• Entrar
  • Cadastrar
Revelamos a receita do panetone de pistache: fica mais gostoso do que o das marcas famosas e custa bem menos

O panetone de pistache virou febre neste Natal e se você gosta do ingrediente vai amar aprender como fazer essa receita em casa

O panetone de pistache é a receita que você nem sabia que precisava para este Natal (Créditos: Shutterstock)

O panetone de pistache tomou conta das prateleiras das guloseimas de Natal este ano. A origem do panetone é bem tradicional e tem uma receita certa: aquela feita com passas e outras frutas secas. Mas isso não impediu que o chocotone caseiro e o industrializado conquistassem os brasileiros e muito menos evitou que outras receitas de panetones diferentes surgissem.

O panetone de pistache é uma das inovações natalinas que muitos fabricantes do pão doce festivo adotaram e que deixou muita gente de água na boca sem poder experimentar essa sobremesa de rico para o Natal. Só que aqui no TudoGostoso ninguém fica com vontade! Veja como você pode fazer um panetone de pistache em casa mais gostoso do que o que você encontra nas lojas e pagando bem menos!

Como fazer o famoso panetone de pistache?

A combinação do pão doce natalino com a oleaginosa que fica entre um amendoim e uma castanha fica bem saborosa. A massa é quase igual à de um panetone caseiro ou chocotone comum, o segredo está no recheio e na cobertura e você ainda pode juntar com o chocolate que fica uma delícia com ambos.

Ingredientes da massa do panetone

  • 1 kg de farinha de trigo peneirada
  • 3 ovos (grandes)
  • 1 copo (americano) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 250 ml de leite morno
  • 50 g de fermento biológico
  • 20 ml de essência de panetone
  • raspas de 1 limão
  • 100g de pistaches sem casca, torrados e picados
  • frutas secas ou gotas de chocolate (opcional)

Ingredientes do recheio de pistache

  • 250g de pistache torrado e triturado
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 5 colheres de leite em pó

Modo de preparo

  1. Comece preparando os 350g de pistache torrado para toda a receita levando ao forno sem casca até ficar bem tostado. Triture levemente, separe 100g para usar na massa e reserve o restante.
  2. Para preparar a massa do panetone, bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga, o leite, o sal, o fermento e a essência até se misturarem.
  3. Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um espaço no meio e bote os ingredientes batidos.
  4. Amasse de fora para dentro até formar uma massa que solte das mãos.
  5. Adicione os pistaches torrados e picados, as raspas de limão e mais frutas secas ou gotas de chocolate se quiser.
  6. Cubra a massa e deixe descansar até dobrar de volume.
  7. Passe a massa para uma forma de panetone, faça um corte de leve em “x” por cima da massa e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 50 minutos ou até espetar um palito e ele sair seco.
  8. Para fazer o recheio, pegue 200g do restante do pistache tostado e bote em um triturador ou liquidificador e bata até virar uma pastinha espessa.
  9. Em seguida, coloque em uma panela o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó. Misture bem até derreter.
  10. Adicione a pasta de pistache e continue misturando por 2 minutos depois da fervura, fica tipo um brigadeiro de pistache de colher. Caso queira que fique mais esverdeado como o das lojas, use corante alimentício.
  11. Para rechear o panetone, você pode fazer de duas maneiras. A primeira é cortando a tampa, retirando o miolo e colocando o brigadeiro de pistache no meio, mesclada com camadas de farelo do panetone e fechada com a tampa. A segunda é fazendo furos com uma faca ou canudo por cima e enchendo com ajuda de um saco de confeiteiro.
  12. Bote o que sobrar do creme de pistache na cobertura junto com o restante dos pistaches triturados. Caso não sobre recheio, você também pode usar uma cobertura de chocolate derretido simples que fica uma delícia.


Veja mais:
Sobremesa de chocolate com pistache de 5 ingredientes SEM FORNO é um presente de Natal pra você e sua família
Panetone caseiro simples e tradicional ou com sabor único e surpreendente: escolha a sua receita e arrase nas festas de fim de ano!
8 coisas espetaculares que você só vai ver no Natal do Brasil

Temas relacionados