• Entrar
  • Cadastrar
Evite que as fatias de maçã fiquem marrons com esse truque simples de um food stylist

Não desperdice mais as maçãs da sua salada ou do seu lanchinho da tarde com essa dica infalível!

Pare de jogar as fatias de maçã fora por causa das manchas escuras! (Foto: Shutterstock) 

Como evitar que as fatias de maçã fiquem marrons? Se você costuma passar por esse dilema quando leva maçã fatiada na salada ou em um potinho para tapear a fome durante o expediente, já deve ter se deparado com esse problema.

Mas será que esse tom não é apenas estético? É inevitável que quando a maçã fique com uma cor mais escura, você perca interesse em comê-la e acabe descartando. Ou seja, o resultado é o desperdício da uma fruta tão poderosa para a saúde.

Mas será que você sabe que existe uma solução para esse problema? E não pense que envolve suco de limão ou canela. Descubra a seguir e se surpreenda com essa fórmula mágica!

Saiba como evitar manchas escuras na sua maçã e evite o desperdício

Você certamente já passou por uma situação parecida. Antes de sair de casa, preparou uma salada linda de vegetais, cortou algumas fatias de maçã para incrementar o seu almoço saudável, mas acabou desistindo de comer a sua obra de arte porque foi convencida a almoçar no restaurante que você ama com os amigos de trabalho.

O problema é que na volta para casa, ao abrir a sua "quentinha", você se deparou com as maçãs fatiadas completamente escuras e sem vida. É inevitável que você pesque as fatias de maçã com manchas escuras e descarte na lixeira.

Mas você nunca mais vai passar por isso se colocar em prática esse truque surpreendente para evitar que as frutas fiquem escuras. E não é suco de limão e nem canela!

Por que as fatias de maçã ficam marrons?

O escurecimento da maçã é uma descoloração natural causada pela reação de enzimas naturais desencadeadas pelo fatiamento, mas também pode afetar negativamente o sabor, o odor e até mesmo o valor nutricional.

Para impedir o escurecimento das maçãs existe um segredo infalível. O suco de limão e a canela em pó costumam ser sugeridos para evitar a mudança de cor da fruta e, apesar de funcionarem em algumas ocasiões, você pode recorrer a uma salmoura.

Acredite! Essa é a melhor forma e mais fácil de evitar o escurecimento da sua fruta. A dica surpreendente é de um food stylist, que revelou o seu segredo em um set de filmagem da Kitchn.

Como uma de suas missões é manter os alimentos com aparência de frescos para a câmera por horas, alguns truques como esses costumam ser revelados por esses profissionais.

O que acontece com o sabor da maçã ao colocar na salmoura

Não, as fatias de maçã não vão ficar salgadas. Você mal vai perceber qualquer salinidade nelas. Mas caso queira eliminar qualquer resquício de sal, basta enxaguar as fatias de maçã antes de ingerir. Sem enxágue, os pedaços de maçã em salmoura podem ter um sabor levemente salgado.

Saiba como preparar a solução para manter as fatias de maçã frescas

Confira o passo a passo da água salgada para armazenar as fatias de maçã e evitar que elas fiquem escuras.

  • Misture 1/2 colher de chá de sal kosher em 1 xícara de água fria até dissolver;
  • Adicione as maçãs fatiadas e deixe de molho por cerca de 10 minutos;
  • Escorra as maçãs e guarde-as em um recipiente hermético por até uma semana.


Se for embalar as maçãs, enxágue-as em água fria. Caso contrário, enxágue as maçãs armazenadas imediatamente antes de servi-las ou embalá-las para remover o sal da superfície. Essas maçãs em salmoura conservam-se bem por até cinco dias na geladeira.

Veja mais!

Como evitar que as bananas fiquem pretas: truque simples mantém a fruta amarela por mais tempo

Pode comer uva com manchas? Descubra o que acontece

Temas relacionados