• Entrar
  • Cadastrar
Creme empelotado? Com um truque simples você salva a receita e evita desperdício
Ninguém merece gruminho de farinha no molho. Saiba como recuperar o creme ou molho que empelotou com essas dicas!

Do molho branco do macarrão ao recheio da torta holandesa, várias receitas pedem algum tipo de creme. Normalmente são preparos que deixam a receita cremosa e saborosa. Mas quando a receita empelota essa experiência muda. O creme empelotado não está estragado e nem faz mal, mas muda toda a textura do seu prato. Para não jogar comida fora ou ter que comer do jeito que está, veja no TudoGostoso como salvar o creme empelotado.

creme empelotado: pessoas mexendo com uma colher em panela com molho branco Com um truque simples você pode tirar os gruminhos e salvar o creme empelotado

Por que o creme empelota?

Os ingredientes são os principais culpados do creme empelotado. Ou melhor, a forma que você cozinha deles na receita que pode virar um problema. Muitos cremes usam farinha de trigo, amido de milho (a famosa maisena) ou similar para engrossar o preparo. Só que esses ingredientes em pó podem se unir em gruminhos que empelotam o molho dependendo do cozimento.

O creme também pode empelotar ao adicionar leite à mistura. O creme de leite pode talhar e o leite condensado pode desandar, levando a um creme empelotado, ainda mais no caso de sobremesas. Cremes à base de ovos também podem empelotar porque elas cozinham instantaneamente no calor alto. Por isso é bom ter cuidado redobrado ao adicionar esses ingredientes para evitar que eles atrapalhem a sua receita.

Não culpe apenas os ingredientes. Os utensílios e a maneira que você cozinha impactam o resultado. Panelas muito finas fazem a temperatura aumentar muito rápido, cozinhando demais nas bordas antes de cozinhar o interior. Usar o fogo muito alto ou não misturar direito também podem levar ao creme empelotado.

Que cremes podem empelotar?

Molho branco O molho de branco usado em massas empelota com facilidade se não tomar cuidado

Basicamente qualquer molho, creme ou caldo que use farinha, amido ou algum derivado do leite para engrossar pode acabar empelotado. O molho béchamel que acompanha massas é feito com farinha, leite, manteiga e óleo e é a principal fonte de reclamações de molho empelotado. A polenta cremosa, que leva fubá e creme de leite, é outra que pode desandar e acabar com gruminhos.

O creme inglês que acompanha doces como pudim de claras é um preparo delicado com gema, leite e açúcar e precisa de cautela com a temperatura para não estragar. Até cremes mais consistentes, como o usado no recheio da torta alemã, podem empelotar por causa do creme de leite.

Como evitar que o creme fique empelotado?

Vai fazer uma dessas receitas e quer evitar acabar com um creme empelotado? Com algumas dicas simples você consegue aumentar as suas chances de fazer o preparo dar certo de primeira!

creme empelotado: panela rasa com molho bechamel e uma colher de madeira misturando Com algumas dicas o seu molho ou creme podem ficar lisos e saborosos de primeira

Para não errar ao adicionar farinha ou amido de milho, a dica é diluir com água ou leite, dependendo do que fizer mais sentido para a receita. Primeiro dissolva a farinha ou amido misturando com um pouco do líquido para já remover todos os gruminhos possíveis antes de adicionar os outros ingredientes. Só cuidado para não exagerar e deixar seu creme muito líquido no final.

Se o creme ou molho une manteiga e farinha, o ideal é misturar os ingredientes fora do fogão. Assim você evita os gruminhos que se formam no calor. A dica é similar quando a receita leva ovo. A gema cozinha rápido em temperaturas altas e isso pode formar a consistência indesejada. Por isso, tire a panela do fogão e espere esfriar antes de adicionar o ovo à mistura.

Escolha os utensílios certos! Prefira panelas bem grossas que controlam melhor a temperatura para uma parte do creme não cozinhar antes da outra. Use fouets em caso de cremes mais leves para desmanchar qualquer tipo de gruminho que ameace aparecer. Misture bem o creme enquanto prepara usando uma espátula para raspar as laterais da panela e não deixar nada para trás. Por fim, pratique a paciência e cozinhe seu creme em fogo médio para baixo, nunca alto.

O que fazer para consertar o creme empelotado?

Não teve jeito e o creme empelotou mesmo tomando todos os cuidados? Não tem problema. Existe um truque simples que pode salvar a sua receita para ter um creme lisinho sem ter que começar do zero.

batedeira e liquidificador em promoção no Prime Day: copo de liquidificador com líquido batendo, visto de cima O liquidificador é a ferramenta mágica que vai salvar o seu creme empelotado!

O segredo para consertar o creme empelotado? Liquidificador! Quando notar que os gruminhos começaram a aparecer, coloque a mistura no liquidificador e ligue. Bata até perceber que as “bolinhas” se dissolveram e que o creme está liso como deveria. Caso não esteja muito empelotado, dá até para bater na mão usando um fouet.

Se não quiser bater no liquidificador por muito tempo ou ainda sobrarem gruminhos, passe o creme por uma peneira. O utensílio vai reter os pedaços e deixar passar apenas a parte líquida. Com esses métodos você pode salvar qualquer creme empelotado sem afetar o sabor ou deixar o preparo líquido demais.

A última dica para consertar o creme empelotado é adicionar leite. Essa solução é melhor para receitas que empelotaram por causa da farinha, já que ajuda a dissolver os gruminhos dela. Mas prefira usar essa técnica em cremes que tenham leite na composição para não alterar o resultado final.

Veja mais:

Como fazer molho branco cremoso em 2 versões para deixar suas massas e gratinados irresistíveis

Receitas de molho para macarrão: veja as melhores ideias para sua massa

Creme de confeiteiro: 5 receitas que vão incrementar seus doces

Temas relacionados