A uva-passa é uma das principais polêmicas das festas de fim de ano: presente em vários pratos da ceia de Natal, ela costuma ser adicionada à farofa, ao arroz, às carnes, à maionese, além das sobremesas. É praticamente ame ou odeie.
Mas e quem é fã do ingrediente e tem diabetes, o que fazer? Será que pessoas diabéticas podem comer uva-passa? Antes de trazer mais detalhes, é importante saber que a uva-passa oferece benefícios para a saúde, como no auxílio da digestão e no funcionamento do intestino. Ela é fonte de ferro e ajuda na saúde óssea.
Agora, você sabia que ela também uma poderosa aliada na batalha da saúde? Uma pesquisa divulgada neste ano apontou resultados satisfatórios da uva-passa. Confira!
Uva-passa tem a capacidade de diminuir a quantidade de açúcar no sangue
De acordo com uma pesquisa publicada no Journal Of Nutritional Science, a uva-passa tem a capacidade de diminuir a quantidade de açúcar no sangue. O estudo indicou que ela pode ajudar as pessoas que sofrem com diabetes.
A pesquisa, realizada por dois meses, analisou mulheres e homens em boas condições de saúde. Para cada voluntário foi indicada uma dieta diferente por um determinado período. Embora apesquisa não seja conclusiva, os resultados foram satisfatórios.
O estudo revelou redução dos níveis de açúcar no sangue das pessoas que consumiram a uva-passa.
Entenda o que é o diabetes tipo 2
O diabete do tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes. A resistência que o paciente possui à insulina é a causa e por isso que as pessoas que costumam consumir maior quantidade de açúcar têm mais riscos de desenvolver a doença.
Um fator importante de atenção é o aumento do peso, que pode causar o desenvolvimento do diabetes. Porém, pessoas magras também têm riscos de desenvolver diabetes.
O indicado pelos especialistas é a redução do consumo de açúcar e a busca de uma alimentação mais equilibrada, rica em nutrientes e fibras.
Composição nutricional da uva-passa
Vale destacar que meia xícara de passas fornece 3,3 g de fibra e isso reforça que ela desempenha um importante papel para o funcionamento do intestino e não tem impacto forte na glicose. As fibras dão saciedade e melhoram o trânsito intestinal.
Cada uva passa tem cerca de 1g de carboidrato, mas é bom lembrar que as pessoas não costumam consumir uma única uva-passa. Por isso, o segredo é ser moderado no consumo.
Veja mais!
Quem tem diabetes pode comer cebolinha?
Diabético, José Loreto come esse bolo de banana toda semana. Veja a receita!