Poucas coisas são piores do que preparar uma receita com tanto carinho, mas perceber que o molho de tomate fugiu do ponto. Molho aguado demais pode desandar todo o preparo! No caso de uma pizza, por exemplo, o molho de tomate precisa ser mais denso e encorpado para não encharcar a massa. Mas nada de sair jogando fora e começando outro, não, viu? O TudoGostoso tem a salvação para tudo! Hoje vamos te ensinar 2 maneiras de encorpar molho de tomate aguado; você nunca mais vai ter esse ingrediente fora do ponto na sua vida! Confira
Como encorpar molho de tomate aguado: TudoGostoso ensina métodos infalíveis que são bem práticos
1. Usando um ingrediente espessante
Ingrediente espessante é aquele que faz com que o molho fique mais denso e, normalmente, são as farinhas. Pode ser farinha de trigo, amido de milho, farinha de amêndoas e até fubá! Porém, vale destacar que as duas primeiras são as mais usadas, principalmente o amido, por terem sabores neutros.
Se o seu molho de tomate estiver aguado, pegue uma concha dele e transfira para um recipiente. Adicione 2 colheres (sopa) do espessante escolhido e misture tudo muito bem até que o ingrediente tenha se dissolvido completamente. Com o restante do molho em fogo baixo, adicione essa mistura aos poucos, mexendo sem parar, até que o molho tenha engrossado. Viu como é fácil?
2. Deixando reduzir
Outro método muito usado na gastronomia é deixar o molho reduzir. Como faz? É bem simples! Basta deixar o molho cozinhar em fogo bem baixo até que o conteúdo da panela tenha reduzido bastante e o molho tenha ficado mais grosso. Esse método é excelente para quem não está com muita pressa porque também ajuda a realçar o sabor do molho e diminuir a acidez do tomate. Em contrapartida, ele diminui bastante a quantidade de molho, e pode não ser a melhor alternativa se você precisa de uma quantidade grande.
Como fazer molho de tomate caseiro?
O molho de tomate caseiro é muito fácil de fazer, e você ainda pode usar os temperos de sua preferência para deixá-lo do jeito que você gosta. O principal é usar bastante tomate maduro, e nós indicamos o tomate italiano ou tomate Débora para isso. Pique o tomate, junte alho e cebola picada, essenciais para dar o sabor, e todos os temperos que desejar. Cozinhe em fogo médio para baixo com bastante azeite, até que o tomate e a cebola estejam bem murchinhos. Depois, é só bater tudo no liquidificador ou usando um mixer. Se necessário, adicione um pouco de água com sal. Por fim, é só voltar com o molho batido para a panela e cozinhar até ferver.
Veja mais:
Como incrementar molho de tomate caseiro: 10 receitas saborosas para impressionar