• Entrar
  • Cadastrar
Como usar pistache do jeito certo: veja dicas e receitas para entrar no clima do dia mundial desse ingrediente queridinho!

26 de fevereiro é o Dia Mundial do Pistache, e é claro que o TudoGostoso vai te ajudar a entrar no clima ensinando como usar pistache do jeito certo! 

Aprenda como usar o pistache nas suas receitas para impressionar todo mundo! (Créditos: Shutterstock)

Você sabia que existe o Dia Mundial do Pistache? Sim! Esse ingrediente amado merece um dia só dele para a gente degustar receitas deliciosas, e é no dia 26 de fevereiro! Em 2023, o pistache viralizou no mundo todo e virou um novo queridinho das receitas, principalmente na confeitaria. Afinal, quem não lembra dos panetones recheados com pistache? Como tanta gente ficou encantada com esse ingrediente, a febre dos doces com pistache segue em 2024. Se você quer experimentar em casa, mas não sabe nem por onde começar a usar esse ingrediente, o TudoGostoso te ensina as dicas para usar pistache do jeito certo. Confira!

O que é pistache e para que serve?

O pistache é uma noz originária da Ásia Central e do Oriente Médio e que é cultivado em muitos países do mundo. Ele é muito usado na gastronomia para preparar inúmeras receitas, mas também é consumido puro in natura como lanche saudável por causa da grande quantidade de benefícios que o pistache tem, como ser rico em fibras e ajudar a controlar a saciedade.

Qual o gosto do pistache?

O pistache tem um sabor bem único, mas ele lembra muito as nozes, e é caracterizado por ser levemente doce, com um pouco de sal e um fundo amargo.

Dicas para usar pistache do jeito certo

Como muita gente não tem o costume de usar pistache em casa, o TudoGostoso vai ensinar tudo que você precisa saber para usar esse ingrediente sem perrengues e sem desperdício; afinal, o pistache é bem caro, né?

Compre pistache de qualidade

A primeira dica que a gente sempre dá para tudo que é relacionado à comida é comprar um produto de qualidade. A gente sabe que um bom pistache pode ser uma pequena facada no bolso, mas é melhor investir em um pouquinho de um produto bom do que se arrepender de ter comprado um produto ruim.

Procure fornecedores de confiança para comprar os pistaches. Muitas lojas de produtos naturais vendem esse alimento, então sempre dê preferência para aquelas que você já conhece e já sabe a procedência.

Descasque e toste os pistaches

Depois que os pistaches estão na sua casa, o próximo passo é prepará-los para serem usados. Isso significa descascar e dar uma leve tostada; é o passo mais comum para todas as nozes como avelã e amêndoas.

Para descascar, basta pressionar a lateral da faca no pistache, como fazemos com alho. Rapidinho a casca sai.

Para tostar os pistaches, e só espalhá-los em uma assadeira e levar ao forno a 180º C por alguns minutos até dourar. Durante esse tempo, você vai sentir a casa ficando com um maravilhoso cheiro de pistache. Mas cuidado para não queimar!

Pique os pistaches de acordo com a receita

Para picar os pistaches da forma certa você precisa usar uma faca bem afiada ou colocar em um processador. Porém, é importante entender como que a receita pede esse ingrediente.

Se for picado grosseiramente, a gente aconselha usar a faca mesmo. Agora, se for picado mais fino ou até completamente moído, é melhor usar o processador.

Porém, tome cuidado na hora de processar para não deixar muito tempo e o pistache acabar soltando óleos demais, formando uma pasta.

Não exagere no uso

Como o pistache tem um sabor muito distinto e marcante, é importante você usar a quantidade correta e não exagerar para não deixar que o sabor dele domine completamente a receita e acabe deixando-a desagradável.

Armazene o pistache da forma correta

Para que os pistaches durem mais tempo na sua casa, o ideal é guardá-los em potes herméticos bem vedados e longe da exposição direta de luz e do sol. Dentro do armário da despensa é o melhor lugar!

Experimente receitas tradicionais com pistache antes de se aventurar

Antes de sair por aí colocando pistache em tudo quanto é prato, experimente usá-lo em receitas mais tradicionais ou preparos já consagrados. Assim, você consegue ter uma ideia melhor do sabor desse alimento e com quais outros ingredientes ele combina.

Uma das receitas mais tradicionais com pistache é a baklava, um doce árabe feito com pistache, nozes e mel. Uma verdadeira delícia! Confira abaixo algumas das outras receitas com pistache que o TudoGostoso te ensina!

Brigadeiro de pistache

Que tal incrementar o clássico brasileiro com esse ingrediente que está fazendo tanto sucesso? Não tem como ficar ruim! Veja a receita do brigadeiro de pistache.

Sorvete de pistache

Esse sorvete não tem erro, é muito fácil de fazer e tem um sabor maravilhoso. Ideal para se refrescar durante os dias mais quentes do ano. Veja a receita do sorvete de pistache.

Pão de pistache

Já pensou fazer um sanduíche de pistache? Pode ter certeza: você não vai se arrepender de provar essa delícia. E você ainda pode preparar em pequenos sanduíches para servir como entrada para convidados! Veja a receita do pão com pistache.

Seguindo essas dicas, o TudoGostoso tem certeza que você vai ficar completamente apaixonado por pistache assim como a gente!

Veja mais:

Recheio de pistache para ovo de Páscoa caseiro: surpreenda com essa receita de profissional
Sobremesa de rico fácil e rápida: esse tiramisù de pistache fica pronto em 15 minutos e fica divino

Temas relacionados