• Entrar
  • Cadastrar
Sua dor de cabeça pode ser falta de vitamina D: saiba o que comer e quais alimentos evitar

Sofre com dores de cabeça constantes? Talvez seja culpa da falta de vitamina D! Venha descobrir o motivo agora no TudoGostoso!

Estudo mostra a relação entra a vitamina D e a dor de cabeça. (Créditos: Shutterstock)

Com problemas de dor de cabeça? Talvez a solução esteja onde você menos espera: na vitamina D. Se você sofre com a enxaqueca, essa situação pode estar com os seus dias contados. De primeira essa informação pode até parecer estranha, mas já é algo comprovado cientificamente: a vitamina D e a dor de cabeça estão muito atreladas! Ficou curioso? Então veja a relação desse tipo de vitamina com a saúde e o que comer para diminuir esse problema. Confira agora!

Como a vitamina D impacta na dor de cabeça

Estudos da Scientific Reports, uma revista da Finlândia, chegaram a conclusão de que a falta de vitamina D pode impulsionar na dor de cabeça crônica. Sabe aquela dor incômoda que não diminui nem com remédios? É exatamente disso que estamos falando! Foi analisado que em países com baixos níveis de vitamina D, a população sofre desse problema com mais frequência. O estudo também relata que as dores de cabeça têm duas vezes mais probabilidade de piorar nos dias frios de inverno, quando os níveis de vitamina D estão mais baixos no corpo. Então se você tem sinusite ou rinite, tome mais cuidado durante essa época do ano!

Como a pesquisa chegou ao resultado

Ao longo de 5 anos, 2.601 homens com a idade entre 42 a 60 anos foram analisados para o estudo. Notou-se que durante a coleta de sangue, quem apresentava os níveis baixos de vitamina D tiveram anomalias 116% maiores de dores de cabeça frequente durante o período de inverno na Finlândia. A conclusão final da pesquisa foi a de que a vitamina D pode ser benéfica na prevenção da dor de cabeça.

O que os níveis baixos de vitamina D podem provocar para a saúde?

Além da dor de cabeça, a deficiência de vitamina D também pode provocar a fraqueza nos ossos, a fragilidade no sistema imunológico, o aumento no risco de desenvolver doenças cardiovasculares e a obesidade, o câncer, diferentes tipos de diabetes e entre outros problemas graves para a saúde.

Alimentos que combatem a dor de cabeça

A vitamina D não pode ser obtida através da alimentação e sim a partir do contato com o sol. Mas não se desespere! Você pode optar por alimentos que aliviam a dor de cabeça. Ter uma alimentação saudável colabora para uma diminuição dos sintomas desagradáveis causados pela enxaqueca. Por isso aposte em alimentos como bananas, brócolis, peixes gordos como o salmão, melancia, oleaginosas, gengibre e entre outros. A hidratação é um outro fator muito importante, então beba bastante água ao longo do dia. Também é importante evitar alimentos ultraprocessados, fritos ou com altas quantidades de açúcar. A dor de cabeça não deve ser algo comum, então atrelado a isso é importante que haja um acompanhamento médico especializado.

Veja mais

Saúde: é uma boa ideia comer salada verde todos os dias?
Ômega 3 melhora a saúde do cérebro e do coração! Confira alimentos ricos no ácido graxo para incluir na alimentação
Cuide dos seus neurônios: saiba quais alimentos melhoram o funcionamento do cérebro

Temas relacionados