O arroz com passas é uma das comidas de Natal mais polêmicas. Uns adoram o prato que tem a cara da época festiva, outros torcem o nariz assim que reparam nos pontos escuros no meio do arroz branquinho. Mas por que a gente continua insistindo nesta receita natalina? Para responder essa pergunta, o TudoGostoso investigou e vai contar agora a origem da tradição de colocar uva passa no arroz durante o Natal.
Na briga entre arroz com passas e arroz sem passas, você está em qual time?
Qual a origem da uva passa?
A uva passa, assim como outras frutas secas, existe desde a antiguidade e partiu de um processo natural do alimento. Ainda na pré-história, especialmente na região do mediterrâneo, as uvas caiam das videiras e ficavam sob o sol por tempo o bastante para começarem a perder sua água até desidratar, resultando em uma versão enrugada e compacta da fruta.
Logo perceberam que a uva passa e as frutas secas não só continuavam boas para consumo como tinham uma durabilidademaior e ainda eram uma boa fonte de energia para viagens por causa do açúcar. Desde então as pessoas passaram a desidratar as frutas de propósito quando estavam na época para ter como consumi-las no inverno. Hoje em dia as uvas são desidratadas artificialmente, em um procedimento que pode levar até 45 horas, e as passas estão disponíveis o ano inteiro e dominam a ceia durante o Natal.
Quais são as propriedades da uva passa?
A uva passa perde a água durante a desidratação, mas não seus nutrientes. A pequena fruta concentra as vitaminas A e B, fibras e diversos minerais, como potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio. Esses nutrientes ajudam na imunidade, no sistema nervoso e na prevenção de doenças, principalmente por causa dos compostos com propriedades anti-inflamatórias. O que também aumenta é a concentração de açúcares naturais, tornando o alimento uma ótima fonte de energia.
Mas não é para abusar. As melhores uvas para passarem pelo processo, como a Thompson, precisam ter justamente bastante açúcar, uma casca fina e um interior denso. As uvas perdem tanto peso que é necessário mais de 3kgs da fruta fresca para produzir 1kg de passas. Mas lembre-se de que a quantidade de açúcar em uma unidade continua a mesma e isso faz com que mais da metade do seu peso seja açúcar puro! Então não exagere, principalmente no Natal quando a uva passa e as frutas secas estão em todos os pratos.
A uva passa é resultado de um processo natural de desidratação da fruta
De onde surgiu a tradição de colocar uva passa no arroz?
O polêmico arroz com passas veio de uma tradição antiga de longe do Brasil. Há tempos as passas fazem parte das ceias natalinas e não é só no arroz. Também temos farofa com passas, panetone de frutas, salpicão de natal e até salada de maionese com passas. Isso quando também não usam para decorar a bandeja de Peru de Natal ou servem em potinhos com as frutas secas. Não tem escapatória!
E de onde veio isso tudo? É dito que o hábito veio da Roma Antiga. Na época, as passas eram desidratadas no calor do verão para consumir no inverno, que começa em dezembro no hemisfério norte. Na mesma época, os romanos celebravam o Natalis Solis Invicti, o festival do solstício de inverno entre 21 e 25 de dezembro.
Durante a data, eles acendiam fogueiras e comemoravam o novo ciclo com fartura na mesa, o que incluía a uva passa, uma iguaria energética que era resultado das colheitas de meses antes. Por causa disso, passou a ser comum adicionar as passas nas refeições no fim do ano, tornando pratos comuns, como o arroz branco, em comidas especiais e festivas.
E uma curiosidade para quem ainda estranha essa combinação: o arroz com passas não é exclusividade nossa. Na China existe o congee, um tipo de mingau denso com arroz e leite. Uma das versões dessa receita leva, isso mesmo, uvas passas! Quem vê de longe jura que é o nosso próprio arroz com passas, mas a versão deles é doce e é servida normalmente no café da manhã.
As uvas passas estão até no amado panetone natalino
O que a uva passa simboliza no Natal?
A uva passa não é colocada em tudo quanto é prato natalino à toa. A uva por si só é um símbolo de prosperidade, fartura e longevidade. Uma tradição de fim de ano, mais comum em países como na Espanha, é comer 12 uvas na virada do ano, uma em cada badalada representando os 12 meses do ano. Diz a lenda que quem fizer isso terá sorte no ano que começa.
Como consequência, todos os produtos da uva carregam mensagens positivas de prosperidade durante as festividades de fim de ano. O vinho é usado em festas não só por ser uma bebida alcoólica, mas pela mensagem que a fruta carrega. Com as passas a história é a mesma. Além de não deixarem de ser uvas, desidratar e dar novo valor ao alimento faz com que as passas representem as transformações de fim de ano e de renovações para o início do novo ciclo.
Receitas de arroz com passas para quem é adepto à tradição natalina
Você pode manter a tradição do arroz com passas e ainda incrementar o sabor com receitas diferentes
No arroz de Natal não pode faltar uva passas. Mas essa receita vai além e coloca outros ingredientes típicos das festas, como ameixa e damasco. E ainda tem ervilha, cenoura, azeitona e presunto. Pensa na fartura!
A laranja é o toque especial desta receita de arroz com passas, complementando o salgado do arroz e o doce das passas com a acidez da fruta cítrica.
Além das uvas passas, esta versão da receita inclui ameixa e damasco seco. Já as cebolas caramelizadas tornam esse acompanhamento perfeito para as carnes típicas do Natal como peru e tender.
Você pode incrementar o arroz com passas com poucos ingredientes. É só acrescentar cenouras raladas para deixar essa receita diferente e gostosa sem sair da tradição.
Veja mais:
Qual o melhor lugar para passar o Natal no Brasil? Descubra regiões que encantam com decoração e atrações
6 formas de ganhar dinheiro no Natal. Partiu renda extra no final de ano?
Ceia de Natal completa e barata: opções de pratos para gastar pouco