Preparar um panetone caseiro é uma maneira incrível de trazer o espírito natalino para a sua casa, envolvendo todos com o aroma delicioso e o sabor inconfundível dessa iguaria tradicional. Este pão doce, repleto de frutas cristalizadas e uvas-passas, é uma opção encantadora para celebrar a época festiva. Os ingredientes básicos, como farinha de trigo, ovos, fermento biológico, açúcar, manteiga, são combinados para criar uma massa macia e aromática. A preparação exige um pouco de paciência e cuidado, pois a massa precisa descansar e crescer. Após o descanso, ela é modelada, deixando espaço para que as frutas se espalhem homogeneamente por toda a massa. Assar o panetone resulta em um pão dourado, macio e perfumado, pronto para ser apreciado com um delicioso café ou chá. Esta receita de panetone caseiro permite que você traga um toque pessoal à sua celebração natalina, além de ser uma ótima opção para presentear amigos e familiares com um carinho feito em casa. Sinta o espírito natalino enquanto prepara este panetone especial. Confira o passo a passo completo e encante a todos com o sabor único e a fragrância maravilhosa desta delícia festiva!
Ingredientes (3 porções)
- 1 kg de farinha de trigo peneirada
- 3 ovos (grandes)
- 1 copo (americano) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 250 ml de leite morno
- 50 g de fermento biológico
- 300 g de frutas cristalizadas (ou cubos de chocolate)
- 250 g de uva passa (de preferência sem sementes)
- 20 ml de essência de panetone (opcional)
- raspas de 1 limão
Modo de preparo
- 1
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga (ou margarina), o leite, o fermento e a essência, por aproximadamente 30 segundos.
- 2
Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro e acrescente os ingredientes batidos.
- 3
Amasse bem até que a massa se solte das mãos.
- 4
Em seguida, adicione as frutas, uvas passas e raspas do limão.
- 5
Distribua a massa em formas para pudim com furo central, untadas com margarina, até a metade da assadeira.
- 6
Deixe crescer até dobrar de volume.
- 7
Faça um corte em x em cima da massa, pincele gemas batidas e leve para assar até dourar.
Informações adicionais
Dicas para preparar a melhor receita de panetone caseiro
OBS: Também pode ser usada uma forma de papel própria para panetone (vendida em casas do ramo) untada com margarina.
A massa de panetone é super perfumada e o segredo está em ingredientes simples. Mesmo a receita de panetone simples, o ideal é usar raspas de limão, laranja, especiarias como canela, baunilha e até mesmo vinho!
Na hora de fazer panetone caseiro, existem muitos passos a serem seguidos para garantir que você acerte a receita de panetone. Um deles é o método esponja de panetone, que garante que o seu panetone fofinho e macio. Confira a matéria do TudoGostoso e aprenda a fazer o panetone perfeito!
Além do panetone tradicional, que é o panetone de frutas, existem outras versões de panetone. A mais famosa é o panetone de chocolate, conhecido como chocotone, mas também tem o panetone trufado, o panetone recheado, o panetone recheado com sorvete, além de versões diferenciadas como panetone vegano e panetone low carb. Até panetone salgado existe - e faz muito sucesso!
Para quem gosta de praticidade, que tal fazer um panetone de liquidificador? Simples, rápido e delicioso!
O panetone é uma linda lembrança natalina, podendo ser vendido ou até mesmo dar de presente. Invista num belo panetone decorado e surpreenda seus familiares no Natal! Mas se quiser fazer para vender, que tal invistir no panetone no pote? Uma ideia que tem tudo pra dar certo!
Origem do panetone: saiba mais sobre a receita tradicional do Natal
A versão com frutas cristalizadas e uva-passa teria surgido no século XIV, na região de Milão, na Itália. Como muitas criações culinárias, essa também vem amparada por interessantes lendas. Uma delas relata o surgimento da iguaria por volta do ano de 900, quando o auxiliar de cozinha Toni, a serviço do nobre Ludovico, o Mouro, teria acrescentado uva-passa e outros ingredientes a uma massa comum, propositadamente ou não.
Outra lenda conta que um rapaz, apaixonado pela filha do padeiro, se disfarçou de ajudante e criou um pão doce para conquistar a família pelo estômago e a criatividade. No Brasil, o panetone desembarcou com os imigrantes italianos no século XX. As produções comerciais mais antigas datam de 1939, com a família Di Cunto, e de 1948, com Carlo Bauducco.
Além da receita de panetone: outras receitas natalinas para a sua ceia
Que tal conferir no TudoGostoso outras receitas que são presenças obrigatórias na ceia de Natal? São várias receitas típicas dessa época do ano, como salpicão, panetone, peru de Natal, chester assado, arroz à grega, rabanada, pavê de bolacha maizena, pavê de chocolate, manjar de coco, pudim, fricassê de frango, mousse de maracujá e mais delícias!
Agora que você já sabe como fazer panetone caseiro, veja também:
Sobremesas de Natal: 55 receitas deliciosas
Acompanhamentos para a ceia de Natal: confira as opções
Almoço de Natal: receitas deliciosas para o dia 25