Todas as vezes que cozinhamos alguma coisa usamos diversas técnicas que nem conhecemos pelo nome, e tudo bem, porque o que vale é saber na prática! Aqui no TudoGostoso, estamos sempre tentando ensinar mais sobre técnicas de gastronômicas e como usá-las em casa, para que seus pratos fiquem cada vez mais gostosos. Por isso, é normal surgir dúvidas durante o aprendizado a respeito de técnicas parecidas, e é sobre isso que vamos falar hoje! Afinal, você sabe qual a diferença entre escaldar e branquear? Não? Então continua lendo que a gente te explica tudinho!
Aprenda as diferenças entre escaldar e branquear aqui no TudoGostoso!
Qual a diferença entre as técnicas culinárias escaldar e branquear?
Pode parecer que não existe nenhuma diferença entre escaldar e branquear, mas existe! É comum vê-las sendo referidas como sinônimos, mas é importante destacar que não são.
Enquanto os dois processos são feitos usando água fervente, o tempo é diferente e a aplicação também. Branquear é uma técnica feita em duas etapas, e a primeira é a mais parecida com escaldar. Contudo, escaldar um alimento demora mais tempo do que branquear, quase o dobro, incluindo as duas etapas!
Além disso, escaldar é usado com vegetais mais velhos para deixá-los mais tenros, ou com aqueles que precisam de um pré-cozimento antes de ser usado, a exemplo da batata, que é cozida para depois ser assada ou refogada.
A maneira como se coloca os vegetais na água quente também é diferente. Escaldar requer contato direto com a água, enquanto branquear pode ser feito tanto em contato direto quanto no vapor.
Agora que você já sabe a diferença entre eles, vamos explicar como aplicar cada uma dessas técnicas culinárias. Confira!
Técnica culinária escaldar: o que é?
Escaldar é cozinhar um alimento em água fervente. Para fazer isso, tudo o que você precisa é encher uma panela com água e esperar até que ele tenha chegado ao ponto que deseja. Esse processo não consiste em dar um choque térmico no vegetal, mas, sim, cozinhá-lo. É usado para aqueles alimentos que precisam ser cozidos por um tempo maior para que cheguem ao ponto adequado.
Técnica culinária branquear: o que é?
Branquear é um processo diferente que requer duas etapas. A primeira etapa é um tipo de escaldar mais rápido. Primeiro se ferve a água e, quando ela já está quente, acrescenta os alimentos até que a água volte a ferver. Assim que isso acontecer, já deve ser retirado e seguir para a segunda etapa, que consiste em imergir em água gelada ou com gelo. Esse choque térmico garante que o vegetal não continuará o cozimento interno mesmo depois que for retirado da água, permitindo que ele alcance a textura perfeita.
Você pode usar esse método para cozinhar vegetais como brócolis e couve-flor que você queira refogar ou assar logo em seguida. Vegetais como batata e abóbora que precisam de um cozimento mais prolongado antes de serem fritos ou assados devem ser escaldados e não branqueados.
No branqueamento, o alimento deve sofrer um choque térmico para atingir a textura ideal
Veja mais:
Banho-maria e banho-joão: entenda tudo sobre as duas técnicas culinárias e o jeito certo de fazer
Detesta brócolis ou coentro? Tem motivo! Veja explicação científica para você odiar alguns alimentos