• Entrar
  • Cadastrar
O que você come pode ser a causa da sua dor de cabeça: descubra alimentos que aliviam o desconforto

Conheça 8 alimentos que podem ser importantes aliados no alívio da sua dor de cabeça e qual o papel dos nutrientes presentes nesse processo.  

Descubra quais são os alimentos que podem ajudar a amenizar as suas dores de cabeça (Foto: Shutterstock)

Você sofre com aquela dor de cabeça que aparece sem pedir licença e vira um incômodo ao longo do dia? Ela atrapalha a concentração no trabalho, é capaz de afetar o humor e até vira um problema nos afazeres do dia a dia.

Se você se identificou com alguns desses exemplos, certamente vai admitir também que na maioria das vezes acaba recorrendo a um remédio guardado na bolsa para amenizar esse desconforto.

E aqui vai a boa notícia: especialistas afirmam que alguns nutrientes presentes em alimentos e bebidas podem ser importantes aliados no alívio dos sintomas da dor de cabeça (levando em conta o fator do problema). Descubra quais são eles!

Diferentes tipos de dores de cabeça e causas comuns

As dores de cabeça são sempre incômodas e dolorosas, mas existem alguns tipos mais comuns: a dor de cabeça tensional, responsável por afetar 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, e as enxaquecas, que afetam 12% das pessoas no mundo. São muitas as causas responsáveis por desencadear a dor de cabeça.

Dentre os gatilhos estão o estresse, a desidratação, a fome, abstinência de cafeína, problemas de sono ou falta de sono, o cansaço ocular do computador, dor no pescoço ou na cabeça, postura ruim e determinados alimentos ou ingredientes (por exemplo, alergia ou insensibilidade).

Quais são os alimentos que podem causar dores de cabeça

Os alimentos são apenas uma parte dos vários fatores que podem causar a dor de cabeça, o que se torna difícil apontar um único alimento ou nutriente como chave do problema, conforme observa a nutricionista Maddie Pasquariello ao site Real Simple.

É muito comum que o controle desse incômodo envolva uma abordagem oposta ao de se evitar certos alimentos ou ingredientes. E isso varia de pessoa para pessoa. O que é possível afirmar é que alguns gatilhos comuns entre esses alimentos incluem o chocolate, o queijo, o álcool, alimentos fermentados e cafeína.

Já alguns alimentos podem ajudar a amenizar as dores de cabeça e desempenham um papel no alívio de fatores subjacentes comuns, como fome e desidratação.

8 alimentos que ajudam no desconforto da dor de cabeça

Confira alguns alimentos que podem ajudar no controle das dores de cabeça, de acordo com as orientações da nutricionista Maddie Pasquariello.

Bananas:

Se você está enfrentando uma dor de cabeça causada pela fome, comer alguma coisa já pode ajudar a reduzir seus sintomas. Uma boa dica é comer bananas, que contêm fibras e matam a fome. As fibras retardam a digestão, aumentando a saciedade por mais tempo.

A especialista acrescenta que a fibra "regula o sistema gastrointestinal, contribuindo para a saúde do eixo intestino-cérebro e possivelmente reduzindo o risco de certos distúrbios do sistema nervoso central", incluindo enxaquecas.

As bananas costumam ser baratas e são fáceis de embalar, facilitando o controle da fome entre as refeições. É um bônus se você também puder inserir uma fonte de proteína, como nozes ou manteiga de nozes.

Chá de hortelã:

Manter-se hidratado é essencial para uma boa saúde e nos dias em que você não bebe água suficiente ou não se reidrata adequadamente após o exercício, você pode desenvolver dor de cabeça. Este é um sinal típico de desidratação, junto com boca seca e sede, então você vai querer beber água para reidratar o corpo.

Além de ajudar a hidratar, o chá de hortelã-pimenta tem um aroma que pode proporcionar algum alívio. Acredita-se que isso se deve ao mentol, o seu principal composto com propriedades analgésicas, aponta a nutricionista. Ainda são necessários estudos para entender o poder desse chá nas dores de cabeça.

Mas se você deseja uma bebida refrescante, adicione o chá de hortelã-pimenta à sua lista de alimentos para alívio da dor de cabeça.

Alimentos e bebidas com cafeína:

Embora a cafeína possa causar dores de cabeça em algumas pessoas, ela também pode aliviar as dores de cabeça em outras se o motivo da dor for causada pela abstinência de cafeína. O motivo? A cafeína estreita os vasos sanguíneos do cérebro e se você consome cafeína regularmente e depois interrompe abruptamente, os vasos sanguíneos podem se dilatar demais, causando sintomas de dor de cabeça.

E uma das maneiras mais rápidas de aliviar o problema é consumir um pouco de cafeína, embora você deva fazer isso com cautela, especialmente se estiver tentando reduzir o consumo. Em vez de abandonar a cafeína de repente, "reduza gradualmente a ingestão de cafeína ao longo de algumas semanas", recomenda Pasquariello.

Procure uma bebida com um pouco menos de cafeína do que você normalmente bebe (como um café com leite com apenas uma dose de café expresso ou simplesmente uma xícara menor), que lhe dará uma dose sólida de cafeína sem provocar dores de cabeça.

Manter-se hidratado compensará ainda mais essas dores de cabeça, portanto, beber mais líquidos (água ou não) pode ajudar à medida que você se livra da cafeína, acrescenta ela.

Melancia:

Para uma solução saborosa para uma dor de cabeça por desidratação, coma melancia fresca. Cerca de 90 por cento desta fruta é feita de água, então comê-la pode ajudar a restaurar o equilíbrio de fluidos do seu corpo e aliviar a desidratação, diz Casey Kelley, especialista em medicina integrativa da Case Integrative Health.

"A melancia contém eletrólitos como o potássio, que é perdido através do suor durante a desidratação", acrescenta o médico. Comer melancia não substitui beber água ou líquidos eletrolíticos, mas pode ajudar a aumentar os níveis de fluidos do corpo.

Feijões:

Qualquer alimento pode ajudar a aliviar as dores de cabeça relacionadas à fome, mas os feijões e leguminosas como grão de bico e feijão preto são uma ótima escolha por serem ricos em fibras e proteínas, dois nutrientes particularmente saciantes.

O feijão também é rico em magnésio, mineral que "pode ser útil para prevenir enxaquecas e dores de cabeça ou diminuir sua gravidade", diz Pasquariello.

E como o ingrediente pode ser apreciado de muitas maneiras, é possível encontrar uma receita de feijão que funcione para o seu paladar, seja como saladas (misture-os com macarrão ou bata-os em pastas) ou simplesmente na conhecida combinação feijão com arroz.

Grãos Integrais:

Grãos integrais como quinoa, arroz integral ou aveia não são páreo para dores de cabeça causadas pela fome, devido aos baixos níveis de açúcar no sangue por conta da omissão de refeições. Os grãos integrais aumentam e estabilizam os níveis de açúcar no sangue, de acordo com o Dr. Kelley.

Eles contêm carboidratos complexos, que se decompõem gradualmente e proporcionam uma liberação lenta e constante de glicose. "Os grãos integrais são também uma ótima fonte de fibra, que retarda a digestão e a absorção de carboidratos, ajudando a manter o nível de açúcar no sangue estável", acrescenta.

A exceção é se você tiver alergia ou sensibilidade ao glúten, pois alguns grãos integrais contêm glúten e podem causar reações que envolvem dores de cabeça.

Folhas verdes:

Conhecidas por sua impressionante lista de nutrientes benéficos ao cérebro, folhas verdes como espinafre, couve e acelga também podem beneficiar dores de cabeça. "As folhas verdes são excelentes fontes de magnésio, que está ligado à prevenção e ao alívio da enxaqueca", explica o especialista.

Eles também estão repletos de riboflavina, uma vitamina B que reduz a frequência e a gravidade das enxaquecas em algumas pessoas. "Esses vegetais são ricos em antioxidantes como vitamina C e betacaroteno, os antioxidantes reduzem o estresse oxidativo e a inflamação, o que pode contribuir para ataques de enxaqueca em algumas pessoas", ressalta Dr. Kelley.

Alimentos Fermentados:

Assim como a cafeína, os alimentos fermentados podem ser gatilhos comuns para dores de cabeça em certas pessoas. No entanto, para outros, podem ser um componente valioso no tratamento. Graças ao seu alto teor de probióticos (as bactérias boas), que beneficiam a conexão entre o intestino e o cérebro.

Isso pode estar relacionado ao efeito anti-inflamatório dos alimentos ricos em probióticos, segundo Pasquariello. "Como as dores de cabeça e as enxaquecas estão associadas à inflamação, uma dieta anti-inflamatória pode ajudar, e alimentos fermentados podem fazer parte disso", diz ela.

Quando consultar um médico sobre as dores de cabeça

Embora muitas dores de cabeça possam ser aliviadas com mudanças no estilo de vida e na dieta, há cenários que justificam uma visita ao médico. Procure ajuda caso você sinta dores de cabeça repentinas, extremamente graves ou associadas a sintomas neurológicos.

Se as suas dores de cabeça começarem a interferir na qualidade de sua vida e levarem a dias perdidos na escola ou no trabalho, seu médico pode identificar a razão subjacente e criar um plano de tratamento para ajudá-lo a encontrar alívio.

Temas relacionados