O frango é um dos ingredientes mais versáteis da culinária mundial! Entre as inúmeras receitas utilizando-o como peça principal, um dos maiores clássicos é o filé de frango à parmegiana, consistindo em juntar um pedaço empanado com molho de tomate e queijo por cima. Mesmo sendo um prato famoso, muitas pessoas ainda têm dificuldade quanto a deixar o frango crocante mesmo com o molho. Mas esse problema pode ser facilmente solucionado com esse truque de mestre do TudoGostoso! Venha conferir e pare de errar!
Nada de umidade na fritura
A questão de lavar o frango ou não divide opiniões, mas no caso do frango a parmegiana é necessário que ele esteja seco antes mesmo de ser misturado com o ovo e a farinha. Comece secando cada um dos pedaços utilizando um papel-toalha! Depois basta passar na farinha de trigo e nos ovos. É necessário esperar escorrer para que o excesso de umidade não deixe a farinha empapada, resultando em uma perda da aderência. Após esse processo, termine de empanar utilizando a farinha de rosca, pressionando bem para ela aderir ao pedaço de frango de maneira uniforme.
Misture os ovos antes de empanar o frango
O frango deve ser mergulhado nos ovos batidos! E para complementar, uma boa dica para adicionar mais sabor é acrescentar um pouco de leite ou creme de leite aos ovos para essa mistura ficar mais líquida, fazendo com que molhe o frango por completo. Essa mistura é a grande responsável por dar um toque especial, deixando a proteína seca e crocante, mas sem perder a suculência.
Tempere a farinha
No processo de empanar, o frango deve ser temperado antes, assim como um frango frito comum. Mas o sal e as outras especiarias podem se perder quando entram em contato com a farinha de trigo e com os ovos. Como a última etapa antes de fritar é passá-lo na farinha de rosca, é aí que pode ser o seu grande diferencial para agregar sabor. Misture sal e pimenta na farinha para que o frango fique uma delícia!
De olha na fritura do frango à parmegiana
Para fazer um frango frito perfeito a fritura deve ser por imersão em óleo quente. Assim, o pedaço de fílé ficará douradinho e suculento. A temepratura ideal do óleo é de 150° a 180°, já que ele não pode estar quente demais ou o empanado vai ficar dourado antes que o interior do frango esteja completamente cozido. Não coloque muitos pedaços de frango para fritar ao mesmo tempo, pois isso pode acabar prejudicando o resultado final. Outra dica importante para manter a receita crocante é trocar o tradicional papel-toalha para enxugar excesso de óleo por uma grade. Isso permite com que o ar circule, mantendo a receita mais crocante.
Veja mais
Receita de patê de frango simples BBB: bom, bonito e barato, do jeitinho que a gente gosta lá em casa
Torta de frango SEM TRIGO: faz direto na travessa e leva ao forno, muito simples e deliciosa!
A maioria faz errado: veja como salgar peito de frango do jeito certo para não ressecar