Que atire a primeira pedra quem nunca fez um purê de batata aguado. É raro, mas acontece sempre! Porém, deixar cair um pouco mais de leite na batata amassada não é um erro que precisa te custar toda a receita, e existe um truque prático para salvar o purê de batata aguado. Vem que o TudoGostoso vai te ensinar!
Como salvar o purê de batata aguado: truque esperto com apenas um ingrediente é simples!
Depois de amassar a batata, adicionar a manteiga, o leite, o tempero e parecer tudo perfeito, você nota que seu purê está aguado? Pois saiba que existe um truque extremamente simples que vai salvar sua receita: colocar leite em pó!
É isso mesmo! O leite em pó tem mil e uma utilidades, e é usado em muitas receitas para dar mais cremosidade e até para engrossar levemente. Ele irá se misturar com o líquido que está sobrando no purê, e irá deixá-lo mais cremoso.
O ideal é adicionar uma colher de sopa de leite em pó por vez. Isso significa misturar bem e conferir se você precisa de mais. E o melhor de tudo? Não altera em quase nada o sabor, e só deixa o purê de batata mais gostoso! Pode testar aí na sua casa e contar para gente!
Por que o purê de batata fica aguado?
O purê de batata fica aguado por excesso de leite ou até mesmo porque a batata soltou água demais quando foi amassada. Porém, esse é um problema muito fácil de contornar, como a gente explicou acima!
O que fazer para evitar que o purê de batata fica aguado
O ideal para que o purê de batata não fique aguado é seguir as quantidades da receita direitinho. Porém, como a gente sabe que muita gente faz no olhometro, o melhor a ser feito é acrescentar o leite aos poucos, misturando bem com toda a batata amassada. Assim, você consegue controlar melhor a textura do purê de batata.
Veja mais:
Pode congelar batata cozida? E purê batata? Descubra se congelamento altera sabor e textura do alimento