• Entrar
  • Cadastrar
Seu ovo mexido é amador ou profissional? Veja como fazer dos dois jeitos e descubra qual é o mais cremoso
Fausto Fagioli FonsecaPor  Fausto Fagioli Fonseca  | Redator

Fausto é jornalista há mais de 15 anos, tendo trabalhado em diversos veículos com foco em saúde, alimentação, bem-estar e atividade física. Admite que não é um grande cozinheiro como as suas avós, mas tem suas receitinhas secretas!

Fazer ovos mexidos de um jeito profissional não é nada de outro mundo, basta ter atenção à técnica

Seu ovo mexido é amador ou profissional? Veja como fazer dos dois jeitos e descubra qual é o mais cremoso

Veja as dicas do chef para fazer ovos mexidos como um profissional! (Crédito: reprodução/TikTok @cozinheirotommy)

Um ovo mexido é um clássico da cozinha fácil! Muito rápido de fazer, você não precisa de nada além de ovo, mas muita gente incrementa o prato usando diversos tipos de queijo, como muçarela ou catupiry, ou ainda adiciona embutidos, como presunto ou uma linguiça fritinha.

Mas até mesmo um simples ovo mexido pode ter uma carinha mais profissional quando feito com toques de um chef de cozinha especializado. A boa notícia é que você pode aprender a fazer essa versão mais completa com essas dicas que separamos!

Ovos mexidos de profissional

Chega de ovos mexidos sem graça. Com esse passo a passo que vimos no canal do chef @cozinheirotommy você vai aprender a fazer uma versão muito mais profissional - e nem é difícil, acredite!

Para ensinar essa forma mais completa, o especialista fez os ovos de dois jeitos, uma amadora e outra profissional. Se liga nos resultados!

1. Ovos mexidos de amador

Ele começou fazendo os ovos mexidos de forma amadora. Para isso, colocou um pouco de margarina na frigideira, deixou que ela derretesse um pouco e adicionou os ovos. Depois disso foi só mexer e adicionar sal a gosto. A textura ficou no ponto, mas foi um preparo simples, que apresentou um gosto de margarina acentuado.

2. Ovos mexidos de profissional

Os ingredientes não mudam muito, mas sim a técnica na hora de fazer ovos mexidos como um chef. Em vez de margarina, o especialista usou manteiga, que tem um sabor melhor, e mexeu sem parar em fogo baixo por cinco minutos - a versão amadora foi feita de forma muito mais rápida, sem mexer tanto. Além disso, o sal só foi adicionado ao final do preparo.

Conclusão

Por ter sido preparado em fogo baixo e mexido por mais tempo, sem parar, o ovo mexido profissional atingiu uma consistência muito cremosa, ao contrário da versão amadora, que ficou com pedaços maiores.

Além disso, o uso da manteiga fez toda a diferença, deixando um sabor final com maior qualidade. Na versão profissional, o chef ainda adicionou ervas na apresentação, o que deixou o prato mais bonito e com um toque de sabor único.

Conclusão? A versão profissional ficou bem melhor, é claro, com uma textura mais bonita e cremosa.

Outras dicas para preparar ovo corretamente

Nunca quebra o ovo na tigela em que você está preparando a receita! Essa é uma forma de evitar “acidentes”, como deixar cair lascas de casca dentro da mistura ou de, pior ainda, o ovo não estar bom. O ideal é bater sobre a mesa e colocar em um recipiente antes incluir na tigela, viu?

Ah, e se você tem dúvidas se o seu ovo está fresco, uma dica é colocá-lo em um copo com água. Se o ovo afundar, é porque está fresco. Mas, se boiar, é sinal de que está passado e o ideal é evitar comer.

Veja nesta reportagem mais truques de como usar o ovo que você provavelmente não conhecia!

Temas relacionados