• Entrar
  • Cadastrar
O segredo de chef para fazer um filé à parmegiana que nem de restaurante

Dicas de chef tornam o filé à parmegiana mais saboroso e você pode usar esses truques em casa

Com as dicas de chefs de restaurantes a sua parmegiana também vai ficar perfeita (Créditos: Shutterstock)

A receita de filé à parmegiana com carne, frango ou legumes cobertos de molho e queijo derretido faz o coração e o estômago de muita gente. O preparo de uma parmegiana pode ser simples, mas quando tentamos em casa e vemos que não está igual ao do restaurante ficamos pensando onde está o erro. A verdade é que os chefs têm seus próprios segredos para fazer pratos comuns. Hoje o TudoGostoso veio para revelar o segredo de chef para fazer uma parmegiana deliciosa igual ao dos restaurantes. Descubra o truque que faz a diferença!

Como fazer um filé à parmegiana igual ao do restaurante?

Fazer um bife à parmegiana é simples. Basta pegar a carne ou ingrediente principal a sua escolha, empanar, fritar, cobrir de molho de tomate e queijo e levar para gratinar. Mas é só isso? Sim e não. Alguns detalhes fazem a diferença no resultado final e um dos que mais faz a diferença e as pessoas não dão a devida importância é o molho de tomate.

Algumas receitas pedem um molho de tomate mais fluido, mas o filé à parmegiana fica melhor com um molho bem denso e com pedaços. O motivo para isso é que molhos muitos líquidos levam umidade para o empanado e podem tirar todo o seu aspecto crocante que é irresistível. Em vez de comprar molho pronto, prefira fazer o seu próprio molho de tomate caseiro. Pode usar até o tomate pelado de lata pré-cozido. Refogue o tomate com cebola e cozinhe até reduzir e ficar denso, deixando alguns pedaços.

Na hora de montar o prato, capriche no molho. Não coloque molho de tomate apenas em cima da carne. No refratário que escolher, bote uma “cama” de molho de tomate embaixo, depois o empanado e por cima mais molho antes de finalizar com o queijo. Assim o prato fica com bastante molho sem a umidade afetar a textura do empanado.

Dicas para fazer filé à parmegiana digno de chef

Quer mais dicas para fazer a parmegiana perfeita digno de qualquer chef? O cuidado com o preparo começa na carne. O filé precisa ser bem fino. No caso do filé de frango à parmegiana, os filés de peito tem a espessura necessária quase sempre. Mas ao fazer um bife è parmegiana com carne bovina, escolha cortes macios como filé mignon ou alcatra e use um martelo de carnes para bater, espalhando e abrindo para os lados. Assim ela fica mais fina e ainda rende mais. Para fazer com legumes, corte-os na horizontal em farias longas e finas.

O empanado perfeito precisa ser suave com apenas uma camada. É só passar no ovo, tirar excesso rapidamente e passar na farinha panko, a ideal para ficar bem crocante e seco. Assim que passar na farinha já bote no óleo para fritar sem esperar. Na hora de montar, tire o excesso de óleo e use a dica que mencionamos antes de molho por baixo e por cima. Capriche com um queijo de qualidade que derreta bem. A sugestão é uma combinação de mussarela e parmesão para o gratinado perfeito. São dicas simples, que juntas deixam a sua parmegiana especial.

Veja mais:
Este é o segredo de chef que deixa o molho de tomate muuuuuito mais gostoso!
8 restaurantes brasileiros entre os 50 melhores da América Latina: confira quais são os premiados
Como deixar o feijão cremoso com um truque de chef: a família vai amar essa receita

Temas relacionados