• Entrar
  • Cadastrar
"Parece que tô comendo uma nuvem": receita de purê de batata profissional tem textura mais leve que de restaurante
Fausto Fagioli FonsecaPor  Fausto Fagioli Fonseca  | Redator

Fausto é jornalista há mais de 15 anos, tendo trabalhado em diversos veículos com foco em saúde, alimentação, bem-estar e atividade física. Admite que não é um grande cozinheiro como as suas avós, mas tem suas receitinhas secretas!

Veja quais são as diferenças no preparo de um purê amador e de um profissional!

"Parece que tô comendo uma nuvem": receita de purê de batata profissional tem textura mais leve que de restaurante

A versão profissional tem algumas técnicas diferentes durante o preparo (Crédito: Reprodução/TikTok @cozinheirotommy)

Nós do TudoGostoso gostamos de trazer por aqui essas reportagens especiais comparando receitinhas típicas feitas de forma amadora e profissional.

Já mostramos as diferenças do preparo de ovos mexidos e também de bife à parmegiana feitos de maneira “caseira” ou à moda do chef - e agora chegou a vez do amado purê de batatas!

Essa dica a gente viu no canal do @cozinheirotommy no TikTok e ficamos surpresos com as diferenças na forma de preparo. Ficou curioso? Vem ver as diferenças entre um purê de batatas amador e um profissional!
Purê amador vs. profissional
Um purê de batata é um ótimo acompanhamento (e os paulistanos adoram colocar até no cachorro-quente), mas também pode compor pratos principais, acompanhados por carnes, frango ou peixe e vegetais. Vai bem com tudo, né?

Mas saiba que existe uma forma de deixar o purê de batata mais sofisticado seguindo as dicas do chef. Vamos entender como é feito cada tipo de purê (amador e profissional):
Purê de batata amador
Um purê de batata amador normalmente é feito mais depressa, com menos etapas do que o profissional. Segundo o chef, o processo começa descascando e cortando as batatas e levando à água para cozinhar. Depois que estiverem bem cozidas e molinhas, basta usar um amassador de batatas para atingir a consistência desejada, adicionando os outros ingredientes, como leite e margarina.
Purê de batata profissional
A versão profissional do purê de batatas exige algumas etapas a mais, mas, mesmo assim, é muito fácil de fazer. Segundo o chef, o processo passa por evitar o contato da batata com a água, então o cozimento é feito colocando a batata inteira em um refratário com uma base de sal grosso fechada com papel-alumínio. Basta levar ao forno e assar até a batata ficar bem macia.

Depois disso, basta retirar a batata do forno e amassá-la com um amassador de batatas e depois passar por uma peneira. Então, adicione creme de leite, manteiga, noz-moscada e sal e misture bem, até atingir a consistência de purê.
Conclusão
A versão amadora do purê de batatas é uma delícia e todos nós já comemos! A questão é que ela é feita de forma mais rústica, tendo uma consistência mais grosseira. Além disso, o uso da margarina deixa um sabor um pouco mais acentuado.

Já o purê de batata profissional tem mais etapas e um cuidado maior com o processo de cozinhar e amassar a batata. Com isso, a consistência é muito mais leve, ainda mais com a adição de creme de leite e manteiga, que deixam o resultado final muito mais cremoso.

Conclusão do chef: a versão profissional ficou melhor, mas vale testar as duas para você comparar e tirar as suas conclusões!

Purê não é só de batata: 9 receitas de purês diferentes para sair da rotina
O TRUQUE FRANCÊS para fazer o purê de batatas com perfeição
Temas relacionados