Você sabe o que é o ponto napê? Se você é fã de confeitaria, precisa conhecer essa técnica! O ponto napê é o ponto em que seus cremes estarão cremosos e densos. Sendo assim, em uma receita que pede o ponto napê, você deve "molhar" uma colher no creme que está na panela e, em seguida, passar o dedo pelas costas da colher, como se fosse um risco no meio — com cuidado para não queimar seu dedo, claro.
Se esse caminho formado com o dedo se mantiver intacto, sem o creme escorrer para os lados ou voltar a cobrir a colher, é sinal de que você atingiu o ponto com sucesso! Ou seja: o rastro feito com o dedo deve se manter.
Mas se você tem um termômetro culinário em casa, ele também pode te dar uma mãozinha: a mistura ficará em ponto napê até, no máximo, 80º C. Se ultrapassar os 80, pode correr o risco de o creme talhar. E disso a gente tá fugindo, né?
Creme de baunilha
E quais receitas pedem ponto napê?
Além do creme inglês que mencionamos no início, essa técnica também pode te ajudar em receitas como creme de confeiteiro e até em algumas receitas específicas de crème brulée e sorvete. Já nos pratos salgados, essa técnica pode dar o ponto certo em molhos, como o molho béchamel.
Ponto napê: importante para o preparo de cremes e molhos