Você é aquele tipo de cozinheiro que faz um panelão de arroz para durar muito e não precisar fazer arroz todo dia? Então você precisa ver essa dica que o TudoGostoso vai ensinar hoje para deixar o arroz velho fresquinho de novo! É muito fácil de fazer e você nunca mais vai comer aquele arroz empelotado com gosto de geladeira.
Nada como um arroz branquinho e soltinho
Truque para deixar o arroz velho parecendo fresco
Nada como uma cozinha prática, com comida gostosa, fresca e variada todo dia, né? Mas nem sempre a realidade é essa. Muitas vezes é preciso fazer comida de véspera, que é quando há tempo. Por isso, diversos truques e dicas pipocam na web para ajudar a deixar a comida da véspera bem fresquinha, sem aquele gosto de geladeira.
O truque mais usado é a forma de aquecer: evitar usar o micro-ondas e aquecer na panela. Só esse método já ajuda a espantar o gosto e o odor de geladeira. Contudo, nem sempre é possível e o micro-ondas é o salva-vidas dos dias mais corridos. A dica que vamos ensinar hoje para deixar o arroz velho fresco de novo pode ser feita no micro-ondas ou na panela, e funciona com todos os tipos de arrozes.
Sabe quando você faz o arroz de véspera e, depois que esfria, fica todo duro, empelotado? E depois é uma dificuldade para separar, né? Existe duas soluções para esse problema:
1. Com o arroz ainda fresco
Assim que o arroz ficar pronto, ainda quente, utilize um garfo para misturar todo o arroz, para que os grãos se soltem. Dessa forma, quando ele esfriar, o arroz já estará soltinho e vai ser muito mais fácil requentar depois.
2. Na hora de requentar o arroz velho
Esqueceu o passo anterior? Não tem problema, aqui no TudoGostoso você encontra solução para todos os seus problemas! Como dito anteriormente, esse truque pode ser feito tanto no micro-ondas quanto no fogão. No entanto, caso você use o micro-ondas, é importante escolher um recipiente apropriado que possa ser levado a ele.
Para deixar o seu arroz velho fresco, parecendo novo, coloque 1 pedra de gelo para cada xícara de arroz e aqueça em fogo baixo, no caso do fogão, ou em potência média, no caso do micro-ondas, até que as pedras de gelo tenham derretido completamente. Durante o processo, mexa de vez em quando para garantir que não irá queimar. Você vai ver como o seu arroz vai ficar todo soltinho de novo, parece mágica!
Se atente a temperatura do fogo, ela é importante para deixar seu arroz cozido e soltinho
Dicas para fazer arroz soltinho perfeito
Apesar de ser o carboidrato mais comum do dia a dia dos brasileiros, muitos ainda têm dificuldade no preparo e acabam deixando o arroz empapado. Isso costuma acontecer mais com o arroz branco, visto que é mais difícil empapar o arroz parboilizado e o arroz integral.
Para você que não recusa um arroz branco bem soltinho mas que não consegue fazer de jeito nenhum, presta atenção nessas dicas:
1. Refogue o arroz
Algumas pessoas não gostam de refogar o arroz junto com o alho e a cebola porque ele não fica tão branquinho, mas o óleo ajuda a "selar" os grãos, impedindo que eles grudem uns nos outros quando estão cozinhando.
2. Proporção água X arroz
Quem já é expert e tem muita experiência na cozinha diz que é só deixar um dedo de água acima do arroz para dar certo. Mas até seguindo esse conselho eu já deixei o arroz empapado.
A verdade é que existe uma proporção perfeita entre água e arroz para que ele fique cozido, macio mas supersoltinho: para cada medida de arroz, o dobro de água. Por exemplo, se você usa um copo de arroz, você precisa usar dois copos de água.
No entanto, vale ressaltar que essa medida não é exata para o arroz parboilizado e integral, já que eles normalmente precisam de mais água para cozinhar.
3. Coloque a água já quente
A água fria pode remover a camada feita pelo óleo que impede que os grãos grudem, e ainda demora mais para cozinhar o arroz.
4. Não mexa!
Se você é do tipo ansioso, fique longe do fogão enquanto o arroz está fazendo, porque não pode ficar mexendo. Afinal, é arroz, não brigadeiro! O arroz, quanto mais mexe, mais amido solta e mais chances de ficar empapado tem.
5. Temperatura importa
A gente tem mania de cozinhar tudo no fogo alto para ganhar tempo, mas nem sempre essa é a melhor opção. Para cozinhar o arroz por inteiro, sem queimar, sem adicionar mais água e sem empapar o ideal é cozinhar em fogo médio até que a altura da água comece a diminuir, e então mudar para o fogo baixo e deixar a panela parcialmente tampada.
Com essas dicas, você sempre vai ter arroz soltinho e fresquinho em casa!
Arroz branco
Veja mais:
Sabia que dá para fazer farinha de arroz sem glúten em casa? Veja como e economize muito
Como espantar caruncho: dê um basta nos bichinhos da farinha, arroz e outros grãos com apenas um ingrediente!