Você já deve ter reparado que, em algumas receitas, é necessário colocar água quente no bolo (ou até mesmo leite), mas você já se perguntou o porquê disso? Hoje o blog do TudoGostoso vai tirar todas as suas dúvidas e contar por que colocar água quente no bolo. Confira!
Água morna sendo colocada na massa de bolo
Por que colocar água quente no bolo?
O motivo é bem simples: calor ajuda a ativar o fermento. A água ou leite morno podem ser acrescentados em bolos, pães, massas de pizza e muito mais. No entanto, é preciso ficar atento: apesar das receitas dizerem água quente, ela não pode estar tão quente, não! É preciso que esteja morna. Isso é muito importante, porque se o líquido estiver quente demais pode acabar matando o seu fermento. E você sabe o que isso causa? Um bolo solado, e ninguém gosta de bolo solado!
O fermento é um ingrediente vivo. Para ele crescer bastante e deixar a sua massa fofinha, ele precisa estar em um ambiente que estimule esse crescimento e é isso que a água morna faz. Ele começa a expandir antes mesmo de ir ao forno! Agora que você já sabe por que aquecer a água para colocar no bolo, confira uma receita deliciosa!
Receita de bolo de chocolate
1 xícara (chá) de água morna
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo
No liquidificador ou à mão, bata os ovos com o açúcar e o óleo.
Transfira o conteúdo para uma tigela e acrescente farinha de trigo e o chocolate em pó peneirados, misturando bem com ajuda de um fouet.
Na sequência, acrescente a água morna e misture bem até ficar homogêneo.
Por último, adicione o fermento e misture apenas para incorporar.
Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno preaquecido a 200º C por 40 minutos.
Bolo de chocolate feito com água morna