• Entrar
  • Cadastrar
Não erre mais no bolo! Veja dicas essenciais para suas receitas sempre darem certo
Fez bolo em casa, mas não deu certo? O TudoGostoso vem ao seu resgate para nunca mais errar no bolo

Bolo caseiro é uma delícia, mas tem muita coisa que pode dar errado ao experimentar uma receita nova. A massa pode ficar solada, seca ou mesmo com gosto ruim. Mas não se desespere! Com algumas dicas você pode fazer as suas receitas de bolo darem sempre certo. Confira no TudoGostoso como não errar mais no preparo dessa delícia.

pessoa segurando uma forma com bolo redondo e em volta ingredientes epalhados como farinha, ovo e fermento Nunca mais erre no bolo com as nossas dicas infalíveis!

Antes de mais nada, leia a receita

Pode parecer óbvio, mas ler a receita antes de começar é fundamental para qualquer receita, inclusive com um bolo simples. Conhecer a receita ajuda a se preparar para os passos seguintes e não se enrolar no processo. É também uma maneira de ter todos os ingredientes e utensílios em mãos para não esquecer nada.

Imagina começar a misturar a massa e perceber que não tem baunilha em casa ou que o fermento está vencido? Não dá, né? Então, na hora de fazer o bolo, confira a receita do começo ao fim e deixe tudo separado, tanto os ingredientes quanto os utensílios e panelas.

Use os ingredientes na temperatura correta

Se a receita pede manteiga sem sal, não pense que é só tirar da geladeira e colocar direto na tigela. Os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente para o bolo não desandar. Manteiga, leite e ovos precisam ser retirados da geladeira com antecedência para ficarem na temperatura certa. E não pense que colocar no micro-ondas resolve. Uma manteiga derretida ou quente demais dá tão errado quanto uma barra de manteiga muito gelada.

pedaço de manteiga cortada em um prato A manteiga não pode estar nem gelada e nem quente: temperatura ambiente é o ponto ideal

Use o tipo de fermento e de farinha certos

Fique atento ao tipo de fermento e farinha da receita. Um bolo com farinha de trigo é diferente de um bolo com farinha de amêndoas. Da mesma forma, não confunda o fermento químico com o fermento biológico. Receitas de bolos e tortas doces pedem fermento químico, conhecido como fermento em pó. Já o fermento biológico é usado em pães e massas pesadas como pizza.

Use as medidas exatas

As medidas dos ingredientes não estão ali à toa. Para garantir que seu bolo dê certo e tenha consistência macia e sabor maravilhoso, siga a receita à risca. O melhor para ter garantir que tem a quantidade exata é usar uma balança de cozinha. Mas, se você não tiver uma em casa e a receita estiver em gramas, você pode converter e medir ingredientes usando as medidas em xícaras e colheres.

Quando você ficar confiante na cozinha, até pode experimentar fazer um bolo sem receita usando as proporções correspondentes, mas tenha em mente que pode não funcionar de primeira.

balança culinária com farinha e ingredientes variados como ovo e fermento em volta Uma pequena alteração na quantidade dos ingredientes pode fazer toda a diferença no resultado

Peneire os ingredientes antes de incluí-los na massa

Itens secos como farinha e açúcar precisam passar pela peneira antes de misturar com os ingredientes úmidos. Assim você evita os gruminhos e ainda deixa a massa mais aerada. O resultado é um bolo fofo e leve. E lembre-se de medir ou pesar esses ingredientes depois de peneirar! Como parte do conteúdo fica na peneira, a farinha e o açúcar ficam com peso e quantidade diferentes no final do processo.

Adicione os ingredientes na ordem pedida

Cada item da receita deve ser adicionado na sua hora certa. Não é porque no fim tudo vai ser misturado junto que pode colocar de qualquer maneira. A ordem dos fatores altera sim o resultado em uma receita de bolo. Em via de regra, primeiro entram os ingredientes úmidos, como ovos e manteiga e depois os secos como farinha e açúcar. O fermento entra no final.

Cada item deve estar bem incorporado à massa antes de seguir para o próximo. E não tenha pressa em colocar tudo de uma vez. Adicione um ovo de cada vez e despeje a farinha aos poucos para não atrapalhar na mistura da massa do bolo.

creme de leite sendo colocado em um liquidificador Em uma receita de bolo, tipicamente ingredientes úmidos como leite e ovo entram primeiro

Não bata a massa demais

Você já adicionou todos os ingredientes e a massa está bem uniforme como deveria, mas quer bater um pouco mais só para garantir? Cuidado! Nas primeiras etapas da receita, misturar por muito tempo não é problema. Mas, depois de adicionar a farinha, é bom não exagerar.

Bater farinha na massa por muito tempo aumenta a quantidade de glúten e ainda pode tirar todo o ar que foi incorporado até então. Para não acabar com um bolo solado, bata a massa apenas o bastante para os ingredientes incorporarem.

Unte a assadeira adequadamente

Imagine a cena. Seguiu a receita direitinho, a massa cresceu e deixou a casa inteira com aquele cheirinho de bolo e, na hora de desenformar, não consegue tirar inteiro porque grudou na assadeira. Uma tristeza, não é? Então unte bem o tabuleiro de bolo, tanto no fundo quanto nas laterais, e não esqueça dos cantos!

Você pode untar e farinhar formas de várias maneiras. Manteiga e óleo são os mais usados para a primeira camada, enquanto o açúcar e o chocolate em pó podem substituir a farinha. Para espalhar, vale usar pincel culinário ou uma folha de papel-toalha. O papel-manteiga também é uma opção excelente e sem sujeira. Uma dica é deixar a assadeira untada antes mesmo de começar a fazer a receita. Assim você não se enrola e nem esquece essa etapa.

pessoa passando manteiga em uma assadeira de bolo Não esqueça de untar e farinhar cada canto da assadeira para o bolo sair inteirinho

Escolha a forma certa para caber a massa

Nem toda receita de bolo rende massa para ocupar o mesmo tabuleiro. Se tiver pouca massa, prefira usar formas menores para seu bolo não ficar fino demais e não arriscar queimá-lo. Se o oposto acontecer e a quantidade de massa for muito grande, não tente colocar tudo. O bolo precisa de espaço para crescer sem transbordar. É bom ter cerca de um centímetro (ou uma medida de um dedo) de borda livre.

Se sobrar massa e não quiser jogar fora, você pode fazer uma segunda leva em uma assadeira menor ou em formas individuais para bentô cake ou cupcake. E uma dica extra para você: espalhe bem a massa para ficar nivelada. Pode usar uma espátula e dar batidinhas na lateral para ela assentar e ficar sem bolhas.

Não tente apressar o forno

A não ser que você esteja no meio de uma competição culinária como o MasterChef, não tenha pressa depois de colocar o bolo no forno. Não tente colocar temperaturas mais altas achando que a massa vai assar na metade do tempo. A quantidade de calor certa é importante para crescer uniformemente sem queimar em uma parte e ficar crua em outra.

A maneira correta de usar o forno em uma receita de bolo é pré-aquecer por pelo menos 15 minutos em uma temperatura média de 180ºC. Depois você insere o tabuleiro e mantém a temperatura média. Quando tiver feito isso, pode relaxar e deixar o forno fazer o seu trabalho.

Bolo em uma assadeira redonda dentro do forno Tenha paciência enquanto o bolo assa no forno na temperatura certa

Não abra o forno várias vezes enquanto assa

Nós sabemos como pode ser tentador olhar o bolo no forno a cada cinco minutos para saber se está crescendo direitinho. Mas segure a tentação e não abra o forno enquanto assa. Quando você faz isso, o calor escapa e altera a temperatura do interior momentaneamente.

Esse contraste faz o bolo parar de crescer e você pode acabar com um bolo solado, principalmente se estamos falando de massas mais leves e sensíveis como o pão de ló ou o chiffon. Se quiser acompanhar o cozimento, veja por fora, através da janela de vidro na porta. Apenas nas etapas finais do preparo é seguro abrir para conferir se está no ponto certo. Ou seja: se o bolo precisa ficar 40 minutos no forno, não abra antes de 30 minutos.

Espere o bolo descansar

Bolo caseiro fresquinho é uma delícia, mas você não precisa se antecipar tanto. Quando o bolo sair do forno, deixe-o descansar por alguns minutos. Em questão de 5 ou 10 minutos, o ar quente terá saído e você pode desenformar sem que ele desmanche. Se for rechear ou decorar é mais um motivo para esperar esfriar, já que o bolo quente pode estragar coberturas e recheios.

Ao mesmo tempo, é bom não deixar o bolo no tabuleiro para sempre. Se ficar lá muito tempo, o calor pode gerar umidade no fundo. Não só vai ficar mais difícil tirar o bolo do lugar dessa maneira como a textura do doce pode mudar. Se possível, desenforme o bolo e coloque-o em um suporte em grade ou com furos embaixo para poder respirar sem o calor condensar.

Veja mais:

Troque o leite nas receitas de bolo e economize com as dicas do TudoGostoso

Como calcular a quantidade de bolo para o número de pessoas?

Bolo de cenoura que sai recheado do forno: aprenda o truque da farinha de trigo

Temas relacionados