• Entrar
  • Cadastrar
Arroz branco
Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile
4.7 / 5 (258 avaliações)
Ver todos os 385 comentários
Arroz branco
Assistir : Arroz branco Video 1 de 1
@ TudoGostoso
@ Anderson Cruz
@ Juliana
@ Laysa
@ Valéria
@ Brenda
@ Evelyn Ramos Pereira
@ Helida Nayra
@ Lucas Santos
@ Drêêyh Marcelino
@ Dara pereira
@ Edinaldo rocha
@ Assíria Cavalcanti
@ Rafael
@ Franciscobringel
@ Luiz Henrique Cesar
@ Amanda
@ Alessandra gama
@ Marcos Paulino
@ Rafaela
@ Rafaela
@ TudoGostoso
Icone flèche
Icone flèche
Compartilhar
Imprimir
W
Por Wildinei Ramos de Faria

A receita de arroz branco é simples e clássica. Parte da base da alimentação brasileira, o arroz branco é consumido pelo menos duas vezes ao dia por quase todo brasileiro. Além de ser uma receita básica, é fácil de fazer mas difícil de dominar. Afinal, quem nunca fez uma panela de arroz papa nas primeiras vezes que estava cozinhando? Mas não tem nenhum segredo para fazer um arroz branco delicioso. Basta saber qual a proporção correta entre a quantidade de arroz branco e a quantidade de água utilizada para cozinhá-lo. E não tem problema sobrar depois da refeição. Caso você queira reaproveitar, pode utilizar o arroz branco para fazer arancini: um bolinho de arroz italiano frito. O arroz é um acompanhamento versátil e pode ser usado em diversas preparações! Confira a receita do arroz branco simples e se inspire para utilizá-lo em outras receitas. Você encontra todas aqui no TudoGostoso.

Ingredientes (3 porções)

  • arroz1 xícara de arroz lavado
  • água2 xícaras de água fervente
  • alho1 dente de alho amassado
  • cebola1/4 de cebola picada
  • azeiteazeite o suficiente
  • salsal a gosto

Modo de preparo

Modo de preparo :
  1. 1

    Refogue o alho e a cebola no azeite.

  2. 2

    Coloque o arroz e deixe fritar por cerca de 30 segundos.

  3. 3

    Adicione a água fervente e o sal.

  4. 4

    Abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água quase secar

  5. 5

    Tampe a panela e aguarde cerca de 20 minutos antes de servir.

  6. 6

    Se desejar fazer mais, é só seguir as proporções, principalmente da água.

Informações adicionais

Dicas para preparar a melhor receita de arroz

 

Ama arroz soltinho? Então confira esta dica: não tampe a panela completamente, deixando um espaço para saída de vapor. Quando o arroz estiver quase totalmente seco, pode retirar a tampa e deixar a água secar completamente. Essa dica garante seu arroz solto e delicioso!

 

Você sabia que o arroz é o terceiro alimento mais cultivado do mundo todo? E que a maioria dos povos orientais come arroz em todas as refeições? Inclusive o grão é muito usado no preparo de bebidas e até em receitas doces.

 

arroz está presente em muitas culinárias do mundo e em várias variações. Na Itália, por exemplo, o arroz arbóreo é o segredo do risoto, conhecido por aqui como "arroz para risoto". No Japão, eles comem arroz em praticamente todas as refeições e o tipo mais consumido é o arroz gohan. Já na Índia, o arroz basmati é feito com castanhas e especiarias, sendo um prato superperfumado e delicioso.

 

Além dessa receita de arroz branco: confira muitas outras receitas de arroz no TudoGostoso

 

Por existir uma grande variedade de tipos de arroz, esse alimento é muito consumido no mundo todo e de muitas formas diferentes. Por isso, existe muitas receitas com arrozdiferentes e para todos os momentos como arroz à piamontese, arroz à grega, arroz doce, arroz carreteiro, arroz temperado, arroz com lentilha, arroz colorido, arroz de brócolis, arroz tropeiro, arroz com camarão e muito mais no TudoGostoso!

 

Muita gente se pergunta se arroz engorda, mas será? O arroz é um cereal, ou seja, fonte de carboidratos, portanto seu consumo deve ser balanceado para pessoas que fazem dieta. Mas não se preocupe: existe o arroz integral, que é uma opção mais saudável para quem quer perder peso. Para quem segue dieta low carb, existe o arroz de couve-flor também!

 

Se você quer fazer do arroz a estrela do almoço, que tal preparar um prato especial como arroz de forno ou risoto? Essas opções são perfeitas para quem ama arroz e receitas práticas de fazer!

 

Além do tradicional arroz branco, você sabia que também existe arroz preto e arroz vermelho? Essas variações são perfeitas para receitas especiais com carnes e legumes, além de serem comuns em grandes restaurantes!

 

arroz branco pode ser o acompanhamento perfeito de vários pratos como o salpicão de frango, a carne de panela, o estrogonofe de carne, o fricassê de frango e o bobó de frango.

 

Agora que você já sabe como fazer arroz branco, veja também:

 

Receitas com arroz fáceis de fazer: veja 30 opções salgadas e doces

 

Por que os brasileiros comem arroz com feijão: de onde surgiu a tradição

 

Veja como deixar o arroz do dia anterior fresquinho

Categorias relacionadas
Comentários

Obrigado pela participação! O seu comentário
foi enviado e passará por aprovação antes de
estar visível para todos.