O panetone de pistache tomou conta das prateleiras das guloseimas de Natal este ano. A origem do panetone é bem tradicional e tem uma receita certa: aquela feita com passas e outras frutas secas. Mas isso não impediu que o chocotone caseiro e o industrializado conquistassem os brasileiros e muito menos evitou que outras receitas de panetones diferentes surgissem.
O panetone de pistache é uma das inovações natalinas que muitos fabricantes do pão doce festivo adotaram e que deixou muita gente de água na boca sem poder experimentar essa sobremesa de rico para o Natal. Só que aqui no TudoGostoso ninguém fica com vontade! Veja como você pode fazer um panetone de pistache em casa mais gostoso do que o que você encontra nas lojas e pagando bem menos!
Como fazer o famoso panetone de pistache?
A combinação do pão doce natalino com a oleaginosa que fica entre um amendoim e uma castanha fica bem saborosa. A massa é quase igual à de um panetone caseiro ou chocotone comum, o segredo está no recheio e na cobertura e você ainda pode juntar com o chocolate que fica uma delícia com ambos.
Ingredientes da massa do panetone
- 1 kg de farinha de trigo peneirada
- 3 ovos (grandes)
- 1 copo (americano) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 250 ml de leite morno
- 50 g de fermento biológico
- 20 ml de essência de panetone
- raspas de 1 limão
- 100g de pistaches sem casca, torrados e picados
- frutas secas ou gotas de chocolate (opcional)
Ingredientes do recheio de pistache
- 250g de pistache torrado e triturado
- 1 caixa de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 5 colheres de leite em pó
Modo de preparo
- Comece preparando os 350g de pistache torrado para toda a receita levando ao forno sem casca até ficar bem tostado. Triture levemente, separe 100g para usar na massa e reserve o restante.
- Para preparar a massa do panetone, bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga, o leite, o sal, o fermento e a essência até se misturarem.
- Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um espaço no meio e bote os ingredientes batidos.
- Amasse de fora para dentro até formar uma massa que solte das mãos.
- Adicione os pistaches torrados e picados, as raspas de limão e mais frutas secas ou gotas de chocolate se quiser.
- Cubra a massa e deixe descansar até dobrar de volume.
- Passe a massa para uma forma de panetone, faça um corte de leve em “x” por cima da massa e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 50 minutos ou até espetar um palito e ele sair seco.
- Para fazer o recheio, pegue 200g do restante do pistache tostado e bote em um triturador ou liquidificador e bata até virar uma pastinha espessa.
- Em seguida, coloque em uma panela o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó. Misture bem até derreter.
- Adicione a pasta de pistache e continue misturando por 2 minutos depois da fervura, fica tipo um brigadeiro de pistache de colher. Caso queira que fique mais esverdeado como o das lojas, use corante alimentício.
- Para rechear o panetone, você pode fazer de duas maneiras. A primeira é cortando a tampa, retirando o miolo e colocando o brigadeiro de pistache no meio, mesclada com camadas de farelo do panetone e fechada com a tampa. A segunda é fazendo furos com uma faca ou canudo por cima e enchendo com ajuda de um saco de confeiteiro.
- Bote o que sobrar do creme de pistache na cobertura junto com o restante dos pistaches triturados. Caso não sobre recheio, você também pode usar uma cobertura de chocolate derretido simples que fica uma delícia.
Veja mais:
Sobremesa de chocolate com pistache de 5 ingredientes SEM FORNO é um presente de Natal pra você e sua família
Panetone caseiro simples e tradicional ou com sabor único e surpreendente: escolha a sua receita e arrase nas festas de fim de ano!
8 coisas espetaculares que você só vai ver no Natal do Brasil