• Entrar
  • Cadastrar
Truque para saber a temperatura do forno sem termômetro vai transformar o seu jeito de cozinhar
Não tem termômetro culinário? Sem problemas! Com truques simples você pode deixar a temperatura do forno adequada para cada preparo

Como saber a temperatura do forno sem termomêtro? Com certeza você já se deparou com uma receita de bolo, pão, lasanha ou outra comida assada que pedia para deixar no forno a uma temperatura específica. Só que simplesmente colocar o botão no número pedido nem sempre corresponde a temperatura real dentro do eletrodoméstico. Se você tiver um termômetro culinário é fácil medir com precisão. Mas você não precisa ficar no escuro se não tiver essa ferramenta, porque o TudoGostoso vai mostrar para você como descobrir a temperatura do forno com truques simples!

pessoal segurando uma assadeira com biscoitos queimados por que a temperatura do forno estava errada Saber a temperatura do forno é importante para evitar que suas receitas queimem ou fiquem cruas

Por que é importante saber a temperatura exata do forno?

Muitas receitas que precisam assar no forno precisam de exatidão na temperatura, especialmente para fazer bolos, pães e massas mais delicadas. Uma temperatura muito alta vai torrar o exterior em pouquíssimo tempo enquanto o interior ainda fica cru. Uma temperatura mais baixa do que o recomendado, por outro lado, vai estragar toda a fermentação e a massa não vai crescer como deveria. Por isso é importante colocar na temperatura certa.

Por que a temperatura real é diferente da mostrada no painel?

Infelizmente para nossos experimentos culinários, nem sempre os números ao redor do botão correspondem à temperatura real do forno. Aparelhos antigos ficam desregulados com o tempo e não funcionam com tanta precisão. Além disso, o forno raramente esquenta por igual. A grade inferior é mais quente do que a superior por estar perto da fonte de calor. A distribuição de calor também pode mudar de um canto para o outro.

Caso você use um forno à gás, existe mais uma variável. A quantidade e até a qualidade do gás podem alterar a temperatura da chama, principalmente se usar botijão. Por causa disso tudo, se as suas receitas de forno salgadas e doces não estão dando certo mesmo fazendo tudo certinho, então o problema pode estar no eletrodoméstico. A melhor solução é verificar se as temperaturas estão corretas para ajustar seu modo de preparo de acordo.

forno aberto e vazio Muitas variáveis fazem com que a temperatura do forno não corresponda ao indicado no botão

Como diferenciar temperatura de forno baixo, médio e alto?

O que significa quando a receita pede para colocar em forno baixo? Ou então médio ou alto? Não se trata de adivinhação. Cada um desses termos se refere a uma faixa de temperatura que é importante saber para usar o equipamento sem medo de errar.

O forno baixo é a menor temperatura disponível, entre 150ºC e 160ºC. É ideal para receitas bem leves e delicadas, como suflê e suspiro. Depois vem o forno médio, que fica entre 170ºC e 190ºC. A temperatura 180ºC é a mais usada e serve para bolos, tortas e massas como um todo. Também é o indicado para fazer vegetais assados.

O forno alto é quando chega e começa a passar de 200ºC. Ele é usado para fazer pães e assar carnes variadas. Por fim temos o forno forte ou bem alto, que é quando supera os 250ºC. Essa temperatura só é usada em receitas bem específicas como para finalizar certas carnes.

E vai mais dois vocabulários culinários para você virar especialista: forno arrefecido e forno preaquecido. O forno arrefecido é quando você desliga o aparelho, mas ele ainda está quente por dentro, importante para finalização de receitas. Forno preaquecido é quando liga o eletrodoméstico pelo menos 10 a 30 minutos antes de colocar a comida dentro. Isso é feito para ele já atingir a temperatura indicada e a receita começar a assar de imediato.

Pessoa retirando uma fornada de 12 cupcakes do forno O forno médio a 180ºC é o mais usado na confeitaria para bolos e tortas

Como saber a temperatura do forno com açúcar

Usar um termômetro para forno é a maneira mais fácil de medir a temperatura, mas não é um acessório comum nas cozinhas de casa. Felizmente, o truque para medir a temperatura usa um ingrediente bem mais conhecido: o açúcar. O ponto de fusão do açúcar, ou seja, quando ele derrete, é de 185ºC. Assim, ele é um bom ponto de referência para saber se o indicador corresponde à realidade.

Para isso, comece preaquecendo o forno em 180ºC por meia hora, para garantir que a temperatura interna tenha atingido o valor que esperamos que tenha. Pegue uma assadeira, cubra com papel alumínio e coloque uma colher (sopa) rasa de açúcar no meio. Bote a assadeira no meio do forno para verificar a temperatura como um todo.

Espere 10 minutos e volte para ver o resultado. Se a temperatura estiver certa, o açúcar estará derretido. Se não estiver derretido, a temperatura é menor do que 180ºC. Se estiver queimado, seu forno está acima de 180ºC. Anote para usar de referência ao fazer as suas receitas. Se quiser mais exatidão, você pode repetir o teste com várias marcações do botão até encontrar a que realmente deixa o forno a 180ºC.

forno com um termometro pendurado na frente medindo a temperatura do forno e cupcakes atras Na falta de um termômetro, você pode medir a temperatura do forno com açúcar ou papel

Como saber a temperatura do forno com papel

Para descobrir se seu forno alcança temperaturas variadas, o truque é usar papel sulfite, a tradicional folha de papel branco A4. Preaqueça o forno na temperatura desejada por 10 a 15 minutos. Coloque o papel aberto dentro e espere 5 minutos.

Após 5 minutos, se o papel não tiver mudado de cor, o forno está baixo, a 160ºC. Se ele começar a ficar amarelado, é sinal de forno médio a 180ºC. Para diferenciar os dois, a dica é tirar a folha do forno para não se enganar com a luz. Não esqueça de usar uma luva ou pano para não se queimar.

Em temperaturas mais altas, a mudança é maior. Se o papel estiver escuro, o forno está a 200ºC. E se estiver queimado, então está lidando com um forno a 250ºC. E uma dicaextra: depois de descobrir a potência correta de cada posição do botão, vale anotar no próprio display para não esquecer.

Veja mais:

Aprenda a fazer desmoldante caseiro e seus bolos nunca mais irão grudar na forma!

5 receitas caseiras incríveis para remover manchas de ferrugem do fogão e forno

Conheça seis utensílios que podem ser levados ao forno sem preocupação

Temas relacionados