Você sabe como tirar acidez do tomate? Ele é um dos alimentos mais utilizados na culinária e, justamente por isso, ele deve ter um sabor adequado, nem tão doce e nem tão ácido. Afinal, ninguém gosta de comer a fruta e sentir um desconforto no estômago, por exemplo. Para te ajudar a entender como acabar com esse problema, o TudoGostoso reuniu dicas e truques culinários que podem te ajudar no preparo do molho de tomate da forma correta. Veja e descubra como fazer essa receita!
Veja técnicas para tirar acidez do tomate
Quais são os benefícios do tomate?
Entre os benefícios do tomate, destacam-se: ele é rico em vitaminas A e C, que ajudam na visão; ele possui bioflavonoides e carotenóides, que ajudam a reduzir dores crônicas e inflamações; a presença de vitamina K e cálcio combatem a osteoporose, entre outros.
O que causa acidez do tomate?
Os altos níveis de potássio no tomate geram acidez na fruta.
Quais são os tipos de tomate?
Os tipos de tomate são: Carmem (ideal para salada e possui uma longa vida), tomate caqui (recomendado para fazer vinagrete no churrasco), holandês (outro tipo que é ideal para salada), Débora (serve para salada e molho), tomate italiano (não dura muito tempo), tomate cereja (pode ser usado para fazer saladinhas, canapés e espetinhos) e o Sweet Grapes (parece o formato de uma uva).
Qual o tomate possui menos acidez?
O tomate Débora é o que possui menos acidez.
O tomate faz mal para quem tem gastrite?
Sim. Como o tomate tem alto teor de acidez, ele deve ser evitado por quem possui problemas de gastrite.
Como tirar a acidez do tomate
Agora que você já conhece algumas curiosidades sobre o tomate, confira técnicas culinárias para tirar a acidez:
Cenoura
Colocar um pedaço de cenoura dentro do molho de tomate ajuda a diminuir a acidez.
Fermento
Acrescente uma colher (de café) ou uma colher (de chá) de fermento em pó no preparo do molho de tomate.
Bicarbonato de sódio
Se você preferir, uma sugestão é adicionar uma colher (de café) ou uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio.
Catchup
Você pode acrescentar uma pequena quantidade de catchup (por ter um sabor mais adocicado) no molho de tomate para ajudar a reduzir a acidez.
Vinho doce
Essa é outra alternativa para tirar a acidez. Acrescente uma pequena quantidade na hora de preparar o molho.
Açúcar
Antes de adicionar o sal no molho, acrescente umas pitadas de açúcar para ajudar a equilibrar o sabor e reduzir a acidez.
Tirar a pele e as sementes do tomate
Sabia que grande parte da acidez do tomate está contida na pele e nas sementes da fruta? Uma técnica que ajuda a tirar essa acidez é remover justamente a pele e as sementes. Não sabe como fazer? Veja como descascá-los de maneira rápida e fácil!
Confira técnica culinária para tirar acidez do tomate
Como fazer molho de tomate
Para preparar o molho de tomate caseiro, você precisa ter os seguintes ingredientes: 2kg de tomates maduros, 2 dentes de alho amassados, 1 cebola pequena picada, 6 colheres (de sopa) de azeite, 1 pitada de cominho, sal e manjericão.
Na hora de prepará-lo, comece colocando os tomates (sem sementes) dentro de uma panela até que eles fiquem moles. Após essa etapa, passe-os por uma peneira. Em uma outra panela, acrescente 6 colheres (de sopa) de azeite, 1 cebola picada e os 2 dentes de alho amassados. Deixe-os dourando no fogo. Depois, coloque os tomates e uma pitada de cominho. Cozinhe por pelo menos 15 minutos. Desligue o fogo e acerte o tempero, acrescentando o sal e o manjericão. Dica: durante o preparo, utilize uma das técnicas culinárias (do tópico anterior) para tirar a acidez do molho de tomate.
Veja mais:
Molho de tomate caseiro: veja o passo a passo para a receita ficar vermelhinha e saborosa
Como fazer tomate seco: confira as dicas do TudoGostoso
Receitas com molho de tomate: 20 pratos deliciosos