata da sua marmita vai ficar delicioso.

Escolha da batata

Existem muitos tipos de batata diferentes no mercado, e é claro que tem um tipo melhor para fazer purê. Quando fazemos purê para comer na hora, não dá para negar que a maioria das batatas fica uma delícia, mas para congelar, é preciso escolher entre asterix e inglesa.

As batatas asterix e inglesa são excelentes escolhas para fazer purê de batata porque são cremosas e correm um risco menor de ficarem aguadas depois que você descongelar a marmita.

O modo certo de cozinhar a batata

O TudoGostoso já ensinou um monte de formas diferentes de cozinhar batata: no micro-ondas, na air fryer, no forno, na água, inteira, picada, com casca, sem casca… Ufa! Você pode fazer batata de qualquer jeito! Mas para o purê de batata congelado dar certo, tem uma maneira certeira!

Em vez de tirar a casca, cortar a batata em cubos e levar para cozinhar em água e sal, você deve cozinhá-la inteira e com casca. Pode ser assada, na air fryer, no micro-ondas e até na água. Quando você espetar um garfo e estiver bem macia, estará pronta. Então, é só descascar e preparar o purê normalmente.

Como a gente sabe que cozinhar em água e sal é o método mais comum, cozinhar a batata com casca impede que ela absorva mais água do que o necessário e que o purê fique “farinhento” quando descongelado.

Espere esfriar

Antes de sair colocando o purê no congelador, espere ele esfriar completamente. Assim, ele não sua dentro do pote e não forma cristais de gelo. Na hora de descongelar, retire do freezer e transfira para a geladeira um dia antes. Assim, ele descongela devagar e também não solta água em excesso.

Pode congelar batata cozida?

Agora que você já sabe que pode congelar purê de batata, surge a dúvida: pode congelar batata cozida? E é aí que as coisas começam a complicar, porque você não pode congelar batata cozida.

Quer dizer, você pode fazer o que quiser, né? Mas a batata cozida é o tipo de prato que muda completamente de textura e sabor quando é descongelada. Ele fica murcha e farinhenta, completamente desagradável. Por isso, quem gosta de batata, o ideal é congelar pratos como purê, escondidinho, nhoque etc.

Veja mais:

Benefícios da batata-doce: alimento fit gera saciedade, diminui colesterol, protege os olhos e muito mais!

Temas relacionados