A diabetes é uma doença que acomete mais de 13 milhões de pessoas no país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Embora ela possa causar alguns problemas de saúde, é possível ser diabético e levar uma vida sem grandes complicações, basta seguir as recomendações médicas e manter uma alimentação saudável e equilibrada. Um dos alimentos mais benéficos para pessoas com essa condição é a cebola. O vegetal contém substâncias que ajudam no controle da glicemia e na prevenção da resistência à insulina. Por isso, elas são consideradas um ótimo alimento para incluir em uma dieta para diabéticos.
Veja a seguir como a cebola pode ser um grande aliado no tratamento da diabetes.
O consumo de cebola diminui o nível de glicose no sangue
A cebola tem alto teor de glucoquinina, uma substância que age como uma insulina vegetal eliminando o excesso de glicose do sangue. Além disso, o vegetal também contém quercetina, um composto que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hipoglicemiantes (que diminuem a glicose) e que age diretamente nas células produtoras de insulina. Por essa razão, ele está presente em diversos medicamentos utilizados no tratamento de diabetes mellitus tipo 2.
Outro nutriente da cebola que também auxilia no controle da diabetes é o cromo. O mineral aumenta a tolerância das células à glicose e previne a resistência à insulina, contribuindo para o controle da hiperglicemia. Inclusive, a suplementação de cromo costuma ser indicada para pacientes diabéticos.
Cebolas roxas são mais indicadas para pessoas diabéticas
Existem diversos tipos de cebola e cada uma tem um sabor e perfil nutricional próprio. Aliás, algumas são mais ricas em açúcar e carboidratos do que outras, o que pode ser um problema para quem tem diabetes. Segundo os especialistas, a cebola roxa é a mais benéfica para diabéticos, pois ela tem maior concentração de nutrientes e substâncias que atuam no controle da glicemia e melhora na resistência à insulina.
Outra boa opção para diabéticos é a cebola verde, popularmente conhecida como cebolinha. Ela possui menos carboidratos e calorias do que outros tipos de cebola, portanto, também é uma ótima escolha para pessoas que desejam controlar os níveis de açúcar no sangue.
Apesar de tantos benefícios, vale ressaltar que a cebola sozinha não é capaz de controlar a diabetes. O alimento contribui para a redução da glicose, mas sua função é atuar como aliado, não como solução do problema. Sendo assim, seu consumo não dispensa o uso de medicação prescrita pelos médicos.
Veja também:
5 jeitos simples para acabar com o cheiro de cebola das mãos bem rapidinho
Cebola não se guarda na geladeira! Entenda os motivos e como armazenar do jeito certo