O arroz é o alimento mais consumido pelos brasileiros, mas mesmo assim por vezes ele ainda pode ficar empapado, ou seja, com os grãos grudados. Existem diversos fatores para você ficar de olho caso queira um arroz soltinho e leve. Separamos as melhores e mais fáceis dicas que vão te garantir nunca mais fazer um arroz empapado no preparo das refeições do dia a dia. Venha conferir agora no TudoGostoso!
Nada de lavar o arroz!
Essa discussão é polêmica! Uns dizem que sim, outros dizem que não. Mas a verdade é que caso você queira fugir de um arroz grudado como o empapado fica, você não deve lavar o arroz antes do preparo! Quando fazemos a higienização colocando o esse alimento em contato com a água, ele perde parte do amido, aumentando as chances de ficar com a aparência e textura de uma papa. Então já sabe: na dúvida, não lave o arroz.
Deixe o arroz fritar
Após colocar o arroz em um fio de óleo ou de azeite, mexa bem. Garanta que ele seja selado por pelo menos um minuto antes de adicionar a água. Essas gorduras envolvem os grãos e evitam com que o arroz transforme-se em uma papa depois de pronto. Esse processo deixa os grãos mais secos e trazem mais sabor e cremosidade para o prato.
Arroz deve ser feito com a água quente
Muitos não sabem, mas o correto é esquentar uma panela de água e após abrir fervura, despejá-la na panela de arroz. Quando a água está fria, o que acontece é parecido com o processo de lavagem, ocasionando em uma diminuição nos níveis de amido e que podem deixar o arroz empapado, além de concentrarem o óleo ou o azeite na superfície. Para completar, ao deixar uma panela de água no fogo e depois adicionar ao arroz garante com que o tempo seja otimizado e reduzido em comparação com quando se faz o preparo com a água fria.
Preste atenção na quantidade de água no arroz
Bem, não temos como não falarmos do nível de água quando o assunto é arroz empapado. Esse erro é sem dúvidas o mais comum e o que faz com que os grãos fiquem grudados, justamente pelo excesso de água. As medidas são fáceis de serem memorizadas: sempre que você usar uma xícara de arroz, use o dobro dessa medida para a água e nada mais do que isso. Como os grãos se espalham a impressão é de que pode ser pouca água, mas essa proporção é a certa se você deseja um arroz soltinho.
Evite mexer o arroz
Ao fazer movimentos com o arroz pode acabar ocasionando na liberação do amido. Após adicionar a água quente, dê uma leve mexidinha no fundo da panela e apenas isso! Depois, o que nos resta é apenas aguardar o arroz secar e ficar pronto. Mas cuidado: não é porque não precise mexer que você não deve ficar de olho! Preste atenção para não esquecer e deixar o arroz queimar.
Veja mais
Não jogue mais sobra de arroz fora: conheça receita fácil e deliciosa de bolinho de arroz
Truque para requentar o arroz de ontem com um ingredientes de GRAÇA e que todo mundo tem em casa
Pão de ló de laranja e cenoura, uma receita caseira para um lanche fofinho e delicioso