Se você tem o hábito de se aventurar na cozinha, é bem provável que já tenha preparado um bolo solado sem querer, né? Não dá para negar: tirar a receita do forno e ver que não deu certo é bem decepcionante. E, em muitos casos, o bolo solado acaba indo para o lixo.
Para evitar esse desperdício, saiba que há formas de reaproveitar o bolo que não deu certo. Com um pouco de criatividade e técnica dá para transformar a massa solada em outra sobremesa tão saborosas quanto a pretendida. Duvida? O TudoGostoso te mostra como fazer, vem com a gente!
Bolo solado não precisa ir para o lixo
Como recuperar um bolo solado?
Existem algumas maneiras de recuperar ou dar outro uso para o bolo que solou. Veja as opções:
1. Molhe com leite quente
Um bolo solado não cresce direito, fica denso e seco, mas nem por isso precisa ser jogado no lixo. Há um truque para deixá-lo mais molhadinho e com textura agradável, que consiste em adicionar leite quente com açúcar para molhar a massa.
Não tem muito segredo: aqueça o leite, acrescente açúcar e regue a massa de forma lenta e uniforme, até que o bolo absorva todo o líquido. Se quiser dar um charme a mais na receita, você pode cobrir com um ganache, por exemplo. Seu bolo ganhará muito mais sabor!
2. Faça cake pops
Que tal transformar o bolo que não deu certo em uma versão divertida de pirulito de bolo? A sobremesa que virou febre nos aniversários infantis é simples de preparar em casa e pode ter como base o bolo solado.
Tudo o que você vai precisar fazer é esfarelar toda a massa em um tigela e misturar com um recheio para que fique com consistência boa para ser enrolado. Alguns recheios que funcionam bem são doce de leite, leite condensado e até ganache de chocolate.
Quando a massa estiver possível de enrolar, espete no palito, mergulhe em cobertura de chocolate derretido e leve à geladeira para firmar. Veja mais detalhes da receita de cake pop.
3. Sirva bolo de pote
Se o bolo inteiro não rolou, você pode dar um novo formato para ele. Essa dica também serve para bolos que quebraram ou só ficaram secos demais. A receita de bolo de pote é estratégica nesses casos porque é feita com camadas de bolo esfarelado e umedecido com uma calda. Assim, é possível reaproveitar o bolo solado.
O resultado final varia conforme o sabor escolhido, mas é interessante escolher um recheio, uma calda e uma cobertura. A montagem pode ser assim: um pouco de recheio, uma camada de bolo umedecido, recheio, mais bolo umedecido e cobertura. Se quiser, também pode acrescentar frutas e confeitos.
4. Experimente pavê de bolo
Outra forma de aproveitar o bolo solado é fazendo um pavê. Já ouviu falar dessa receita? Ela é ótima para reutilizar bordinhas e rebarbas que são descartadas quando fazemos bolos decorados, mas também serve para aproveitar massa solada.
Você pode usar o bolo cortado bem fininho para fazer as camadas do pavê ou, se preferir, utilizar ele esfarelado mesmo. A montagem é simples: uma camada do creme de sua preferência, uma camada de bolo, regue com calda de açúcar ou leite e repita as etapas até encher o refratário. É possível fazer pavê de bolo de diversos sabores: chocolate, morango, bombom, creme branco, pêssego etc.
Por que às vezes o bolo fica solado?
Abrir o forno antes do tempo é um dos fatores que faz o bolo solar
Agora que você aprendeu algumas soluções para não jogar bolo solado fora, vale a pena entender um pouco mais do tema para evitar que as próximas receitas de bolo também deem errado, né?
Existem diversos fatores que fazem com que um bolo sole e você vai precisar identificar o que pode ter acontecido para tentar corrigir da próxima vez. Um dos motivos mais frequentes é abrir o forno enquanto o bolo ainda está assando. O contato com o ar frio faz com que o bolo murche e pare de crescer, por isso é importante respeitar o tempo de cocção e monitorar o ponto através da porta de vidro do forno.
Outro erro que você pode ter cometido é ter esquecido de usar fermento ou mesmo ter usado um fora da validade. O bolo solado é um bolo que não passou pelo processo de fermentação corretamente e um ingrediente fora da validade compromete toda a receita.
Vale a pena, ainda, prestar atenção na temperatura do forno, nas quantidades de ingredientes e no modo de preparo. Evite fazer as receitas “no olho”, farinha demais ou líquido de menos podem gerar um bolo seco, por exemplo.
Veja mais: