• Entrar
  • Cadastrar
Parmegiana amadora X profissional: técnica da vovó ou do chef, quem vence essa batalha?

Todas as versões do bife à parmegiana são boas, mas a do chef tem alguns segredinhos

Parmegiana amadora X profissional: técnica da vovó ou do chef, quem vence essa batalha?

Entenda as diferenças no preparo da versão profissional da parmegiana e da "amadora" (Crédito: Reprodução/TikTok @chefvinicordeiro)

O bife à parmegiana é um clássico, não é? Esse prato combina influências italianas e brasileiras, sendo que a sua origem é atribuída à região de Parma (Itália), conhecida por seus queijos e presuntos.

Na versão mais tradicional, o prato é feito com berinjelas empanadas, fritas e cobertas com molho de tomate e queijo parmesão, depois assadas. No Brasil, porém, a receita foi adaptada para usar carne bovina em vez de berinjela, criando o bife à parmegiana.

A versão brasileira envolve bifes de carne empanados, fritos, cobertos com molho de tomate e queijo (geralmente muçarela) e gratinados no forno. Essa adaptação foi popularizada em restaurantes e lares brasileiros, tornando-se um prato bastante apreciado no país.

Porém, nem todo bife à parmegiana é igual! Existe o jeito profissional de fazer essa iguaria, que fica muito diferente do bife à parmegiana amador. Duvida? Vem ver a comparação!

Parmegiana profissional ou amadora?

O chef Vini Cordeiro fez em seu canal no TikTok duas versões do bife à parmegiana: a amadora e a profissional e mostrou o resultado (que é bem diferente!). Vamos ver como ele fez cada uma:

Bife à parmegiana “amador”

Para fazer a versão amadora do bife à parmegiana, o chef usou um plástico-filme para cobrir os bifes e então usou um martelinho para deixá-lo bem fininho. Então, temperou com sal e empanou nessa sequência: farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Depois disso ele fritou o bife.

Depois de frito, ele usou um molho de tomate pronto para cobrir todo o bife, por cima e por baixo, em um refratário que pode ir ao forno. Por cima adicionou a muçarela e o orégano e levou ao forno para finalizar. Pronto, o processo foi esse!

Bife à parmegiana profissional

A versão profissional do bife à parmegiana é mais complexa e envolve mais ingredientes. Ele começou fazendo o molho de tomate: em uma panela, fritou uma porção de bacon moído e adicionou alho, pimenta calabresa, tomate, sal, pimenta-do-reino e um pouquinho de queijo parmesão. Ele reservou o molho e foi para o preparo do empanamento.

Segundo ele, uma diferença básica na versão profissional do bife à parmegiana é salgar a farinha de trigo, o ovo e a farinha Panko usados para o empanamento. Para finalizar, ele ainda adicionou um pouco de queijo parmesão à farinha Panko. Então, pegou o bife fininho e fez o mesmo processo de empanamento, levando para fritar.

Com o bife pronto, vem a hora da montagem. Em um recipiente para ir ao forno, ele adicionou o molho e colocou o bife por cima, cobrindo com mais molho. Então, colocou um queijo do tipo canastra por cima e completou com parmesão ralado. Feito isso, levou ao forno até gratinar.

Comparação

A versão amadora foi aprovada pelo chef, mas a profissional, segundo ele, ficou muito mais crocante, sendo que o queijo canastra também fez toda a diferença no resultado. Conclusão: as duas versões são saborosas, mas se você quer uma experiência nova, tente a versão profissional para servir para a família!

Bife perfeito: 8 dicas para fazer uma carne de restaurante
Como fazer bife acebolado macio e suculento: dicas

Temas relacionados