• Entrar
  • Cadastrar
Descubra como saber a temperatura da panela com água ou óleo sem termômetro
Não entre numa fria! Saiba o momento certo de colocar a comida na panela com truques caseiros de como medir a temperatura da panela

Na hora de cozinhar, cada alimento tem seu ponto ideal de preparo que depende da temperatura. Descobrir a temperatura do forno, da panela com água ou da frigideira com óleo é ideal para saber quando está no momento certo de colocar os ingredientes no fogo. A boa notícia é que você não precisa ter um termômetro culinário para medir o interior das panelas. Com truques simples você consegue verificar a temperatura da água ou do óleo quente. Veja como no TudoGostoso!

temperatura da panela medida com um termômetro culinário no óleo quente a 160ºC Você não precisa de um termômetro para medir a temperatura da panela

Por que verificar a temperatura da panela antes de cozinhar?

Apenas colocar o botão na temperatura desejada nem sempre garante que a panela estará naquele valor exato. Uma coisa é a temperatura do fogão, outra é da superfície acima dela. Dependendo da espessura ou material da panela e se ela está cheia de água, de óleo ou com algum outro ingrediente, o resultado pode variar.

Além disso, existe o tempo de aquecimento que a panela leva até atingir a quantidade de calor desejada. Por isso, saber como identificar ou medir a temperatura da panela é a melhor maneira de ter certeza de que está pronta para adicionar a comida.

Qual a temperatura ideal para cozinhar alimentos na água e no óleo?

temperatura da panela com panela de metal com água fervendo cozinhando ovos A temperatura ideal da fervura da água varia se estiver cozinhando ovos, legumes, carnes ou massas

Não adianta muito saber a temperatura que está na panela se não souber qual a ideal para o cozimento. Como nem toda receita indica o número exato, é bom conhecer os valores mais usados para preparar alimentos.

Para cozinhar na panela com água, o mínimo indicado é 70ºC para eliminar micro-organismos dos ingredientes que podem causar doenças. Mas dependendo da comida, pode precisar de mais calor para ficar no ponto desejado. Para frutos do mar, frutas e ovos, a fervura branda, de 85ºC, é mais indicada. Massas, legumes, carnes e outros alimentos mais resistentes precisam de fervura alta a 100ºC.

No caso da fritura com imersão a óleo, a temperatura ideal para a maioria dos alimentos fica em torno de 180ºC. Nesta temperatura eles cozinham por dentro e selam por fora, evitando que absorvam muito óleo. A exceção são frituras mais delicadas como verduras e legumes que cozinham bem a 160ºC sem perderem suas características. Mais baixo do que isso, os ingredientes absorvem óleo e ficam gordurosos. E acima de 200ºC o óleo comum queima e deixa um cheiro e gosto desagradáveis.

Como saber a temperatura da água na panela?

panela com água fervendo e legumes em volta Fique atento às bolhas para saber a temperatura da água

O truque para saber o ponto de fervura da água não requer nenhum ingrediente ou instrumento especial. O segredo é observar as bolhas. O tamanho e quantidade de bolhas da água dizem mais sobre a temperatura dela do que você imagina. O primeiro estágio são as pequenas bolhas que aparecem no fundo da panela. Elas são bem pequenas, do tamanho da cabeça de um alfinete. Nesse estágio, a água está a cerca de 70ºC.

Quanto mais quente a água estiver, maior as bolhas ficam. Quando tiverem um tamanho mediano, mas ainda grudada ao fundo, a temperatura aproximada é de 80ºC. Outro sinal que verá é o vapor que já começa a surgir. Quando as bolhas estiverem maiores e começarem a subir para a superfície, você estará lidando com uma água acima dos 85ºC.

O próximo estágio começa quando as bolhas sobem tão rápido para o topo que formam correntes de bolhas do tamanho de pérolas, o que significa que está em torno de 95ºC. Pouco depois a água terá ainda mais bolhas e mais vapor, indicando ponto de ebulição a 100ºC. Mas atenção! Esses valores funcionam para água pura e simples. Caso tenha impurezas, como o próprio sal, a temperatura de ebulição é maior. Por isso, o recomendado é adicionar sal e temperos depois de atingir o ponto certo da fervura.

Como medir a temperatura do óleo na panela?

pessoa mexendo uma panela azul com fritura Para acertar na fritura, você pode usar medir a temperatura da panela com três truques

No caso do óleo para fritura em imersão, existem vários truques que pode utilizar para saber se está na temperatura certa, com fósforo, colher de madeira e pão! A técnica usando fósforo é simples. Coloque um fósforo sobre o óleo. Quando ele acender, saberá que está na temperatura ideal de fritura a cerca de 180ºC. Fique de olho porque ele acende e apaga em poucos segundos! Depois é só tirar o fósforo com uma escumadeira ou colher e preparar a sua batata frita, seu frango empanado ou o que mais quiser.

O truque da colher da madeira pede que você segure o cabo de uma colher de madeira, um hashi ou similar dentro do óleo. Quando começar a borbulhar em volta da madeira, é sinal de que está quente o bastante para fritar. Essas duas técnicas indicam que o óleo está quente, mas não ajudam tanto a definir a temperatura. Se quiser mais precisão, use um pedaço de pão!

Deixe o óleo no fogão por alguns minutos. Quando quiser medir, coloque um pedaço de pão dentro. Se ele for direto ao fundo e não subir, a temperatura do óleo é de 150ºC. Se ele subir bem devagar, está em aproximadamente 160ºC, a quantidade ideal de calor para fazer tempura ou receitas com legumes. Mas se o pão subir rápido e ficar douradinho em menos de um minuto, então estará a 180º C, perfeito para frituras em geral. O pão queimou? Então pode diminuir um pouco o fogo porque está chegando aos 190ºC.

Veja mais:

7 truques infalíveis para fazer fritura digna de restaurante

Chega de sujar o fogão! Truque surpreendente impede que água de fervura transborde da panela

Os melhores itens para fazer a fritura perfeita em casa

Temas relacionados