• Entrar
  • Cadastrar
Esse é o truque definitivo para fazer arroz branco soltinho (e você não vai acreditar como é fácil)

Ainda não aprendeu a fazer arroz soltinho? Não tem problema, o TudoGostoso tem o truque perfeito para você! 

Veja o truque para fazer arroz branco soltinho sempre (Créditos: Canva)

O arroz branco é uma das comidas base da alimentação dos brasileiros, estando presente tanto no almoço quanto no jantar. No entanto, assim que estamos aprendendo a cozinhar, pode ser um pouco difícil acertar no preparo desse alimento, e um dos maiores erros é fazer arroz branco empapado (quer dizer, eu amo, mas…). Para te ajudar, existe um truque muito simples para fazer arroz branco soltinho e é isso que o TudoGostoso vai ensinar hoje. Confira!

Truque definitivo para o arroz branco soltinho

O truque definitivo para o arroz branco soltinho é realmente muito fácil de fazer e você ainda vai economizar gás com isso. Para começar, separe a quantidade de arroz. Se tiver usado uma xícara, separe duas xícaras de água e leve para ferver.

Em outra panela, refogue o arroz com os temperos de costume. Quando a água ferver, acrescente-a na panela com arroz e espere levantar fervura novamente. Quando isso acontecer, tampe a panela, desligue o fogo e conte 15 minutos. Prontinho, o arroz branco soltinho estará pronto.

Pode confiar, o TudoGostoso testou e deu muito certo, ele fica no ponto perfeito.

Mais dicas para garantir que o arroz não fique empapado

Existem várias outras dicas para garantir que o arroz branco não fique empapado. A mais importante de todas é colocar a quantidade certa de água. Lembre-se sempre que a proporção é de 1 de arroz para 2 de água.

Outra dica é na hora de escolher o arroz no mercado. Dê preferência para o arroz de uma marca que você já conhece e sabe da qualidade, além de escolher o tipo 1. Também repare nos grãos: se eles estiverem muito quebrados, procure outro pacote.

Depois que você tiver acrescentado a água no arroz, nada de ficar mexendo toda hora, viu? Na verdade, o melhor é esquecer lá até que a água tenha secado quase por completo e o arroz esteja bem cozido. Mexer demais libera o amido do arroz e ajuda a deixá-lo empapado.

Precisa lavar o arroz?

Não, o arroz branco não precisa ser lavado. Na verdade, nem o arroz parboilizado nem o integral. Essa informação vem descrita no rótulo das marcas e, em caso de dúvidas, sempre verifique. Caso seja necessário, a embalagem informará. Porém, saiba que isso será uma exceção!

Como temperar arroz branco?

É possível temperar o arroz branco de muitas maneiras diferentes e tudo vai depender do gosto do freguês. De modo geral, a maioria das pessoas gostam de refogar os grãos crus junto com alho, cebola e sal, e às vezes acrescentando temperos como pimenta-do-reino, louro, curry e açafrão. Experimente na sua casa e veja o que prefere!

Veja mais:

Arroz japonês, gohan e shari são a mesma coisa? TudoGostoso tira a dúvida e ensina como fazer arroz de sushi em casa!

Temas relacionados