• Entrar
  • Cadastrar
Este é o segredo de chef que deixa o molho de tomate muuuuuito mais gostoso!

O molho de tomate é uma receita simples perfeita para massas e com alguns truques você consegue deixá-lo ainda mais saboroso

Molho de tomate encorpado e cheio de sabor com truque de chef (Créditos: Shutterstock)

O molho de tomate caseiro é uma receita prática que fica deliciosa com massas, legumes, carnes e muito mais. Cada um tem a sua forma de fazer esse preparo, mas as receitas com molho de tomate podem ficar ainda mais saborosas se seguir alguns truques simples de especialistas no assunto. Se você quer aprender a fazer o molho de tomate perfeito, então você vai adorar conhecer esses segredos de chef que deixam ele mais encorpado e cheio de sabor. Confira no TudoGostoso as dicas para fazer um molho de tomate digno de profissional!

Como fazer um molho de tomate simples?

As dicas para deixar o molho de tomate mais saboroso já começam na escolha do tomate. O tipo não tem tanta relevância, usar tomate italiano ou débora por exemplo ficam ótimos. Mas o importante é que ele esteja bem maduro. Se não encontrar ou quiser garantir o sucesso, também dá para usar o tomate pelado de lata que é mais padronizado e tão bom quanto. Caso escolha o tomate fresco, use o truque simples para tirar pele do tomate em segundos com choque térmico da água quente para a água fria.

Os temperos da receita de molho de tomate podem variar bastante, mas tem dois ingredientes que são indispensáveis: alho e azeite. Só de usar esses dois o seu molho de tomate fica irresistível, além desses pode temperar com o que quiser ou tiver em casa, como cebola, sal, tomilho, pimenta-do-reino, entre outro. Refogue o alho, a cebola picada e os temperos no azeite e junte o tomate pelado picado grosseiramente. Depois é só adicionar um pouco de água para dar volume e extrair o molho do tomate. Em cerca de 15 minutos estará pronto.

Qual é o segredo de chef para deixar o molho de tomate mais gostoso?

Para tornar seu molho de tomate mais saboroso e digno de chef, o segredo é adicionar extrato de tomate! Coloque 3 colheres (sopa) de extrato na panela com o azeite antes de entrar com os outros ingredientes. Ele vai ajudar a trazer mais sabor de tomate para o molho, especialmente se for um tomate não tão maduro, por exemplo. Outro ponto importante: um bom molho de tomate é aquele “pedaçudo” bem encorpado, então ele não passa pelo liquidificador. Por causa disso, o ideal é incluir os ingredientes já picados para integrarem bem no molho ao cozinhar.

E qual o truque para tirar a acidez do tomate? Aí entra a polêmica. Tem muita gente que controla a acidez adicionando açúcar, mas alguns chefs discordam desse método. O açúcar tem efeito de mascarar a acidez, mas não remove ela e ainda “briga” com o açúcar natural do tomate. Por isso, o segredo de chef é colocar uma colher (café) de bicarbonato de sódio. O bicarbonato de fato neutraliza a acidez do tomate e deixa o molho alcalino, perfeito para sentir todo o sabor da receita. É só incluir depois do tomate e deixar cozinhar junto. Com esses truques de chefs, o molho de tomate da sua casa vai ficar igual ao dos restaurantes!

Veja mais:
Molho de tomate aguado: aprenda 2 métodos simples para encorpá-lo sem alterar o sabor!
O melhor macarrão com molho de tomate da sua vida! Chef italiano dá dicas de como deixar o prato ainda mais saboroso
Qual o tomate certo para salada e para molho? Aprenda de uma vez por todas e garanta pratos maravilhosos

Temas relacionados