• Entrar
  • Cadastrar
Polêmica além do arroz de Natal: quem tem diabetes pode comer uva-passa? Descubra os efeitos do ingrediente para a saúde

Polêmica nas receitas das festas de fim de ano, a uva-passa pode ou não pode ser consumida por quem tem diabetes? Veja o que diz estudo!

Saiba a verdade sobre a uva-passa para a saúde (Foto: Shutterstock)

A uva-passa é uma das principais polêmicas das festas de fim de ano: presente em vários pratos da ceia de Natal, ela costuma ser adicionada à farofa, ao arroz, às carnes, à maionese, além das sobremesas. É praticamente ame ou odeie.

Mas e quem é fã do ingrediente e tem diabetes, o que fazer? Será que pessoas diabéticas podem comer uva-passa? Antes de trazer mais detalhes, é importante saber que a uva-passa oferece benefícios para a saúde, como no auxílio da digestão e no funcionamento do intestino. Ela é fonte de ferro e ajuda na saúde óssea.

Agora, você sabia que ela também uma poderosa aliada na batalha da saúde? Uma pesquisa divulgada neste ano apontou resultados satisfatórios da uva-passa. Confira!

Uva-passa tem a capacidade de diminuir a quantidade de açúcar no sangue

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal Of Nutritional Science, a uva-passa tem a capacidade de diminuir a quantidade de açúcar no sangue. O estudo indicou que ela pode ajudar as pessoas que sofrem com diabetes.

A pesquisa, realizada por dois meses, analisou mulheres e homens em boas condições de saúde. Para cada voluntário foi indicada uma dieta diferente por um determinado período. Embora apesquisa não seja conclusiva, os resultados foram satisfatórios.

O estudo revelou redução dos níveis de açúcar no sangue das pessoas que consumiram a uva-passa.

Entenda o que é o diabetes tipo 2

O diabete do tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes. A resistência que o paciente possui à insulina é a causa e por isso que as pessoas que costumam consumir maior quantidade de açúcar têm mais riscos de desenvolver a doença.

Um fator importante de atenção é o aumento do peso, que pode causar o desenvolvimento do diabetes. Porém, pessoas magras também têm riscos de desenvolver diabetes.

O indicado pelos especialistas é a redução do consumo de açúcar e a busca de uma alimentação mais equilibrada, rica em nutrientes e fibras.

Composição nutricional da uva-passa

Vale destacar que meia xícara de passas fornece 3,3 g de fibra e isso reforça que ela desempenha um importante papel para o funcionamento do intestino e não tem impacto forte na glicose. As fibras dão saciedade e melhoram o trânsito intestinal.

Cada uva passa tem cerca de 1g de carboidrato, mas é bom lembrar que as pessoas não costumam consumir uma única uva-passa. Por isso, o segredo é ser moderado no consumo.

Veja mais!

Quem tem diabetes pode comer cebolinha?

Diabético, José Loreto come esse bolo de banana toda semana. Veja a receita!

Temas relacionados